A Adoração Que Agrada a Deus

Que tipo de adoração verdadeiramente agrada a Deus? Será meramente uma demonstração de piedade religiosa — uma aparência externa de santidade, frases pronunciadas, mãos levantadas e palavras repetidas como "aleluia" ou "louvado seja Jesus"? Jesus Cristo aplicou diretamente a advertência de Isaías 29:13 à Sua própria geração: "Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens" (Mateus 15:7-9). As pessoas estão adorando Deus nas suas igrejas em vão? Ou será um modo de vida completamente diferente — um que caminha por um caminho estreito e exigente; um que demonstra um amor profundo e sincero; um que mostra honra e respeito por Deus e pelos semelhantes?

Transcrição

Bom dia ou boa tarde queridos irmãos aqui é Jorge Campos.

Que tipo de adoração verdadeiramente agrada a Deus? será meramente uma demonstração de piedade religiosa, uma aparência externa, frases pronunciadas, mãos levantadas, palavras repetidas e dizendo: aleluia, aleluia! Ou louvado seja Jesus!

É isso a adoração verdadeiramente agradável a Deus?

Em Isaías, o profeta, que viveu entre 740-681 AC, quando a Assíria surgiu e ameaçou a ambos os reinos do Norte, Israel, e do Sul, Judá, e ele expôs um problema que era comum nesses dias da adoração a Deus da maneira que os homens faziam.

Ele disse em IS 29:13: “porque o Senhor disse: pois que este povo se aproxima de Mim e com sua boca e com seus lábios Me honra”

Não é o que vemos hoje em dia muitas pessoas com a boca e os lábios deles honram a Deus?

E depois IS continua: “mas o seu coração se afasta para longe de Mim e o seu temor Comigo consiste só em mandamentos de homens em que foi instruído”

Sim, estão a seguir mandamentos de homens e não os mandamentos de Deus.

Deus condenou uma forma de adoração que aparecia correta exteriormente, mas carecia de sinceridade de coração.

Em EZ cerca de 593-571 AC aproximadamente 120-130 anos depois de Isaías estava Ezequiel exilado na Babilônia depois que a Assíria fez dispersar o reino do Norte, Israel e depois aproximadamente 120 anos ou coisa assim nomeadamente depois então Judá foi expulsa em três fases e o primeiro cerco de Judá foi em 597 e depois ele foi exilado.

Ezequiel foi exilado e isso bem depois de Israel ter sido dispersa pela Assíria e agora Judá tinha sido exilado pela Babilônia.

Então EZ descreve a mesma atitude décadas depois de IS e em EZ 33:31-32 diz: “eles vem a ti como o povo costumava vir e se assentam diante de ti como Meu povo e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra, ou em outras palavras, não praticam”

“pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza e eis que tu és para eles como uma canção de amores de quem tem voz suave e que bem tange porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra”

Irmãos EZ disse a mesma coisa acerca do povo, ouvem as palavras, mas não as praticam, ó usam palavras piedosas, fazem uma religião muito “religiosa” dizendo ou aleluia e louvado seja Jesus, mas não fazem o que Ele diz para fazerem.

Irmãos, a mais de 2.500 anos Deus revelou através de IS e EZ uma abordagem egoísta em última análise que é uma adoração inútil! Uma adoração em vão!

O povo ouvia as palavras de Deus, mas não vivia de acordo com as palavras de Deus, isso é, adorar a Deus em vão!

Jesus Cristo aplicou diretamente a advertência de IS à sua própria geração acerca de 2.000 anos atrás e Ele disse em MT 15:7-9: “hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito dizendo: este povo se aproxima de Mim com a sua boca e Me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de Mim”

Irmãos, isto é o que está a acontecer em muitas igrejas evangélicas e apostólicas; ó honram a Jesus com os seus lábios, com as suas palavras piedosas, mas Jesus continuou dizendo: “mas em vão Me adoram ensinando doutrinas que são preceitos dos homens”

As doutrinas destas igrejas são preceitos de homens! E você começa a estudar a sua Bíblia, a Palavra de Deus e começa a estudar realmente a Palavra de Deus e o que você vai ver?

Você vi ver que a maioria das doutrinas das igrejas cristã não são de acordo com a Palavra de Jesus Cristo e com o que a Bíblia diz.

E por isso Jesus Cristo disse: “estão a Me adorar em vão”

Que tipo de adoração é que Deus verdadeiramente acha agradável a Ele? Será meramente uma demonstração religiosa? Uma exibição de palavras doces, e melosas, ó eu TE amo tanto e Jesus Cristo te ama tanto? E de mãos levantadas! E refrão repetido dizendo: aleluia, aleluia! Amém, Amém! Ou louvado seja Jesus?

