Duas Coisas Que Você Não Sabe Sobre Jesus: Legendas em Português

Você está aqui

Duas Coisas Que Você Não Sabe Sobre Jesus

Legendas em Português

Login or Create an Account

With a UCG.org account you will be able to save items to read and study later!

Sign In | Sign Up

×

Você pode se surpreender ao saber o que Jesus realmente ensinou e o que Ele quer que você faça. Prepare-se para um desafio!

Transcrição

É essencial para a vida eterna conhecer a Deus Pai e a Jesus Cristo.

Você não conhece Jesus! Se te dissessem isso, provavelmente você poderia pensar que acham que estão conversando com algum incrédulo. Eles devem estar falando de algum irreligioso, cético, pagão ou algo parecido, não poderia estar falando que eu não conheço Jesus.

Bem, pense nisso por um instante. Na verdade, poucos contestariam o fato de um homem chamado Jesus ter vivido há dois mil anos e que Ele foi um grande mestre que impactou o mundo. Mas pense no tempo em que Ele viveu. Será que eles entenderam Sua missão e ensinamentos? Os líderes daquela época entenderam mal a Jesus Cristo, ou melhor, eles não O entenderam. Eles ouviram-No, mas certamente não O entenderam. E então o que aconteceu ao longo dos séculos? As pessoas seguiam o que pensavam ser o ensino de Jesus, mas, na verdade, não era. Então, avancemos para os dias atuais. Hoje é diferente? As pessoas seguem ao verdadeiro Jesus? De fato, eu acho que não, não mesmo. Você precisa conhecer ao verdadeiro Jesus. Temos que ter esse entendimento porque ele é básico e fundamental. Entender o que a Bíblia diz sobre o que Ele realmente ensinou, realizou, representou e amou é absolutamente essencial para a nossa vida eterna, e também para nossa própria vida.

E, de fato, o próprio Cristo disse isso. Veja o que Cristo disse em João 17:3: “E a vida eterna é esta: que conheçam a Ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a Quem enviaste”. Portanto, isso é fundamental. A chave para a vida eterna é conhecer a Deus Pai e a Jesus Cristo. E você precisa compreender isso. Então, vamos pensar um pouco sobre isso para reconhecer duas coisas que você não sabe sobre Jesus.

Talvez você fique surpreso quando começar a entender que Jesus Cristo é Deus do Antigo Testamento. Muitas pessoas não reconhecem esse fato e se surpreendem ao descobrir que esse Ser que interagiu com Israel, na verdade, foi quem se tornou Jesus Cristo. Eles não interagiram como uma trindade. Eles não interagiram com Deus Pai. Eles interagiram com Aquele que se tornou Jesus Cristo.

Agora isso pode ser surpreendente, mas quando começamos a pensar sobre o Antigo e o Novo Testamento, vemos que as pessoas, muitas vezes, separam as coisas. Talvez você conheça alguém que fala assim sobre o Deus do Antigo Testamento: “Eu fico feliz de não ter que lidar somente com Ele hoje em dia, porque Ele era mau, iracundo, crítico e muito severo, mas Jesus é amoroso, sensível, bondoso e misericordioso”.

Mas se você ler a sua Bíblia, verá que diz em Hebreus 13:8: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente”. Para sempre. E, em toda a Bíblia, há tantas evidências que apontam para esse fato. Na verdade, nela há uma linda passagem do apóstolo Paulo. Paulo estava escrevendo aos coríntios, e ele escreveu em 1 Coríntios 10. E no começo do capítulo, ele diz algo notável. Ele está falando sobre a saída dos israelitas do Egito e faz uma observação aqui. Ele diz que aqueles israelitas “foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar”. Certamente, nós nos lembramos da história dos israelitas atravessando o Mar Vermelho. Isso foi um tipo de batismo. E então, ele diz que “todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo”.

