Alienígenas e a Bíblia: Estamos sozinhos? (Legendas em Português)

Você está aqui

Alienígenas e a Bíblia

Estamos sozinhos? (Legendas em Português)

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

Descubra o que a Palavra de Deus revela sobre a vida extraterrestre de suprema inteligência.

Transcrição

Estamos realmente sozinhos? Esse assunto nos fascina, pois alude à ideia de vida extraterrestre.

Nós estamos sozinhos no universo? Quase metade população mundial, segundo uma pesquisa recente, acredita em alienígenas. De fato, também descobri isso quando conversei com diversas pessoas na rua outro dia.

Mas, se você analisar a probabilidade científica isso está fora de cogitação. Mas isso parece ser mais um negócio.

Algo que expande nosso universo. Se existirem alienígenas, isso significa que o mundo visível ao nosso redor seria muito do que isso aqui. E isso nos daria uma perspectiva de mundo com muito mais possibilidades, quem sabe.

Acho que seria interessante se não fôssemos os únicos. Quero dizer, eu não sei, acho que seria legal.

O mistério do espaço sideral. Sim, ele é um mistério.

Ele é um mistério, tudo bem. Mas que mistério é esse? Na verdade, podemos fazer essa pergunta a um astrônomo. Você consegue imaginar qual seria o primeiro questionamento desse astrônomo? De fato, já fizeram algumas pesquisas, e sabe o que encontraram? Será que existe vida lá fora? Esta pergunta é muito frequente. Você já se perguntou sobre isso? E já imaginou se haveria vida inteligente em algum lugar fora da Terra? Bem, hoje vamos falar sobre isso. Os alienígenas e a Bíblia. Será estamos realmente sozinhos? Somos fascinados por esse assunto, ou seja, essa ideia de vida extraterrestre. Então, eu perguntei isso a algumas pessoas: "Por que somos tão fascinados com a ideia de outras vidas inteligentes no universo?".

Por que somos fascinados com a ideia de vida inteligente lá fora?

Por causa da ideia de haver mais alguém lá em cima além de Deus. Você sabe, criaturas verdes ou qualquer outra coisa. Então, quem não gostaria de pensar que fosse assim?

Isso é divertido, a menos que você assista a filmes em que eles matam todo mundo.

Isso é algo comum. Eu acho que esse é apenas um típico comportamento humano, pois sempre nos perguntamos sobre tudo isso.

Quero dizer, as pessoas sonham com o que há lá em cima desde o primórdio dos tempos.

Por que nós, seres humanos, ficamos tão fascinados com a ideia de vida extraterrestre inteligente?

Eu acho que talvez por falta vida inteligente aqui na Terra.

Bem, talvez seja esse o caso. Mas não há dúvida de que somos intrigados com isso. De fato, essa ideia está em todo lugar. Até nossos entretenimentos reflete isso também, não é mesmo? Quero dizer, temos filmes e seriados como “Alienígenas do Passado", "Arquivo X", "Doctor Who" e "Jornada nas Estrelas". Na verdade, temos até um canal de televisão dedicado a tudo isso, o Syfy. E assim continuamos intrigados com isso.

Um recente artigo na revista National Geographic tinha como título "Não Estamos Sozinhos". Esse artigo afirmava: “Novas descobertas revelam que é quase certeza que não estamos sozinhos no universo”. É verdade que às vezes ignoramos esta pequena palavra: quase. Agora, algumas coisas já foram descobertas nas últimas seis décadas, depois de governos e cientistas terem investido bilhões de dólares em centenas de experimentos. Uma quantidade impressionante de dados foi coletada e examinada na tentativa de detectar algum tipo de vida extraterrestre.

É verdade que conseguimos muito conhecimento científico, mas será que isso conseguiria abalar a fé de um cristão? Claro que não. Porque essas incríveis descobertas serviram para uma coisa: Revelar a maravilha e a magnificência da criação de Deus. Mas você sabe o que ainda está faltando? Encontrar vida fora do nosso planeta.

