Um Breve Estudo: O mundo vai aprender a Lei de Deus

Você está aqui

Um Breve Estudo

O mundo vai aprender a Lei de Deus

E depois que Ele retornar, a profecia bíblica promete mudanças radicais que irá abordar as causas dos problemas deste mundo. Em termos mais simples, isso se resume a dois caminhos de vida — dar versus obter. Este mundo tem trilhado o caminho do obter a milhares de anos e seus dolorosos resultados estão à nossa volta. Mas Jesus Cristo vai trazer um caminho diferente, um caminho de paz, de amor, de preocupação altruísta — em suma, o caminho de dar.

O caminho de vida de Deus — Sua lei — será a constituição de um novo mundo, que Ele vai estabelecer. Vamos explorar o que a Bíblia diz sobre o papel da lei de Deus em Seu Reino de paz e prosperidade!

A grande necessidade da lei divina do amor

Por melhor que sejam, as leis e a justiça humanas são falhas — muitas vezes opressivas e absolutamente malignas. A injustiça da nossa era faz parte do ciclo do mal, que está levando o nosso mundo à beira da autodestruição. Mas, como revelou nosso estudo anterior, Jesus Cristo prometeu voltar para nos salvar de nós mesmos! E que vai nos levar a  seguir a lei de Deus.

Voltará Jesus Cristo como Juiz e Legislador e também como Rei?

"Porque o SENHOR é o nosso Juiz; o SENHOR é o nosso Legislador; o SENHOR é o nosso Rei; Ele nos salvará" (Isaías 33:22).

Nos governos humanos, é necessário um sistema de freios e contrapesos para se evitar abusos. Mas, como vimos no último estudo, Jesus Cristo governará com perfeição, tendo sempre em mente o melhor de todos os interesses para nós. Ele é digno e capaz de servir em todas as três esferas de governo — executiva, legislativa e judiciária — da melhor e mais eficiente maneira que o mundo já viu.

Afinal de contas, o que expressa a lei de Deus?

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás, e, se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor" (Romanos 13:8-10).

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos​​" (1 João 5:3, ARA).

A lei de Deus define como amá-Lo, como Ele quer ser amado e como amar os outros da maneira que Lhe agrada. Ao contrário da crença popular, os mandamentos de Deus não são um fardo.

Quais são os benefícios da lei de Deus?

"...Para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem" (Deuteronômio 10:13).

"Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos... Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço" (Salmo 119:98, 165).

As leis de Deus foram dadas para o nosso bem! Tiago 2:8-12 a chama de "a lei real" e "lei da liberdade." É uma lei da liberdade, não de escravidão como muitos a descrevem.

O mundo transformado pela obediência

Quando a humanidade finalmente aprender a andar no caminho de Deus, o mundo inteiro vai experimentar grandes bênçãos.

O que vai ser transformado para tornar o Milênio, sob a Nova Aliança, diferente da Antiga Aliança feita com a antiga Israel?

"Porque, se aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar para uma segunda. E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, não segundo a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo" (Hebreus 8:7-10, ARA).

Isto explica que a culpa não foi das boas leis dadas por Deus, mas das pessoas (versículo 8). Nossos corações humanos foram contaminados pelas atitudes enganosas de Satanás (Jeremias 17:9, Romanos 8:7, Apocalipse 12:9). A mudança vai ocorrer quando Deus escrever Suas leis em nossas mentes e corações. Isso sucede por meio do arrependimento, do batismo (para simbolizar a morte do nosso velho eu) e do poder transformador do seu Espírito (Atos 2:38, Romanos 6:1-4; 12:1-2). Nosso livro Transformando Sua Vida: O Processo de Conversão abrange isso com mais detalhes.

Todo mundo vai aprender as leis e o caminho de vida de Deus?

"... os teus instruidores nunca mais fugirão de ti, como voando com asas; antes, os teus olhos verão a todos os teus mestres. E os teus ouvidos ouvirão a palavra que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda" (Isaías 30:20-21).

"E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR" (Isaías 2:3).

"Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar" (Isaías 11:9).

Este conhecimento inestimável há muito tempo rejeitado, desacreditado ou oculto, será valorizado e estará disponível universalmente como no passado.

Como resultado, todos serão capazes de conhecer a Deus — ter um relacionamento com Ele baseado na compreensão de Seus caminhos?

 “E não ensinará cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque to dos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior" (Hebreus 8:11).

E nós podemos ter o inestimável privilégio de entender e ter essa relação agora!

Qual será o resultado de o mundo todo praticar a lei de Deus?

"Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz" (Tiago 3:18).

"E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus:”.

"Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres”.

"O SENHOR entregará os teus inimigos que se levantarem contra ti feridos diante de ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão diante de ti. O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR, teu Deus”.

"O SENHOR te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do SENHOR, teu Deus, e andares nos seus caminhos. E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do SENHOR e terão temor de ti. E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar”.

"O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. E o SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer. E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires" (Deuteronômio 28:1-14).

As leis de Deus são leis de vida, criadas para trazer automaticamente bênçãos para aqueles que as seguem. Elas são as instruções do manual de nosso Criador para nos mostrar como fazer a vida dar certo da melhor maneira possível.

Como essas leis serão aplicadas? Qual vai ser o sistema judicial de Cristo?

"E deleitar-se-á no temor do SENHOR e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com equidade os mansos da terra, e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio" (Isaías 11:3-4).

Jesus Cristo não demostrará nenhuma parcialidade (Romanos 2:11), mas Ele vai demostrar misericórdia para com aqueles que se arrependam. Esta misericórdia é possível por Seu sacrifício para pagar nossos pecados (Romanos 5:8, Isaías 55:7).

Como o sistema de lei e de justiça de Deus vai melhorar as relações entre as nações?

"E ele exercerá o seu juízo sobre as nações e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças, em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear" (Isaías 2:4).

Depois de milhares de anos de guerra e destruição, um futuro maravilhoso nos aguarda! As nações já não precisarão ter medo umas das outras e serão capazes de dedicar todos os seus recursos para tornar melhor a vida de seus cidadãos. Ore para que Deus possa acelerar esse dia!

Pratique o que você aprendeu agora

Nosso breve estudo da edição anterior discutiu a tendência humana que tem os líderes de tirar proveito de seu poder. Deus percebeu essa tendência e deu instruções aos futuros reis de Israel, que os ajudariam a combater o egocentrismo e o egoísmo. A solução de Deus está registrada em Deuteronômio 17:14-20, especialmente, nos versículos 18-20. Reserve um tempo para ler esses versículos agora em sua própria Bíblia.

O hábito de escrever as escrituras pode ajudar a enfatizar o que estamos estudando, dando-nos uma abertura sensorial adicional, bem como a repetição. E reler e pensar profundamente sobre as palavras de Deus pode ajudar-nos a manter a perspectiva correta.

Hoje, reserve um tempo para escrever os primeiros quatro Mandamentos de Êxodo 20:3-11. Estes quatro primeiros dizem respeito à nossa relação com Deus e nos revelam como Ele quer ser tratado. Sozinhos nós não poderíamos deduzir essas leis, somente por nosso raciocínio humano. Nós não conheceríamos a Sua vontade, a menos que Ele nos dissesse, mas, felizmente, Ele nos revelou isso.

Depois de escrever estes quatro mandamentos, reserve outro tempo para relê-los e pensar em como aplicá-los todos os dias da semana. Você vai encontrar um capítulo sobre cada um deles em nosso livro gratuito Os Dez Mandamentos, onde você vai encontrar um estudo muito útil deste assunto. Baixe ou solicite o seu exemplar grátis hoje mesmo! BN