Ele deixa muito claro que a Pedra que estava com Israel era quem se tornaria Jesus Cristo. Ele é o Deus que os israelitas do Antigo Testamento conheciam. Ele foi Aquele em que depositaram suas esperanças. Ele era a rocha e a força deles, e você pode ler isso em uma série de passagens do Antigo Testamento que apontam para isso. Ali há um belo Salmo que diz: "O Senhor é Minha rocha e Minha fortaleza e meu Libertador".

E hoje eu trouxe uma pequena ilustração para mostrar exatamente isso. Isso é uma pilha de pedras e não uma bola de cristal ou alguma coisa maluca. Acho que esta pilha de pedras vai nos ajudar a entender que Cristo é a nossa Rocha. Ele era a Rocha que seguia a Israel. Gostaríamos de desmitificar essa ideia de que havia um Deus cruel no Antigo Testamento e  algum tipo de Deus amoroso e gentil no Novo.

Então, apenas para testar seu conhecimento bíblico, vamos fazer um pequeno teste. Um pequeno teste sobre passagens bíblicas. Essa passagem a seguir é do Antigo Testamento ou do Novo Testamento? Quem disse isso foi o Deus do Antigo Testamento ou Jesus, no Novo Testamento?

Ok. Aqui está a primeira passagem: “E, quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim”. Antigo Testamento ou Novo Testamento? Isso está em Lucas 19:27. Jesus Cristo disse isso no Novo Testamento.

Aqui está outra: “Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes”. Antigo Testamento? Novo Testamento? Mateus 24:50-51. O próprio Jesus Cristo disse essas palavras.

E mais esta outra: “Benigno e misericordioso é o SENHOR, tardio em irar-se e de grande clemência". Esta é do Antigo Testamento. Ela está nos salmos. Salmos 145:8. E a última: “O SENHOR, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniquidade, e a transgressão, e o pecado”. Bem, isso se encontra no segundo livro da Bíblia. Isso está em Êxodo 34:6-7.

E não há dúvida de que quando comparamos essas passagens sobre o Deus do Velho Testamento, que se tornou Jesus Cristo, vemos que o próprio Jesus Cristo disse essas mesmas coisas no Novo. Então, o fato é que Hebreus 13:8 está absolutamente correto. Ali diz: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”. Para sempre.

De fato, voltando para a nossa pequena ilustração, aqui temos rochas. Você sabe que Jesus Cristo é a nossa Rocha. Ele é constante e confiável. E o nosso mundo é como um globo de neve. Há sempre coisas mudando como esta neve. As pessoas mudam, as estações mudam e a tecnologia muda tão rápido que você nem consegue acompanhá-la. E parece que nada permanece o mesmo.

Entretanto, quando as coisas ficam girando ao redor de nossa vida, e não sabemos em que acreditar, não sabemos aonde ir e nem o que pensar, Jesus Cristo continua sendo O plano, o propósito e a Verdade de Deus continuam sendo os mesmos, independente de você crer nisso ou não. Porque Deus é constante. Ele é firme. Ele não varia mesmo que haja tempestades ao redor. Deus é consistente e Jesus Cristo é absolutamente o mesmo ontem, hoje e para sempre. E Ele é aquele Deus que interagiu com Israel no Antigo Testamento.

Agora, isso pode ser um conceito novo para você que pode ser difícil entender, mas pense um pouco nisso. Essa é uma das razões pelas quais nós publicamos este guia de estudo bíblico “Jesus Cristo: A Verdadeira História”. Porque há muito para se aprender e, às vezes, eu realmente tenho que dar um passo atrás e reconhecer que não sei tudo sobre a Bíblia. Na verdade, eu não sei tudo sobre Jesus Cristo, por isso agora é a hora de se aprofundar mais no assunto. Peça este guia de estudo bíblico. Você pode acessar o site revistaboanova.org que aparece em sua tela e solicitá-lo. Nós o enviaremos para que você possa estudar mais profundamente o assunto e aumentar e expandir seu nível de compreensão sobre tudo o que realmente a Bíblia diz sobre isso.

