Por que vamos à Festa dos Tabernáculos?

Você está aqui

Por que vamos à Festa dos Tabernáculos?

Por que vamos à Festa dos Tabernáculos?

Esta pode parecer uma pergunta boba. Mas merece uma reflexão.

Amós profetizou acerca da nossa era dizendo que o povo de Deus viria a ter uma atitude muito casual sobre o Sábado de Deus e outras tradições religiosas (Amos 8:5, 9). Será que nos tornámos indiferentes aos dias Santos de Deus? Precisamos ter certeza de que nós não sejamos indiferentes aos dias de Festa de Deus. Então: Por que vamos à Festa dos Tabernáculos?

A obediência em amor

A razão mais importante pela qual vamos à Festa é que queremos obedecer ao Deus Pai porque o amamos. Deus não está meramente a sugerir que atendamos a festa. "Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: As festas fixas do SENHOR, que proclamareis, serão santas convocações; são estas as minhas festas" (Levítico 23:2, ARA). A palavra para "convocações" em hebraico é miqra. Esta palavra significa "uma reunião pública, uma chamada ou uma assembleia." Além disso, observe que Deus diz que devemos proclamá-las como reuniões "santas". Deus inspirou os Dias Santos e Deus nos ordena a estarmos lá presentes. Se decidirmos não ir à festa ―sem um motivo válido ―então estamos escolhendo desobedecer a Deus.

“E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao SENHOR, por sete dias. Ao primeiro dia, haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis. Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao dia oitavo, tereis santa convocação e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; dia solene é, e nenhuma obra servil fareis” (versículos 33-36). Estas escrituras são muito claras. Não deve haver nenhuma dúvida de que devemos planejar para estar na Festa!

Razões válidas para não ir à festa?

Existem razões válidas para não ir à festa? Certamente má saúde é uma das razões. A festa é muito exigente fisicamente. Membros com graves problemas de saúde são dispensados de atendimento e devem planejar para guardar os Dias Santos do fim do ano em casa. As damas que estão nos últimos estágios da gravidez devem aconselhar-se com um ministro de Deus antes de ir à Festa. O estresse da Festa pode afetar negativamente o parto e a saúde de seu recém-nascido.

Outra razão válida para não ir à Festa é dificuldade financeira. Deus instituiu o segundo dízimo como forma de lhe dar os meios financeiros para participar na Festa. “Certamente darás os dízimos de toda a novidade da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu mosto, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR, teu Deus, todos os dias” (Deuteronômio 14:22-23).

Mas, devido às nossas economias nacionais enfraquecidas, alguns membros encontraram-se com pouco ou nenhum trabalho por um longo período de tempo. Se você tem estado desempregado, e por causa disso não tem sido capaz de poupar suficiente segundo dízimo, então existe a possibilidade de que você não seja capaz de guardar a festa este ano. Você, como um membro fiel da Igreja, pode solicitar assistência de segundo dízimo nessas condições, mas precisa entender que os fundos da Igreja para este propósito são limitados e nem todas as pessoas que solicitam assistência receberão essa assitência.

Alguns homens debaixo de grandes dificuldades financeiras têm perguntado se devem ir à Festa sem as suas famílias. Existe um princípio bíblico no que diz respeito a esta questão. “Três vezes no ano, todo varão entre ti aparecerá perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher, na Festa dos Pães Asmos, e na Festa das Semanas [Pentecostes], e na Festa dos Tabernáculos; porém não aparecerá vazio perante o SENHOR” (Deuteronômio 16:16). Se você não tem segundo dízimo suficiente para você e sua família irem à Festa, mas existem fundos suficientes para você como o chefe da família, então você deve planejar ir à Festa. Não é fácil deixar as nossas famílias para trás durante a Festa. Precisamos de ver esta questão da maneira que Deus ordena. Todos os homens devem comparecer diante de Deus na Festa. Se por algum motivo você não estiver planejando ir à Festa, por favor, tome conselho com um ministro de Deus.

Adorar o Rei

Outra razão que vamos à Festa é para adorar a Deus. “Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHORdos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos” (Zecarias 14:16). A Festa dos Tabernáculos retrata o momento em que Cristo reinará sobre a Terra como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 19:16). Após o retorno de Cristo, o mundo inteiro aprenderá a adorar corretamente Deus e Cristo. Quando vamos à festa, nós temos uma oportunidade de fazer o mesmo ―em antecedência ― estamos a adorar Cristo e o Pai.

