Por que Deus permite que as pessoas sofram?

Você está aqui

Por que Deus permite que as pessoas sofram?

Este pequeno estudo é voltado para estas importantes perguntas de pessoas com problemas ao longo dos tempos. Deus não ignora nossos sinceros apelos para compreensão. Suas respostas são reais, prometedoras e transformadoras de vida!

Algumas perspectivas gerais

A princípio, precisamos entender qual é o desejo de Deus para nós — e que há outro ser no reino espiritual que não quer nosso bem.

O que nosso amoroso Deus deseja para Seus filhos humanos?

"Eu [Jesus Cristo, como representante do Pai] vim para que tenham vida e a tenham com abundância" (João 10:10).

"O Espírito do Senhor é sobre mim [Jesus Cristo], pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos" (Lucas 4:18-19).

"Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre" (Salmos 16:11, BLH).

Muitas escrituras mostram que Deus quer apenas o melhor para nós. Ele quer que usufruamos dos benefícios e da alegria de sermos Seus filhos para sempre!

Em contraste, como a Bíblia descreve as intenções do inimigo de Deus?

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu... e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo" (Isaías 14:12-15).

"Vós [os homens que queriam matar Jesus] tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira" (João 8:44).

"E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo... Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo" (Apocalipse 12:9-12).

A Bíblia descreve um dos anjos de Deus, Lúcifer, se levantando numa rebelião arrogante contra Deus e escolhendo o mal em vez do bom caminho de Deus. A escolha determinante de Satanás foi o ponto de partida da maldade e do sofrimento que se seguiu. O pecado é a causa fundamental do sofrimento. Agora Satanás quer somente frustrar o plano de Deus e destruir a nossa confiança em Sua bondade.

É uma questão de escolhas

O sofrimento terrível que existe no mundo é o resultado de ter sido feitas escolhas erradas.

Como Satanás influenciou os pais da humanidade?

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais".

"Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela" (Gênesis 3:1-6).

"Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram" (Romanos 5:12).

Satanás tem enganado a humanidade desde o princípio e influenciou Adão e Eva para seguirem sua própria escolha errada. Ao escolher decidir por si mesmos sobre o que achavam ser o bem e o mal eles estavam ignorando a única fonte verdadeira do conhecimento.

Satanás tem cooperado na construção dessa sociedade, que muitas vezes redefine o pecado como aceitável. No entanto, mesmo se não percebermos que algo está errado, ainda assim padecemos as consequências automáticas de sofrimento e morte.

Apesar de nos dar o livre arbítrio, o que Deus nos diz sobre a escolha que Ele deseja que façamos?

"Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal; porquanto te ordeno, hoje, que ames o SENHOR, teu Deus, que andes nos seus caminhos e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas e te multipliques, e o SENHOR, teu Deus, te abençoe na terra, a qual passas a possuir”.

"Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então, eu te denuncio, hoje, que, certamente, perecerás; não prolongarás os dias na terra... Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente" (Deuteronômio 30:15-19).

Ao nos dar a liberdade de escolher, Deus também nos dá a oportunidade de desenvolver um caráter justo como o dEle, algo que não poderíamos desenvolver se Ele sempre nos obrigasse a fazer a escolha certa. Uma das grandes lições que devemos aprender na vida é que as escolhas certas, afinal de contas, nos levam a bons resultados, enquanto as escolhas erradas, por fim, nos levam à tristeza e ao sofrimento.

Visto que o pecado causa sofrimento, isso significa que a pessoa que sofre é sempre responsável por seu próprio sofrimento?

"E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis" (Lucas 13:2-5).

Infelizmente, os pecados têm consequências que muitas vezes não afetam apenas o pecador, mas também aqueles que estão à sua volta (ver Deuteronômio 28:15-20). Em um mundo que escolheu rejeitar a Deus (Mateus 23:37), Satanás está ditando as regras, trazendo provações e sofrimento para todos, independentemente do grau de culpabilidade de cada um. Assim, nunca devemos julgar as vítimas de sofrimento, mas devemos estar cientes de nossa responsabilidade pessoal de nos arrependermos e voltarmos para Deus. Além disso, a Bíblia se refere a alguns problemas como atos do "tempo e do acaso" (Eclesiastes 9:11, ARA).

Olhando para o futuro

Deus permite o sofrimento neste tempo, como parte do grande plano em que Ele está trabalhando — ajudando-nos a crescer enquanto olhamos para um futuro melhor.

Há alguma coisa positiva no sofrimento?

"Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo" (1 Pedro 1:6-7).

"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" (Tiago 1:2-4, ARA).

Muitas escrituras mostram os resultados de confiar em Deus e de perseverar em meio às dificuldades. Tal como o processo de refino de metais preciosos, o calor das provas produz um caráter decente e justo, que não pode ser conseguido de qualquer outra forma. A Bíblia nos diz que até mesmo Jesus Cristo aprendeu através do que Ele sofreu (Hebreus 5:8-9).

O que Deus promete ao Seu povo?

"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar" (1 Coríntios 10:13, ARA).

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma" (Mateus 11:28-29).

"Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós... Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Romanos 8:18, 28, ARA).

Leia e medite sobre essas promessas fantásticas e leve-as a Deus em oração. Pergunte-Lhe pelo caminho de livramento, pelo descanso, pelo alívio da carga e pela perspectiva que Ele tem prometido. Ele tem todo o poder, e Seu pensamento está muito acima de nosso pensamento, para fazer com que situações aparentemente desesperadoras sirvam para o nosso futuro bem.

O que Deus quer que a gente faça por outros que estão sofrendo?

"Levai as cargas uns dos outros e assim cumprireis a lei de Cristo" (Gálatas 6:2).

Jesus Cristo estava disposto a sofrer as provações de Sua vida humana a fim de nos ajudar (Hebreus 2:17-18). Ele quer que sigamos o Seu exemplo de serviço e amor por aqueles que enfrentam tribulações.

Será que todo o sofrimento um dia acabará?

"E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas"(Apocalipse 21:4).

Que tempo maravilhoso que está à frente!

Pratique o que você aprendeu hoje mesmo

Deus é o "Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus" (2 Coríntios 1:3-4). Deus não quer que apenas tenhamos pena dos outros, mas que procuremos uma maneira de confortá-los. Por exemplo, Tiago nos diz para "visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações" (Tiago 1:27).

O que você pode fazer hoje para aliviar o sofrimento, para consolar ou encorajar alguém? Talvez uma visita, um telefonema, uma carta ou um presente pudesse ajudar. Talvez oferecer uma refeição ou ajudar nalguma tarefa de alguém poderia demonstrar que você se importa e procura suprir alguma necessidade física. Escolha pelo menos uma coisa e comece a fazer hoje mesmo. BN

Aprenda mais sobre a questão do sofrimento

As Escrituras contêm muitas passagens relevantes e exemplos sobre o importante tema do sofrimento e a causa por trás disso, Satanás, o Diabo. Procure baixar ou solicitar o livro gratuito, Por que Deus permite o sofrimento? para estudar mais detalhadamente este tema crucial.