E há outro poderoso exemplo na Bíblia. Na verdade, no livro de João tem vários que realmente tratam desse ponto sobre como Deus interagiu com Israel e depois se tornou Jesus Cristo. O apóstolo João registrou isso para nós, logo no começo de seu evangelho. Então, em João 1, ele diz algo que é poderoso e muito surpreendente do ponto de vista em que isso foi registrado para nós. Vejamos o que ele diz em João 1:18. Ele diz muito claramente: “Deus nunca foi visto por alguém”. Ninguém nunca viu a Deus? O que isso quer dizer? Bem, como vemos, ele também diz: "O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este O fez conhecer".

Em outras palavras, Jesus Cristo, que estava com o Pai, veio como um ser humano, Deus na carne, Emanuel, e revelou o Pai, declarou o Pai, fez o Pai conhecido. Então, aqui temos esse pequeno dilema. Bem, se o Pai era o único que falava no Antigo Testamento com Israel e interagia com eles, por que Cristo teria que vir e revelá-Lo? Ou declará-Lo ou torná-Lo conhecido? Isso não faria sentido, faria?

Porém, essa mensagem é muito clara e, apenas alguns capítulos depois, no capítulo 6, em João capítulo 6, versículo 46, o próprio Jesus Cristo disse a mesma coisa. Ele disse: “Não que alguém visse ao Pai, a não ser Aquele que é de Deus; Este tem visto ao Pai”. Então, aqui vemos o próprio Jesus Cristo testificando claramente isso. E quando reconhecemos o que Ele diz, não restam dúvidas. Ele também não deixou dúvidas na mente das pessoas daquela época.

No próximo capítulo tem uma história notável, dois capítulos à frente, em João 8 versículo 56. Aqui Jesus está falando com os judeus daquele tempo e Ele diz algo muito poderoso no versículo 56. Ele diz: “Abraão, vosso pai, exultou por ver o Meu dia, e viu-o, e alegrou-se”. Agora, isso confundiu um pouco as pessoas que estavam ali ouvindo, então o que elas disseram? Elas disseram a Cristo: “Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?”. Isso não fazia sentido para elas. E como Cristo respondeu? Cristo disse-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU”. EU SOU.

Ele estava dizendo que era o EU SOU que estava com Israel. Ele era o Senhor. Ele era Deus que interagia com Israel. E as pessoas daquela época não tiveram dúvidas do que estava falando, porque, se tivessem, qual teria sido a reação delas? Se não tivessem entendido o que Ele estava falando, aquilo passaria em branco e elas teriam ignorado o assunto, mas essa não foi a reação delas. Observe o que fizeram. Quando Ele disse que era o EU SOU, “pegaram em pedras para Lhe atirarem”. Eles iam apedrejar Jesus Cristo porque achavam que estava blasfemando, mas Cristo estava dizendo claramente que Ele era o Messias. Ele era o Escolhido.

Quem conversou com Abraão? Aquele que se tornou Jesus Cristo. Quem era aquele que lutou com Jacó? Aquele que se tornou Jesus Cristo. Quem falou com Moisés? Quem era Aquele que estava na sarça ardente? Quem era o Deus que enviou as pragas sobre o Egito? Quem guiou os israelitas pelo deserto? Quem foi o Legislador que deu os mandamentos a Moisés? Por mais surpreendente que possa parecer, Ele é o mesmo que se tornou Jesus Cristo.

Então, será que você realmente conhece ao verdadeiro Jesus? Realizam um estudo muito esclarecedor há alguns meses. E ele chamou minha atenção porque relatava algumas coisas muito interessantes. Esse estudo foi realizado pela Life Way Research. Eles entrevistaram algumas pessoas religiosas e, nessa pesquisa, encontraram duas coisas que me chamaram à atenção. Uma delas foi que encontraram um grande número de cristãos que disseram não entender completamente suas próprias crenças. E a maneira como eles disseram isso chamou muito a minha atenção. Será que realmente entendo o que creio? Essa era a dúvida deles. Na verdade, outra coisa importante que descobriram foi que a maioria dos evangélicos, segundo eles mesmos, está confusa sobre a pessoa de Jesus Cristo.