É isso que Deus quer? É isso que Jesus Cristo quer? Ou será um modo de vida completamente diferente? Um estio de vida que caminha por um caminho estreito e exigente? Uma porta apertada?

Um caminho que demonstra um amor sincero? Um caminho que demonstra honra e respeito por Deus e por seus semelhantes, isto é, pelos nossos irmãos?

Queridos irmãos, hoje, eu quero vos lembrar ou reforçar a vocês acerca da adoração que agrada a Deus.

Nós devemos e queremos adorar a Deus de uma maneira que seja agradável a Ele, uma que honre a Ele, e que seja honrável para Deus e para seu filho Nosso Salvador Jesus Cristo.

Em MQ 6:8 lemos: “ele te declarou  ó homem o que é bom e que é que o Senhor pede de ti, se não que pratiques a justiça e ames a benignidade e andes humildemente com o teu Deus”

Deus requer de ti que pratiques a justiça, que ames a benignidade e andes humildemente com Teu Deus.

Irmãos, isto é, uma maneira de cuidar dos outros colocando os outros em primeiro lugar, e não colocando-nos a nós próprios em primeiro lugar.

É , uma maneira de honrar e respeitar os outros, mesmo quando é difícil.

Em FP 2:4-5 diz: “não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual para também o que é dos outros”

v.5: “de sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”

a verdadeira preocupação pelos outros flui da humildade considerando os outros como mais importantes que nós próprios e expressando essa atitude através de uma maneira respeitosa e honrosa.

Irmãos, esta é a verdadeira essência da adoração que verdadeiramente agrada a Deus, não é aleluia, ó Jesus, louvado seja Deus, amém, amém! Mas é viver o caminho.

Pedro nos exorta em 1 PE 2:17 dizendo: “honrai todos, amai a fraternidade, temei a Deus, honrai ao rei”

Estas instruções de Pedro refletem o caráter de Deus, o caráter segundo Deus, o caráter piedoso em ação, mas onde começa tal caráter? Onde nós devemos por em prática este caráter no primeiro passo?

Pura e simplesmente, irmãos, em sua casa, entre marido e esposa; a relação entre marido e esposa é fundamental, pois, foi concebida para representar a relação entre Cristo e a igreja.

Quando o respeito, a honra, a humildade e o amor são praticados no seu lar isso então molda todas as outras relações e relacionamentos e dão uma expressão visível à verdadeira adoração segundo que agrada a Deus, a adoração piedosa de Deus.

Maridos e esposas na realidade são uma representação de Cristo e a igreja e em EF 5:25 lemos: “vós, maridos, amai as vossas mulheres como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela”

Sofreu, atuou, fez coisas por ela e isso é o simbolismo e significado de amor como fazer, sacrificar, servir a esposa!

Também lemos em 1 PE 3:7: “igualmente, vós maridos, coabitei com elas, como vossas esposas, com entendimento dando honra a mulher como vaso mais fraco, mas sendo vós os  seus coerdeiros da graça da vida para que não sejam impedidas as vossas orações”

O vaso mais fraco não quer dizer que é um vaso menor de qualidade porque o vaso mais fraco como por ex. um jogo da china é da maior qualidade, mas é mais fraco.

E por isso nós como homens devemos dar honra e respeito as esposas  e amar e servir a elas.

Por outro lado, as esposas em EF 5:22-23 diz: “vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos como ao Senhor”

Como é que nos sujeitamos a Jesus Cristo? Submetemo-nos a sua autoridade carinhosa e amorosa.

Continuando no v.23: “porque o marido é a cabeça da mulher como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele o salvador do corpo”

Cristo deu a sua vida pela igreja, o marido dá a sua vida pela esposa e por isso a esposa se sujeita a seu marido, respeita ao seu marido.

Igualmente em 1 PE 3:1-2 lemos: “semelhantemente vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos para que também se alguns não obedecem a palavra pelo porte das suas mulheres sejam ganhos sem palavra considerando a vossa vida casta em temor”

Uma vida casta que é de acordo com os princípios de reverência a Deus com temor a Deus e por isso os maridos respeitam as mulheres quando estão a exibir este temor de respeito a Deus igualmente a respeitar os maridos como chefe da família.

E por isso irmãos a reverência é a raiz de qual cresce o respeito  e a honra, a reverência que é uma ação vertical de homem para com Deus, reverência a Deus, é uma coisa vertical enquanto que o respeito é uma ação horizontal de um homem a outro, de uma pessoa a outra pessoa.