Deus projetou a Festa e Último Ggrande Dia, o Oitavo Dia para serem observados num período de oito dias. Devemos planejar adorar a Deus nesse periodo estando presente em todos os cultos durante todos esses oito dias. Ao longo dos anos, alguns membros têm-se relaxado sobre a atendência regular dos cultos. Como verdadeiros membros da Igreja de Deus, não devemos permitir que sejamos ‘mornos’ na nossa participação dos cultos. Devemos de estar presentes nos cultos, todos os dias da Festa de Tabernáculos, a não ser que haja uma emergência ou doença. Cada culto nor oferece uma oportunidade de adorar a Deus. Esta é a única vez anual, quando todo o povo de Deus se reúne em conjunto e dão graças a Deus e o louvam pelas muitas bênçãos que recebemos Dele.

Seguindo o mesmo pensamento, tudo o que fazemos na festa deve ser realizado com a mentalidade que estamos na presença da realeza, de dignidade real. Deus é onipresente e Ele está presente na festa. Como agimos perante Deus é muito importante.

Cristo nos ensinou a importância de nos vestirmos e agirmos de forma adequada pela Sua parábola do vestido de casamento (Mateus 22:11-14). Nossa roupa com que nos vestimos nos cultos e nossa conduta no comer, beber e actividades de entretenimento durante a Festa devem ter os mais altos padrões de excelência. Lembre-se que durante a Festa, estaremos na presença da maior Majestade de todo o universo.

Igualmente lembre-se que na Festa você é bem visível perante o mundo à sua volta. É como que esteja num monte à plena vista de todos. “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:14-16).

A Festa é para aprender o temor do Eterno

Outra razão importante para irmos à Festa de Tabernáculos de Deus é para aprendermos a temer a Deus. "E, perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu mosto, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR, teu Deus, todos os dias (Deuteronômio 14:23). A Festa de Tabernáculos é uma das maiores ferramentas educacionais de Deus. É como que se fosse a faculdade de Deus para adultos e para jóvens, para toda a família, para teremos a oportunidade de ouvir o equivalente a três meses de sermões e sermõezinfos na festa. Algumas mensagens são exortativas, outras são corretivas, mas todas serão encorajadoras e inspiracionais. Estas mensagens foram planejadas para nós por Deus!

Nós todos devemos estar orando sobre as mensagens a que serão dadas na festa. Os ministros de Deus estão agora a preparar-se ativamente à volta do mundo, em várias línguas, para terem mensagens inspiradas por Deus durante a Festa. Se orarmos a Deus agora, bem em avanço, em plena fé para que Deus inspire as mensagens durante a Festa ―Ele inspirará! Jesus Cristo estará ajudando e inspirando todas as mensagens da Sua Festa de Tabernáculos pelo Seu Espirito Santo! Ele garante que receberemos a nutrição espiritual adequada que bem necessitamos! É a Igreja Dele! Ele é o Cabeça!

Neste versículo, a palavra "temer" em hebraico é yare, que significa "um temor com respeito e reverência." Conforme nós temos a oportunidade de observar os Dias Santos de Deus durante as Suas Festas anuais, nós aprendemos e desenvolvemos, acima de tudo, um relacionamento mais respeitoso para com Deus, de ano a ano. Se a nossa atitude é uma atitude correta, ir à Festa de Tabernáculos certamente nos vai ajudar “a temer ao SENHOR, nosso Deus, todos os dias.” Deus nos comanda ir à Festa de Tabernáculos para nos mostrar como Ele e Cristo têm trabalhado durante todo o ano. Quando vemos o crescimento espiritual “na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18) nos nossos irmãos e na Igreja, nos faz respeitar mais profundamente a Deus. Além disso, quando vemos o crescimento da Obra Dele, isso nos inspira e nos ajuda a entender que somos uma parte de um corpo espiritual muito maior.