E isso ficou dando voltas em minha mente. Será que conhecemos mesmo a Jesus Cristo? Será que realmente entendemos nossa Bíblia? Porque se olharmos de Gênesis a Apocalipse, do Antigo Testamento ao Novo Testamento, aquele Deus do Antigo Testamento, que lidou com Israel, é o mesmo que se tornaria Jesus Cristo. Ele é mostrado como um Deus de amor, um Deus de misericórdia, um Deus afetuoso e paciente; e tanto o Antigo quanto o Novo Testamento revela isso. Ali também revela um Deus que não tolera o pecado, um Deus que odeia o pecado. Assim vemos os dois lados representados em ambos os Testamentos. Então, pensar que o Antigo Testamento descreve um Deus e o Novo Testamento descreve outro Deus seria ridículo. Porque nosso Deus é coerente, nosso Deus é uma Rocha, e se achamos que entendemos o que cremos, talvez seja hora de repensar um pouco as coisas e realmente reconhecer o que a Bíblia diz, porque a pesquisa mostrou que a maioria está confusa sobre a pessoa de Jesus Cristo.

Agora isso nos leva a uma segunda coisa que você não sabe sobre Jesus. Essa é a verdadeira mensagem de Jesus. Será você pensa bastante sobre o que Jesus pregou? O que Ele ensinou? Provavelmente, a maioria diria imediatamente que foi o evangelho. Sim, foi o evangelho. Mas, como você definiria o evangelho? O que ele é? Geralmente, as pessoas dizem que é uma boa nova porque, literalmente, a palavra evangelho significa boas novas. Ok, mas as boas novas sobre o que? Frequentemente, a resposta é bem direta quando dizem que são as boas novas sobre Jesus Cristo, sobre Sua vida, Seu nascimento, Seu ministério, Sua morte, o fato de poder ser salvo e poder ir para o céu depois que morrer. Tudo parece estar naquele pequeno pacote.

Mas, espere um pouco. E foi isso mesmo que Jesus pregou? O que Ele realmente ensinou e disse? Quando você abre a sua Bíblia e lê sobre o início do ministério de Jesus Cristo, registrado ali para nós, então percebe que ela diz algo interessante sobre como Jesus Cristo começou Seu ministério.

Portanto, aqui está Deus encarnado, Emanuel, Deus conosco. E assim que Ele começa, Marcos registra isso para nós em Marcos 1:14. Aqui diz que “veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho". E, claro, muitos param a leitura aí mesmo, mas não deviam. Se continuarmos a ler, vemos que Ele estava “pregando o evangelho do reino de Deus”. O evangelho do reino de Deus. Assim ficaram registradas Suas palavras. Então, se você tiver uma Bíblia destacada, essas palavras estarão em vermelho. E isso foi o que Jesus disse com Suas próprias palavras: “O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho”.

E, como vimos, a mensagem que Cristo pregou foi sobre algo que podemos entender muito bem. Na verdade, Ele disse que é melhor acreditar nela. É melhor você entender e acreditar porque Jesus trouxe uma mensagem das boas novas sobre o Reino de Deus.

E, de fato, isso não parou por aí. Essa mesma mensagem coesa foi repetida várias vezes no Antigo Testamento e no Novo Testamento.

Então, quando estudamos um pouco mais o livro de Lucas, vemos que Jesus pregou essa mesma mensagem do Reino de Deus em todas as aldeias e cidades. Ele pregava o Reino de Deus. Isso é o diz em Lucas 8. Aliás, tem uma passagem em que Jesus envia os doze discípulos. O que você acha que eles pregaram? A mesma mensagem. A mensagem do Reino de Deus. E Lucas 9 também fala sobre isso. Então, no próximo capítulo, em Lucas 10, Cristo envia outros setenta para pregar e ensinar. E adivinhem! Pregaram a mesma mensagem.