E por isso esta reverência, vertical, ou respeito, horizontal é o fundamento que começa com respeito e temor a Deus onde PV 9:10 diz: “o início da sabedoria é o temor de Deus”

Quando tememos a Deus, irmãos, valorizamos o que Deus valoriza e Deus valoriza as pessoas porque deu a sua vida e o Seu filho unigênito para nós e por isso nós precisamos de ter respeito a Deus em ação!

E esse respeito a Deus em ação é honra e por isso é que lemos a pouco em 1 PE 2:17: honrai-a todos, um respeito horizontal.

Temor a Deus é um respeito a Deus, vertical.

E por isso, irmãos,  a reverência para com Deus produz respeito para com as pessoas e esse respeito torna-se visível através da honra.

Em EF 5 a relação entre o marido e a esposa demonstra este princípio, este amor, este respeito, esta submissão, refletem a relação de Cristo com a igreja mostrando o que é a verdadeira adoração.

Porque a verdadeira adoração não é apenas vertical em direção a Deus, mas é também horizontal da maneira como honramos e servimos os outros e particularmente no matrimônio como homem serve a esposa e este é um símbolo de amor servindo e dando a sua vida por ela e a mulher honra e respeita o marido como aquele que faz a decisão final pela família.

Mas isso queridos irmãos se depois continua não só entre marido e esposa, mas também entre pais e filhos.

Em EF 6:2-4 diz: “honra o teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa para que vá bem e vivas muito tempo sobre a Terra”

v.4: “e vós pais não provoqueis a ira vossos filhos, mas criai-os na doutrina e da admoestação do Senhor”

honrai os pais, filhos, e pais, não provoquem os filhos a ira.

E vejam também em CL 3:20-21 lemos: “vós, filhos, obedecei em tudo os vossos pais porque isso é agradável ao Senhor”

v.21: “vós, pais, não irriteis a vossos filhos para que não percam o ânimo”

para que não estejam a provocar e diz assim: “porque isto é agradável ao Senhor”

isto agrada a Deus, o que? Quando os filhos obedecem aos pais.

Irmãos, é tão importante para os pais serem atenciosos, amorosos, gentis e encorajadores para com seus filhos como é igualmente para os filhos honrarem, respeitarem e obedecem a seus pais.

Para a gradar a Deus essa atitude começa em casa, que começa no seu lar e precisa ser estendida a todos, e não é só para ficar no lar? Mas para abranger a todos.

Por ex. em TT3:1-2 na NVT diz: “lembra todos que se sujeitam aos governantes e as autoridades sejam obedientes, estejam sempre prontos para fazerem tudo que é bom, não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre a verdadeira mansidão para com todos os homens”

Irmãos, esta honra, este respeito e esta submissão se estende para lá da família aos governantes e as autoridades sejam no mundo sejam na igreja!

Em 1 TM 2:1-4 lemos: “em primeiro lugar recomendo que sejam feitas petições, orações, interseções e ações de graça em favor de todos, em favor dos reis e de todos que exercem autoridade para que tenham uma vida pacífica e tranquila caracterizada por função e dignidade, e isso é bom e agrada a Deus Nosso Salvador cujo desejo é que todos sejam salvos e conheçam a verdade”

Eu li na NVT, irmãos, tal conduta de todos para aqueles que exercem autoridade sobre nós é uma conduta que é descrita aqui em 1 TM  como boa e agradável a Deus; uma adoração que agrada a Deus.

Quando mostramos o devido respeito a todas as pessoas, honramos e em última análise adoramos o próprio Deus!

Irmãos, Deus espera que respondamos a todos com bondade e gentileza e em 2 TM 2:24 diz: “e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos, apto para ensinar e sofredor”

Aqui vemos uma atitude de humildade e de mansidão, atitude de ser maleável e de aceitar as coisas de outros desde que não sejam contra a vontade de Deus.

Em EF 4:2 diz assim: “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, isto é, com a capacidade de sofrer bastante tempo, suportando-vos uns aos outros em amor”

Irmãos, isto é muito importante este amor, esta compaixão, esta benignidade, esta longanimidade, é extremamente importante para com os outros e isto é parte da adoração e do modo de vida que agrada a Deus! vivermos e praticarmos este caminho que é agradável a Deus.

E por isso a adoração segundo Deus, a adoração piedosa, a adoração que agrada a Deus é expressa não apenas em palavras doces e melosas, e repetições e refrões e a dizer aleluia, amém, e amém, mas requer uma vida obedecendo a Deus, e vivendo de acordo com os padrões de JC, uma vida piedosa vivendo em reverência a Deus!