Eu creio que nos próximos cinquenta ou cem anos, de repente, haverá grandes descobertas e as coisas realmente vão mudar.

Por que não conseguimos descobrir nada até agora?

Talvez porque ainda não somos capazes de vê-los ou simplesmente porque não conseguimos nos comunicar de volta com eles.

Sabe essa é uma daquelas coisas que ainda não consigo entender plenamente.

Eles vêm fazendo buscas há muitos anos, por que ainda não conseguiram nada?

Bem, eu diria que isso é tudo o que conseguimos saber e também tudo o que podíamos fazer.

Você sabe que isso depende do ponto de vista. Existem por aí todos os tipos de teorias sobre contatos realizados, mas mantidos em segredo pelo nosso governo. Eu não ficaria surpreso.

Há décadas buscamos vida extraterrestre e nunca conseguimos nada. O que você acha disso?

Talvez porque não haja nada lá fora, eu não sei.

Esse é um ponto interessante, o que vocês acham? Quero dizer, ouvimos apenas sobre possibilidades. Quem sabe seja esse o ponto. Talvez seja uma conspiração do governo ou talvez não saibamos nos comunicar com eles ou simplesmente não haja nada lá fora. Será que a Bíblia fala sobre outras formas de vida no universo? Bem, continue comigo um pouco mais, porque a palavra de Deus contém surpreendentes respostas.

A origem do universo está descrita em sua Bíblia. Está bem no começo da Bíblia, em Gênesis 1:1, diz: “No princípio, criou Deus os céus e a terra”. Deus fez a Terra pronta para a vida. E os cientistas concordam com isso, pois nossa Terra está calibrada e sintonizada para a vida. A vida física não poderia existir se não houvesse determinadas constantes. E se estas fossem diferentes mesmo num pequeno grau, não existiria vida. Em sua Bíblia, no Salmo 19, logo no início do capítulo, menciona o fato de os céus declararem a glória de Deus e o firmamento proclamarem Sua obra. Mas nem todo mundo reconhece esse fato. Quem já não olhou para o céu e se perguntou: "Será que existe algo mais ali?". Ou seja, por que estamos aqui? Por que existe a vida? E qual é o propósito da vida?

Na verdade, todas essas perguntas giram em torno da questão mais fundamental de todas: Será mesmo que existe um Deus? Temos um guia de estudo bíblico sobre isso, “A Questão Fundamental da Vida: Deus Existe?". Porque tudo começa com esta indagação. Esta é a primeira pergunta que deve ser respondida. Então, acesse nosso site revistaboanova.org e solicite seu exemplar gratuitamente. Este é um guia de estudo bíblico que você realmente precisa para se aprofundar nos detalhes que apontam para Nosso Deus Criador. A complexidade do nosso universo é espantosa. Será que ele é apenas produto de uma mera casualidade? E como isso aconteceu? A vida é apenas fruto do acaso? Sem propósito e sem significado. Você sabe o que encontramos até agora? Encontramos muitíssimas evidências contrárias a essa ideia e isso está levando muitos cientistas a questionar suas suposições. Pois, a ciência concorda que a vida precisa das condições adequadas para existir.

Ninguém espera encontrar vida e organismos vivos naquele vácuo entre os planetas ou as estrelas. Isso simplesmente não existe ali, então eles não têm essa expectativa. Eles não esperam encontrar vida na superfície quente de uma estrela ou na esmagadora gravidade de um buraco negro. Agora, de acordo com a ciência, só há viabilidade para a vida em planetas com uma estreita gama de características. E tivemos algumas incríveis descobertas. A missão do telescópio espacial Kepler, que identifica exoplanetas, descobriu milhares destes. Milhares de exoplanetas, isto é, planetas que orbitam outras estrelas distintas de nosso Sol. Agora esta é a questão: Eles são habitáveis? Claro que a ciência consegue medir, através de telescópios, a distância desse planeta de seu sol, a radiação, o calor, o tamanho do planeta e até a natureza de sua órbita. Mas o ponto é que a ciência avalia a habitabilidade e eles têm descoberto cada vez mais que isso se restringe a fatores específicos da Terra.

