O Deus Todo-Poderoso: Governante do Universo

2 minutos tempo de leitura

O registro bíblico mostra que durante esta era Deus usa Seu poder para intervir com moderação, muitas vezes permitindo que o curso natural dos eventos alcancem gradualmente Seu propósito e plano para a humanidade.

Embora a Bíblia identifique Satanás como o “príncipe das potestades do ar” e o príncipe deste mundo (Efésios 2:2, João 12:31; 14:30 e 16:11), Deus mantém o total controle como “Senhor do o céu e da terra” (Mateus 11:25). Embora Deus permite uma latitude considerável ao diabo no que faz, por enquanto, Deus detém o direito e o poder de intervir.

O registro bíblico mostra que durante esta era Deus usa Seu poder para intervir com moderação, muitas vezes permitindo que o curso natural dos eventos alcancem gradualmente Seu propósito e plano para a humanidade. Lembre-se do que Jesus disse a Pilatos: “Nenhum poder terias . . . se de cima te não fosse dado” (João 19:11).

“O Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória” é o tema principal de Efésios 1 (versículos 3 e 17). Seu trono é “muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. Deus colocou todas as coisas debaixo de Seus [Jesus] pés” (versículos 21-22, NVI).

Davi, rei de Israel, reconheceu a soberania de Deus: “O Senhor estabeleceu o Seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe” (Salmo 103:19, NVI) e “Do seu santuário nas alturas o Senhor olhou; dos céus observou a terra” (Salmo 102:19, NVI).

O governante babilônico Nabucodonosor chegou a ver essas mesmas verdades depois de Deus tê-lo humilhado por sete anos. “O seu [de Deus] domínio é um domínio eterno; o seu Reino dura de geração em geração”, disse o rei. “Todos os povos da terra são como nada diante Dele [por comparação]. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus [o reino angelical] e com os habitantes da terra” (Daniel 4:34-35, NVI; comparar 5:21).

Os dois primeiros capítulos de Jó mostram a autoridade terrena do diabo e como ele se ajusta à supremacia de Deus sobre o universo. Embora o patriarca Jó tenha sofrido imensas tragédias por causa das ações do diabo, a narrativa mostra que, de nenhuma maneira, Satanás poderia fazer qualquer coisa que Deus não permitisse. Deus continua no controle de tudo.

Course Content

Studying the bible?

Sign up to add this to your study list.