E começa no lar e flui daí para todas as outras pessoas, mas começa no lar e parte desta devoção, irmãos,  é a obediência aos mandamentos de Deus.

Incluindo reunirmos com Ele e como Ele quer e quando Ele requer! Reunimos com Ele espiritualmente, está claro.

Em HB 10:24-25: “e consideremos uns aos outros para nos estimularmos ao amor e as boas obras”

Temos cuidado e carinho uns com os outros?? Respeitamos os outros??

v.25: “não deixando a nossa mútua congregação como é o costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros e tanto mais quando vedes que vai se aproximando aquele dia”

irmãos, aqui em HB somos avisados e advertidos a não negligenciarmos nos reunirmos quando conforme podemos, sim, porque muitos de nós estão muito distantes de outros irmãos e por isso as vezes não podem se reunir semanalmente; ou se estão doentes ou outras razões como idosos, deste gênero, ou grandes distâncias que não se podem reunir fisicamente, mas pelo ao menos podem se reunir espiritualmente, e se reunir nos cultos ao vivo e podem se reunir de outros modos, e isso é importante.

Em LEV 23:3 lemos: “seis dias de trabalho se fará, mas no sétimo dia será o Sábado do descanso”

GUARDAMOSE OBSERVAMOS O SÁBADO?? QUE DEUS SANTIFICOU? Ó qualquer dia está bem! Qualquer dia não está bem! Deus santificou um dia! O Sábado! Semanal, de sexta feira ao pôr do sol ao Sábado ao pôr do sol!

Você não tem o direito e a autoridade e não pode desrespeitar a Deus e dizer eu faço isso quando eu quiser e me apetecer! NÃO PODE FAZER ISSO!!

E diz assim: “será o Sábado de descanso, santa convocação”

Esta convocação é santa, é uma instrução como se fosse de uma lei a chamar você a um tribunal! Em que você não pode dizer: eu não vou! É uma convocação santa!

“nenhum trabalho fareis”

Trabalho para receber o seu rendimento, não é o dia de você trabalhar para o seu rendimento, um dia para ver futebol! É um dia para estudar e estar perto dos irmãos, para conviver nesta santa convocação mesmo que seja virtual se você está muito longe, mas é uma convocação ordenada por Deus que é santa!

E nenhum homem pode fazer algo santo só Deus o pode fazer, e Deus fez o Sábado um dia santo.

“nenhum trabalho farei, Sábado do Senhor é em todas as vossas habitações”

 E ISSO NUNCA MUDOU! ISSO CONTINUA!

Em HB 4:9 lemos: “portanto, resta aí um repouso sabático como a palavra sabatismo em grego significa, para o povo de Deus!”

Irmãos, Deus na lei e lemos em EX 20, lemos em LEV 23, Deus estabeleceu o Sábado como um tempo de santa assembleia incluindo o descanso e ainda resta um Sábado, esse repouso Sabático para o povo de Deus.

Também lemos em MT 5:14-16: “vós sois a luz do mundo, não se pode esconder uma cidade edificada sobre o monte nem se acende uma candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador e dá a luz a todos que estão na casa assim resplandeça a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”

Jesus Cristo nos ensina aqui em MT que devemos ser um exemplo, uma luz para os outros, deixando a nossa luz brilhar perante os outros homens.

E por isso irmãos nos reunirmos fielmente perante Deus é uma maneira essencial de honrarmos e reflete a presença de Deus nas nossas vidas, a nossa aparência também como nós aparecemos, o nosso comportamento como nos comportamos ou como nossos filhos se comportam são também expressões de adoração no dia santo de Deus.

A forma como nos apresentamos através de nosso vestuário, o cuidado pessoal e o comportamento como nos comportamos e como nossos filhos se comportam comunica respeito, decoro e honra a Deus e aos outros!

Em 1 TM 2:8-10 diz: “quero, pois, que os homens orem em todo o lugar levantando mãos santas sem ira nem contenda”

Você tem contenda com os outros?? Porque precisamos de orar em todo o lugar sem ira e sem contenda

“que do mesmo modo as mulheres se ataviem em trajo honesto, do mesmo modo com atitude, sem ira e sem contenda, se ataviem com pudor e modéstia, não com tranças ou com ouro, com pérolas  ou vestidos preciosos, mas como convém a mulher que fazem profissão de servir a Deus com boas obras”

Irmãos, Paulo aqui está a encorajar as damas a se adornarem ou se vestirem modestamente enfatizando as boas obras em vez de roupas elaboradas.