Então, quando analisamos todas essas coisas, esses milhares de exoplanetas que eles encontraram, e juntamos todos esses fatores, podemos questionar: Quantos deles seriam habitáveis? Eles dizem que cerca de uma dúzia. Mais ou menos uma dúzia. Agora, eles não deveriam também considerar os fatores desconhecidos? O que dizer da possibilidade de ter oxigênio, carbono, uma atmosfera ou até mesmo a composição do planeta? Bem, essas são coisas que, no momento, não conseguimos medir. Sem dúvida, isso demonstra que a Terra, somente a Terra, está calibrada para a vida. Quero dizer, quando olhamos em volta, o que vemos? Vemos intricadas e detalhadas evidências de um design até mesmo nos menores e microscópicos aspectos. Então, Deus criou a Terra para os seres humanos ou ela veio a existir por um acaso? A Terra é única?

Será que a Terra é o único planeta do universo que tem vida inteligente?

Eu acho que há outros lugares. Somos apenas uma gotinha no oceano, não é mesmo? Há muitíssimas coisas que ainda não sabemos.

Poderia muito bem ser um deus como o que conhecemos, mas em uma escala maior do que a que sabemos.

Acho que as pessoas estão sempre procurando coisas que são diferentes ou algo que se expande e que seja maior do que nós somos.

Você acha que há possibilidade de a Terra ser única?

Sim. Eu realmente acho que ela é 100% única. Quero dizer, ela é única para nós. Pois, acho que ela é única porque Deus a criou para nós.

Deus a criou para nós. Este é um pensamento interessante. Pensem nisso apenas por alguns instantes. Pensem na exclusividade de nosso universo e de nossa Terra. Pense nessas leis únicas que governam nosso universo. As leis da energia, as leis do movimento, as leis da massa, as leis da matéria e as leis da própria vida, a lei da biogênese. “A vida só pode vir de formas de vida já existentes”. É interessantes notar que quando lemos Bíblia, percebemos que ela também aponta para essas mesmas leis. De fato, quando lemos Romanos 1:20, ali diz o seguinte: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o Seu eterno poder como a Sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis”.

Você consegue enxergar isso? Você entende isso? Pois saiba que a ciência não consegue. Eles não veem e nem entendem isso. Agora, houve um cientista que enxergou e falou sobre isso. Ele disse: “Minha religiosidade consiste numa humilde admiração pelo espírito infinitamente superior que se revela no pouco que conseguimos compreender sobre o mundo passível de ser conhecido. Essa convicção profundamente emocional da presença de um poder superior racional, que se revela nesse universo incompreensível, forma a minha ideia de Deus”. Vocês sabem quem disse isso? Albert Einstein, ou seja, não foi um cientista qualquer.

Esse é o homem que elaborou a teoria da relatividade. Vencedor de um Prêmio Nobel de Física por desenvolver a teoria quântica. Na verdade, a equação mais famosa do mundo foi elaborada por Albert Einstein: E=mc ao quadrado. Ele entendia que era disso que Romanos 1 estava falando. E se você gosta de ciência, então você precisa de nosso guia de estudo bíblico: “A Questão Fundamental da Vida: Deus Existe?". Acesse revistaboanova.org e solicite seu exemplar gratuito. Porque Deus não está apenas na ciência, Ele inventou a ciência.

Então, ao ler este guia de estudo bíblico, você encontrará artigos incríveis. Como este, por exemplo: “O Princípio do Universo". Como Deus começou tudo isso? O que é nosso incrível universo? Qual o tamanho dele? Portanto, você encontrará muitos artigos que tratam desses assuntos. Não deixem de acessar o nosso site. Além disso, aqui tem um artigo interessante que talvez lhe interesse bastante. Ele tem um título peculiar: "Ciência e Descobertas Embaraçosas".

