O Nome e a Sociedade Celta
Estudiosos encontraram uma explicação lógica para a forma como a palavra Celta, em referência ao ramo ocidental dos povos das estepes, se originou. Alguns concluem que o rótulo étnico celta é outra forma da palavra goidélica irlandesa ceilt, que significa "ocultação" ou "oculto". O kilt escocês é uma palavra de derivação similar.
Isso se encaixa com a proibição religiosa defendida pelos celtas contra o registro por escrito de suas tradições folclóricas, o conhecimento e a sabedoria. As tradições deviam ser transmitidas apenas por via oral, e pode ter certeza que o objetivo da proibição não era encobrir o analfabetismo. Muitos celtas falavam e escreviam em grego e usavam isso em negócios privados e públicos. Mas se recusavam firmemente a divulgar a terceiros quaisquer informações sobre suas mais reverenciadas crenças e tradições.
Até mesmo Júlio César, durante a invasão da Gália, ficou impressionado com essa rígida proibição religiosa celta. Alguns estudiosos concluem que a palavra keltoi, ou celta, é um rótulo adequado para pessoas que guardam muito coisa sobre o seu passado e suas tradições ocultas.
Apesar das características sigilosas dos celtas, bastante de sua história foi registrada para nós, a ponto de chegarmos à conclusão de que os celtas e os citas vieram de uma herança israelita comum. Suas migrações tinham levado ambos a diferentes direções.
No final, no entanto, esses descendentes iriam encontrar-se novamente na Europa.