Em 1 PE 3:3-4 diz: “o efeito delas não seja o exterior no frisar dos cabelos e o uso de joias de ouro e na compostura dos vestidos, mas o homem encoberto no coração, no incorruptível traje de um espírito manso e quieto que é precioso diante de Deus”

Pedro aqui está a destacar a beleza interna sobre a extravagância exterior e não estou a dizer isto, irmãos, para desencorajar ou criticar, mas para guiar-nos gentilmente em direção a moderação e equilíbrio.

Vestirmos e cuidarmos de nós mesmos com modéstia evitando extremos que distraem ou atraem atenção indevida permite que a nossa adoração se concentre em Deus em vez de ser em nós mesmos.

E demonstra respeito pelos outros na assembleia, na congregação, na igreja de Deus.

Irmãos, igualmente importante é nossa atitude, os nossos pensamentos sobre nós mesmos e a nossa sensibilidade para com os outros devem refletir a mente de Jesus Cristo.

Quando o nosso pensamento é moral e atencioso e humilde isso então molda naturalmente as nossas escolhas, o nosso comportamento e a nossa aparência e isto então está a revelar o caráter piedoso de Deus.]

Em 2 TM 1:7 lemos: “porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, de amor e de moderação”

Isto significa um espírito equilibrado e moderado, um espírito que tem uma mente sã, moderada, equilibrada.

Irmãos, esforcem-se por esta moderação, por este equilíbrio, em todas as coisas, vista-se adequadamente para ocasião, mantenha um comportamento respeitoso e honroso, evite procurar atenção excessiva.

Irmãos, isto é importante em sermos bem equilibrados como da maneira que nos comportamos, de termos carinho para com os outros, respeitando e honrando os outros e começando isto em casa e isto é uma adoração que agrada a Deus.

Em resumo, irmãos, não queremos adorar a Deus em vão, a verdadeira adoração piedosa não é uma demonstração externa de piedade, não é expressa em palavras doces e melosas; a adoração piedosa segundo Deus, a verdadeira religião é um modo de vida.

Um modo de vida que honra a Deus em todos os pensamentos, em cada pensamento, em cada palavra, em cada ação. 

Irmãos, Deus sabe os nossos corações e os nossos pensamentos, tem que começar no coração o nosso pensamento.

E assim como Cristo cuida dos interesses outros, isto é, dos nossos interesses porque Ele deu a sua vida por nós e sofreu por nós, nós também devemos cuidar dos interesses daqueles que nos rodeiam mostrando humildade, honrando a todos e colocando os outros antes de nós mesmos.

Irmãos, este modo de vida, esta verdadeira adoração que agrada a Deus começa no lar onde a relação familiar representa Cristo e a igreja, mas depois estende-se a todos os aspectos da nossa vida.

Incluindo como nos reunimos para honrar a Deus, como nos apresentamos com vestuário modesto e apropriado, como nos comportamos no Sábado na congregação de Deus e como as nossas atitudes refletem sensibilidade, respeito e consideração pelos outros.

Irmãos, este é um modo de vida, isto é uma adoração que agrada a Deus e o equilíbrio em todas estas coisas é essencial, esta moderação quando as nossas ações, aparência e atitude se alinham com os princípios de Deus vivemos então uma vida que genuinamente agrada a Deus.

Irmãos, esta é uma adoração que flui de um coração submetido a Deus, com respeito a Deus, com temor de Deus, uma vida moldada pelo Espírito Santo de Deus e guiada pelo Espírito Santo de Deus a um caminho de humildade, honra e amor para com os outros.

Que Deus nos ajude a todos nós, irmãos, através do seu Espírito e que nos dê uma mente sã, uma mente moderada e bem equilibrada e que nos ajude a examinar a nós próprios cuidadosamente a nos examinarmos o nosso exemplo.

A viver de acordo com o caminho de Deus e a caminhar um verdadeiro estilo de vida, o verdadeiro modo de vida que agrada a Deus.

Esta é a adoração que agrada a Deus e que Deus deseja que é uma vida completamente dedicada a Ele refletindo o Seu caráter e honrando-O em tudo o que fazemos.

Jorge and his wife Kathy serve the Dallas (TX) and Lawton (OK) congregations. Jorge was born in Portuguese East Africa, now Mozambique, and also lived and served the Church in South Africa. He is also responsible for God’s Work in the Portuguese language, and has been visiting Portugal, Brazil and Angola at least once a year. Kathy was born in Pennsylvania and also served for a number of years in South Africa. They are the proud parents of five children, with 12 grandchildren and live in Allen, north of Dallas (TX).