Como podemos ver, tudo o que a ciência descobriu não se encaixa no plano, na teoria e nas ideias deles. Eles fizeram descobertas embaraçosas, ou melhor, incômodas. Portanto, se você gosta desse tipo de leitura, não deixe de ler o nosso guia de estudo bíblico. Creio que você vai gostar dele. Porque se a vida for apenas o resultado de um acidente cósmico, realmente você não deveria abandonar esse tipo de pensamento evolutivo. Mas, isso é totalmente contra o que você vai encontrar num estudo profundo da Bíblia a respeito da inteligência humana e da vida humana. Bem, se isso não foi criado por um ser divino, então qual seria o propósito disso? Por que isso existe? Muitas pessoas presumem que há vida inteligente lá fora.

Eu mesmo ficaria chocado se fôssemos os únicos, mas acho que tudo é possível.

Eu acho que isso tudo é um desafio, não é? Tudo isso que vem a nossa mente.

Acho que talvez existam pessoas aqui que vieram colher informações para levar com elas.

A vida é uma daquelas coisas tipo... ou seja, talvez achemos que ela é mais frágil do que parece ser, mas ela está muito determinada a continuar existindo. E mesmo que seja estatisticamente improvável, há muitas oportunidades para isso acontecer.

Bem, vamos pensar nisso por um instante. Será que existem mesmo muitas oportunidades para a vida? Contudo, se começarmos por essa suposição, aonde isso vai nos levar? Se fosse assim, devíamos encontrar vida inteligente em toda lugar. Deveríamos encontrar civilizações altamente avançadas para onde quer que olhemos. Mas isso é o que tem acontecido? O astrofísico Enrico Fermi reconheceu esse problema e, em 1950, fez esta famosa pergunta: "Cadê todo mundo?". Essa pergunta ficou conhecida como Paradoxo de Fermi, porque não havia evidências. Entretanto, poucos anos depois, os cientistas propuseram que existiria entre mil e um milhão de civilizações avançadas em nossa Via Láctea. Isso mesmo, somente galáxia Via Láctea. E, é claro, isso deu início a mais pesquisas.

Desde então tem sido criados projetos e experimentos, um após o outro. Alguns muito recentes, como o SETI (Projeto de Busca por Inteligência Extraterrestre). Este é um acrônimo bem grande. Então havia outros projetos inovadores, como Breakthrough Listen, Breakthrough Starshot, Breakthrough Message e Breakthrough Watch. Sabe qual foi o resultado disso tudo? Nenhum avanço. Vemos que a ciência diz que deveríamos encontrar espécies inteligentes em quase todos os cantos intergalácticos, mas nada disso aconteceu. Há uma embaraçosa falta de evidências, uma incômoda falta de evidências de vida alienígena. Um recente artigo da revista Forbes, intitulado “E Se For Apenas Nós?”. Nele diz o seguinte: “Quando se trata da questão de vida extraterrestre, os humanos, entusiasticamente, supõem que o universo é prolífico”. Porém, sabemos que não existe essa abundância de vida além da Terra. Não há prolificidade. Mesmo assim a ciência apresenta suas razões.

Ademais, esse artigo afirma: “Essas soluções propostas geralmente deixam de fora a mais óbvia das opções: No que tange à vida inteligente em todo o universo, somos únicos".

Então, isso nos leva a um ponto ainda maior. Pense um pouco nisso. A busca por formas de vida alienígenas seria uma tentativa de confirmar a evolução? Será que se trata apenas de avanços científicos? Eu acho que há um desejo muito profundo nisso. Você acha que a ciência tem mesmo interesse em provar que há vida inteligente lá fora?

Eu realmente creio que sim.

Você acha que há razão para se acreditar na possibilidade de tudo isso ser mais do que apenas ciência? Seria mais do que apenas pelas descobertas?

Sem dúvida, essa é uma pergunta difícil, não é mesmo? Ela pode não ser tão óbvia assim. Isso não se trata apenas de vida inteligente, tampouco se trata apenas de descobertas científicas. Na verdade, isso pode ser resumido de várias maneiras, significados e propósitos. Quero dizer, existe alguém mais lá fora? A resposta clara e inequívoca é sim. O Deus criador que criou todos nós para um grande propósito. Quando vamos à Bíblia em Eclesiastes 3:11, que diz muito claramente que Deus colocou a eternidade em nosso coração, no coração da humanidade. Temos esse desejo, um desejo de significado, um desejo de propósito, um desejo de ter uma conexão com Deus. Deus nos fez assim.