Essa mensagem era sobre o Reino de Deus. Você conseguiria explicar essa mensagem? Se você tem dúvidas, então precisa buscar clareza.

Nosso guia de estudo bíblico Jesus Cristo: A Verdadeira História pode ajudá-lo a entender essa mensagem de Jesus Cristo. Acesse o site revistaboanova.org e peça já o seu. Adquira este guia de estudo bíblico para se aprofundar mais no assunto e entender o verdadeiro significado dessa mensagem de Jesus Cristo. Na verdade, precisamos ser capazes de resumir essa mensagem para conseguir captar e entender todo seu conteúdo.

E se você tivesse que resumir essa mensagem de Cristo, o que diria? Essa frase especial: O Reino de Deus. O Reino de Deus. O governo de Deus na Terra. O nascimento de filhos e filhas na família e no Reino de Deus. Esta é a mensagem da Bíblia. E foi isso que Jesus Cristo pregou. Essa persistente mensagem está sempre ali. Nós temos uma Rocha e, portanto, se você olhar no Novo Testamento e também no Antigo Testamento, ali se descreve o Reino e essa mensagem. Aliás, há uma passagem muito familiar e verdadeira para a maioria dos cristãos, apesar de que muitas pessoas não a entendam.

Esta passagem está em Isaías. Isaías 9:6 começa um texto conhecido das escrituras. Aqui diz: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu”; é claro que muitas pessoas param de ler aqui e dizem: Oh! É uma passagem sobre o Natal. Sim, ela é lida na época do Natal, não é mesmo? Vamos ler o resto da passagem. O que ela realmente está falando? O texto continua, dizendo: “E o principado está sobre os Seus ombros; e o Seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim”.

Como vemos, esta não é apenas uma simples passagem da Bíblia. Ela está apontando para o plano de Deus e Seu propósito de trazer Seu Reino para Terra. E essa coerente mensagem da Bíblia, que prega o Reino de Deus, o retorno de Jesus Cristo para a Terra e estabelecimento de Seu Reino certamente reflete o fato de que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

E também há outra passagem no livro de Malaquias que diz algo muito similar, que diz: "Porque Eu, o SENHOR, não mudo”. Cristo trouxe esta mensagem como também o Deus do Antigo Testamento, e até mesmo os apóstolos depois de Cristo; a igreja do primeiro século pregou essa mesma mensagem e também o apóstolo Paulo. Há uma bela passagem no livro de Atos, onde Paulo se encontra defendendo o evangelho. Ele está em Roma e ali o apóstolo Paulo fala exatamente desse fato. Em Atos 28, ele está falando com as pessoas dali e é interessante como descreve a verdade de Deus. Ele diz: “E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada”. Aqui está Paulo preso em Roma. Ele está em prisão domiciliar e pregando a verdade.

E o que ele faz? Aqui diz que “declarava com bom testemunho", mas o que? “O Reino de Deus e procurava persuadi-los à fé de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde pela manhã até à tarde”. Em outras palavras, ele pegou sua Bíblia, naquele tempo existia apenas o Antigo Testamento, para explicar sobre a lei, os cinco primeiros livros da Bíblia e os profetas — os livros proféticos. E o que ele estava fazendo? Mostrando-lhes tudo sobre o Reino de Deus e que esse Reino não era uma igreja. Esse Reino de Deus não era algo que estava apenas no coração das pessoas. Ele estava apontando para o fato de que aquele era um reino literal. Um reino real. O Reino que Jesus Cristo vai estabelecer na Terra e nós temos a esperança do retorno de Cristo e que, nesse futuro reino, Ele será Rei e todas as coisas serão restauradas.

