As Diferenças de Personalidade e Temperamento
Pelo fato que cada criança é um ser humano único em termos da forma como ele ou ela pensa e age, muitas vezes, os pais se perguntam se essas diferenças devem afetar sua paternidade. De acordo com Gary e Marie Anne Ezzo, “as diferenças de personalidade e temperamentos afetam a paternidade na medida em que ajudam os pais a identificar as áreas que requerem esforço especial para educar os filhos até ao mesmo padrão de formação moral.
“No entanto, os padrões de educação e os objetivos não mudam com as diferenças de personalidade. As diferenças de temperamento não são uma desculpa aceitável para o pecado . . . A formação das crianças deve ser caracterizada pelo mesmo padrão de excelência moral, independentemente da sua personalidade, temperamento, ou gênero” (Deixe As Crianças Andarem Por Um Caminho Virtuoso, Guia do Líder, págs. 47-48).
Uma das maneiras que as pessoas se diferenciam é na forma como se expressam e recebem amor. Gary Chapman, em sua série de livros Cinco Linguagens de Amor, descreve essas maneiras como: (1) palavras encorajadoras, (2) atos de serviço, (3) dar presentes, (4) tempo de qualidade e (5) contato físico e proximidade. Apesar de que todas essas formas de expressar amor devam ser utilizadas, os pais amarão seus filhos duma maneira muito mais eficaz, se individualmente identificarem e usarem a linguagem principal de amor de seus filhos.