Alegrar

Nós também vamos à festa para nos alegramos! “A Festa dos Tabernáculos guardarás sete dias, quando colheres da tua eira e do teu lagar. E na tua festa te alegrarás, tu, e teu filho, e tua filha, e teu servo, e tua serva, e o levita, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão das tuas portas para dentro. Sete dias celebrarás a festa ao SENHOR, teu Deus, no lugar que o SENHORescolher, porque o SENHOR, teu Deus, te há de abençoar em toda a tua colheita e em toda obra das tuas mãos; pelo que te alegrarás certamente” (Deuteronômio 16:13-15).

Deus projetou a Festa para refrescar-nos espiritualmente. Esta rejuvenescimento vem pela alegria. Durante os sete dias da Festa e durante o Último Grande Dia, temos a oportunidade de colocar nossos problemas de lado e focar no futuro glorioso a vir. Através do estudo e meditação das profecias mileniais as nossas ‘baterias espirituais’ são recarregadas e nos dá uma perspectiva mental e emocional mais forte e mais positiva.

Enquanto na festa, temos a oportunidade de entrar em contato com pessoas de mente semelhante às nossas. Esta comunhão anual fornece grande incentivo para nós. Conversando com nossos irmãos muitas vezes dá-nos a confiança adicional que precisamos para enfrentar os desafios e testes do ano seguinte.

Um momento para a família

Deuteronômio 16:14 nos mostra que devemos  alegrar com os nossos "filhos" e "filhas" na festa. Em outras palavras, a festa é um momento para a família. Devemos planejar a nossa Festa para ser de grande benefício para as nossas famílias. A Festa fornece a oportunidade perfeita para os pais ensinarem os filhos sobre o maravilhoso estilo de vida de Deus. A Festa retrata um periodo em que o mundo inteiro vai ser ensinado como viver o caminho de Deus. Durante o Milênio, a Terra estará cheia do conhecimento de Deus (Habacuque 2:14). Devemos encher nossos filhos com o conhecimento de Deus durante a festa.

Devemos seguir os princípios de ensino de crianças, conforme descrito em Deuteronômio 6:7. "E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.” Precisamos dedicar tempo às nossas famílias durante a Festa. Fale sobre os sermõezinhos e sermões com seus filhos. Faça isso diariamente enquanto eles estão frescos em sua mente e na deles.

Quando você inclui todos os membros da família no planejamento da festa, isso vai garantir-lhe que você e sua família tenham a melhor festa de sempre. Isto significa envolvendo seus filhos no planejamento de atividades e entretenimento durante a festa. E, certamente, compartilhando nosso segundo dízimo com membros da família irá ajudar a cada um deles se alegrarem.

Oportunidade para servir

As escrituras em Deuteronômio 16:13-15 referem-se não só a nossa família imediata, mas também à família de Deus. Devemos de tomar em consideração as necessidades dos "estrangeiros", "dos órfãosi" e "das viúvas" durante a festa. Deus quer que nós também façamos para que os outros membros da Igreja tenham a melhor festa de sempre. Devemos estar à busca de irmãos que podem precisar de nossa ajuda durante a Festa. Oferecendo caronas aos cultos e outras atividades é sempre uma grande ajuda para alguns. Incluindo os solteiros, os viúvos e as famílias monoparentais em nossa diversão na Festa é um grande serviço ao povo de Deus. Visto ao fato que os nossos irmãos estão tão dispersos, é importante que todos nós nos concentramos em incluir outros em nossas atividades durante a Festa.

Outra maneira de atender às necessidades dos outros na festa é servir numa área de organização do festival. Há muitas tarefas diferentes  que são necessárias para o sucesso da festa. Realizar uma Festa de Tabernáculos com grande sucesso requer muitas mãos a ajudar em equipe. Se você não recebeu um pedido para fazer algo na organização da Festa, então ofereça o seu serviço durante a Festa.  Uma festa sem problemas será edificante e encorajador para todo o povo de Deus presente na Festa.

Muitas pessoas que têm servido na Festa aprenderam que as suas melhores Festas sempre foram as que eles se dedicaram a servir os irmãos. Paulo escreveu: "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20:35). Se você trabalhar duro para fazer a Festa dos outros a melhor Festa de sempre, então você terá a melhor Festa de sempre!

A Festa dos Tabernáculos está perto. Todos usem a oportunidde de perguntar “por que vamos à Festa?” Se entende completamente “por que vamos à Festa” irá garantir que tenhamos uma Festa de Tabernáculos muito significativa ― da maneira que Deus deseja que você guarde a Festa!