E se você quer evidência, quero dizer, se você quer significado, talvez precise apenas de alguns fatos que o ajude a explicar isso para os outros. Então, é por isso que você precisa de nosso guia de estudo bíblico, “A Questão Fundamental da Vida: Deus Existe?". Você vai gostar de lê-lo e estudá-lo. Nele há fatos científicos interessantes que realmente são importantes de se entender. Na verdade, neste guia de estudo há uma parte que trata especificamente desse assunto. Ele também trata do tema da evolução. E o requadro da página 53 tem um título bem específico: "O Pequeno Milagre Que Faz Tombar a Evolução". Solicite este guia e estude por si mesmo. Você pode entender a razão disso e começar a ter uma visão e uma compreensão mais profunda dessas evidências. Então acesse revistaboanova.org e peça hoje mesmo um exemplar gratuito.

Porque quando você se atém apenas aos fatos, quando pondera sobre a vida extraterrestre, logo percebe que o próprio Deus é uma extraordinária forma de vida extraterrestre com suprema inteligência. O livro de Isaías também aponta para esse fato. Veja o que diz Isaías 57:15. Aqui Deus está falando sobre si mesmo: “Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo". A Bíblia está citando as próprias palavras de Deus. Ele continua: “Em um alto e santo lugar habito". Então, quando reconhecemos isso, começamos a ver também que Deus não está apenas lá fora. Ele tem feito contato com a humanidade espontaneamente, de muitas maneiras e por muitos anos. Deus apareceu para algumas pessoas. Ao longo da história, Ele apareceu aos profetas, que registraram Suas palavras. E eles tiveram algumas incríveis interações com Ele. Deus fez obras milagrosas.

Então, pense nisso por um momento. Deus visitou a Terra há dois mil anos, não é mesmo? Jesus Cristo veio para a Terra. Poderíamos dizer que Ele veio lá de fora. Emmanuel, Deus conosco. Ele veio a esta Terra para revelar o Pai e também o plano e o propósito; o plano de salvação para toda a humanidade. E ao invés de hipóteses sobre formas de vida alienígena, temos evidências disso. Nós temos evidências. Temos testemunhas oculares irrefutáveis de Sua vida, morte e ressurreição em todo o Novo Testamento. Portanto, não podemos ignorar o óbvio nem ignorar as repetidas e inegáveis mensagens de nosso amoroso criador, porque não somos um acidente cósmico. Em vez disso, nós somos únicos.

Somos a criação intencional de um Deus amoroso. Um Deus que está tentando se comunicar e que está buscando uma forma de ter um relacionamento com você. Não se enquadre nessa categoria de pessoas que o Salmo 14 descreve tão claramente. Salmos 14:1 diz o seguinte: “Disseram os néscios no seu coração: Não há Deus”. Procure não se enquadrar nesta categoria de pessoas. E basta você vê as evidências na palavra de Deus. A Bíblia nos diz claramente que Deus criou a Terra. Deus é único. E foi Deus quem criou a humanidade. Ele criou o universo. Ele criou as galáxias. Ele criou a ciência. E quando você reflete nesses fatos, você entende que há uma razão para Ele ter feito tudo isso. Deus criou o homem com um propósito específico, um estupendo propósito. Deus tinha esse propósito em mente. E você entende esse propósito? Você sabe qual essa razão? Você sabe por que você existe? Você sabe qual é o propósito e o plano de Deus?

Você vai entender quando realmente se dedicar a isso, ou seja, ao nosso destino e propósito, que é muito diferente dessa inexpressiva visão da vida apregoada pela evolução e pelo ateísmo. E também dessa visão de uma vida sem sentido proposta por grande parte da ciência. Você também verá que a vida sem Deus, e sem Sua promessa de vida eterna, é desesperadora. Ela é vazia como o vácuo do espaço sideral. Ela é oca. Mas, por outro lado, a vida com Deus, compreendendo Seu propósito, aceitando o que diz Romanos 1, onde Ele se revela a todos nós, e reconhecendo que o fato da vida com Deus muda tudo, passamos a ter uma perspectiva plena. Enfim, o plano de Deus e Seu propósito são muito mais recompensadores do que nós podemos imaginar.