Então, Jesus pregou sobre esse Reino. Ele ensinou sobre esse Reino e a Bíblia é clara ao dizer que esse Reino está vindo e o que ele é e qual seu propósito. Por que você precisa desse Reino? Se você vê não consegue entender o motivo, solicite este guia de estudo bíblico em nosso site revistaboanova.org. Peça este guia de estudo bíblico porque ele o ajudará a entender o motivo por trás do Reino de Deus. Por que Cristo precisa voltar? Por que o Pai enviará Jesus Cristo a esta Terra? Tudo o que precisamos fazer é olhar ao nosso redor para entender muito bem o motivo.

Você acha que o homem tem feito um excelente trabalho em governar esta Terra e a si mesmo? Nós conhecemos o caminho para a paz?

Agora sabemos que a Bíblia nos ensina que podemos nos tornar herdeiros desse Reino. Poderemos herdar esse Reino, e é tão crucial para nós hoje que Jesus Cristo volte e assuma Seu posto de Rei desse reino. Frequentemente, cantamos e escutamos canções sobre isso. E você conhece essa passagem no fim da Bíblia, em Apocalipse 11, onde diz que os reinos deste mundo “vieram a ser de nosso Senhor e do Seu Cristo”. Isso é algo literal e real. Isso é algo que vai acontecer. E Deus quer nos dar a vida eterna no Reino de Deus e assim podemos ter boas perspectivas de futuro.

Podemos confiar que Deus continuará sendo sempre o mesmo. Ele é coerente. E sabemos disso ao segui-Lo com uma atitude arrependida e dedicamos nossas vidas a Deus para que possamos entrar nesse Reino.

Quando seguimos o que Cristo disse, nos arrependendo, crendo no evangelho e mudando nossas vidas seguindo o Seu exemplo, então Ele nos promete a vida eterna. Ele nos dará a vida eterna. E se você não entende isso, então procure aprender. Aprenda sobre isso. Leia sua Bíblia. Entenda qual foi a verdadeira mensagem de Jesus Cristo. Entenda como Deus Pai quer nos dar esse Reino, porque o nosso Deus é uma Rocha, Ele é constante e confiável, e podemos duvidar isso. Então, vamos buscar primeiro esse Reino de Deus e aguardar o retorno de Jesus Cristo.

Portanto, se não entendemos, descubramos estudando a Bíblia. Assim conseguiremos entender. E quando abrir sua Bíblia e vir essa verdade, então vai entender como realmente é Deus e assim poderemos entender Sua verdadeira mensagem. E quando fizermos isso, certamente vamos entender a Jesus Cristo e conhecer Sua verdadeira história.

Peça agora mesmo o guia de estudo bíblico gratuito oferecido no programa de hoje, "Jesus Cristo: A Verdadeira História”. Muitos cristãos, ao lerem os evangelhos, ficam surpresos de encontrar um Jesus diferente daquele que lhes ensinaram. Este guia de estudo bíblico o ajudará a entender a vida e a missão de Jesus Cristo. Ele se apresentou como um caminho para a vida eterna para quem O seguisse. E Ele também proclamou as boas novas do vindouro Reino de Deus aqui na Terra. Solicite-o hoje mesmo. Acesse nosso site ou escreva para IDU Brasil, Caixa Postal 2027, CEP 38400-983, Uberlândia-MG. Este guia de estudo bíblico, “Jesus Cristo: A Verdadeira História” vai ajudá-lo em seus estudos bíblicos para entender essa grandiosa verdade. Você vai ler a Bíblia de uma maneira totalmente nova.

E, quando fizer seu pedido desse guia de estudo bíblico gratuito, nós também lhe enviaremos uma assinatura anual gratuita de nossa revista A Boa Nova. A revista A Boa Nova oferece entendimento sobre o mundo de hoje e esperança no futuro. Seis vezes ao ano, você lerá acerca dos atuais eventos mundiais à luz da profecia bíblica, bem como um conhecimento prático para melhorar seu casamento e sua família, e sobre princípios sadios para guiá-lo em direção a uma vida que leva à paz. Peça agora mesmo o seu guia de estudo bíblico gratuito “Jesus Cristo: A Verdadeira História” e a sua assinatura anual gratuita da revista A Boa Nova através de nosso site revistaboanova.org.