Agora, o mundo ao nosso redor não reconhece a Deus. A comunidade científica geralmente ignora a possibilidade de ter havido criação e de que Deus criou propositadamente todas essas coisas. Assim, eles se afastaram do conhecimento de Deus. Eles deixaram de conhecer Seu plano e objetivo. Porém, isso não precisava ser assim. Mas com você isso pode ser diferente. Então, o que devemos fazer? Precisamos ter coragem de investigar. Solicite nosso guia de estudo bíblico e prove isso você mesmo. Tenha coragem de encarar os fatos como eles realmente são. Dê uma olhada nas evidências. E quando você enxergar essas evidências, então entenderá que não há como chegar a uma conclusão diferente. Tenha coragem! Tenha a coragem necessária para rejeitar essa filosofia sem sentido, porque isso é o que realmente existe lá fora.

Deus tem um propósito, um plano e uma razão de existir, que vai muito além do que a ciência tem propagado. E você pode se tornar parte disso. Você pode fazer parte daqueles que buscam ser diferentes, que buscam seu Criador. Enfim, a boa notícia é que Deus vai responder poderosamente a esse questionamento, ou seja, a essa pergunta de nosso guia de estudo bíblico gratuito: Deus existe? Um dia Sua existência será óbvia para todos e o mundo inteiro conhecerá o verdadeiro Deus. E todos terão a oportunidade de adorá-Lo e de aprender Seus caminhos santos e justos. Então, finalmente a humanidade encontrará a paz. Encontrará a alegria que tem buscado por tanto tempo. A outra boa notícia é que você pode começar agora. Você não precisa esperar. Você pode começar agora mesmo a desenvolver esse relacionamento com Deus, porque temos um Grande Criador, que é infinitamente maior do que qualquer coisa que possamos imaginar. Porém, não teremos desculpa se recusarmos a crer. Então, conheça e prove a Deus. Busque a Ele, estude Sua palavra e obedeça a Sua vontade. E quando fizer isso, sem dúvida, descobrirá Seu maravilhoso plano para sua vida.

Solicite o guia de estudo bíblico oferecido no programa de hoje, "A Questão Fundamental da Vida: Deus Existe? Todos nós já questionamos isso. Alguns não acreditam que Ele exista e outros creem nEle somente pela fé, achando que é impossível provar Sua existência. E quanto a você? Você já provou a existência de Deus? Este guia de estudo bíblico "A Questão Fundamental da Vida: Deus Existe?” vai ajudá-lo a provar que Deus existe. Peça-o agora. Acesse nosso site ou escreva para IDU Brasil, Caixa Postal 2027, CEP 38400-983, Uberlândia-MG. A verdade sobre a existência de Deus fortalecerá sua fé de uma maneira que você nunca imaginou ser possível e o conduzirá a um significativo relacionamento com Seu Criador. Veja a inspiradora prova da existência de Deus. Ao fazer o pedido desse guia de estudo bíblico, nós também lhe enviaremos gratuitamente uma assinatura anual de nossa revista A Boa Nova.

A revista A Boa Nova oferece entendimento sobre o mundo de hoje e esperança no futuro. Seis vezes ao ano você ficará informado acerca dos principais eventos mundiais à luz da profecia bíblica. E também terá um conhecimento prático para melhorar seu casamento e sua família, além de princípios divinos para guiá-lo a uma vida de paz. Peça hoje mesmo e receba gratuitamente seu guia de estudo bíblico “A Questão Fundamental da Vida: Deus Existe?" e também sua assinatura anual gratuita da revista A Boa Nova. Acesse revistaboanova.org ou escreva para IDU Brasil, Caixa Postal 2027, CEP 38400-983, Uberlândia-MG.