Comentário Bíblico: Deuteronômio 30

Você está aqui

Comentário Bíblico

Deuteronômio 30

A Escolha Obrigatória Entre a Vida e a Morte

Como mencionado anteriormente nos destaques do capítulo 28, Israel, ainda no cativeiro e em angústia, finalmente se arrependeria. É interessante como Deus descreve esse futuro arrependimento deles: "E o SENHOR, Teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua semente, para amares ao SENHOR, Teu Deus, com todo o coração e com toda a tua alma" (Deuteronômio 30:6). E como essa circuncisão do coração, que conduz ao amor a Deus, seria manifestada? O versículo 8 dá a resposta: "De novo, pois, darás ouvidos [num arrependimento futuro] à voz do SENHOR; cumprirás todos os Seus mandamentos que hoje Te ordeno" (ARA). Leia isso novamente! Memorize essa passagem! Pois muitos tentam dizer que a lei de Deus foi abolida.

Mas essa passagem mostra que, no momento de seu arrependimento, Israel — algo ainda para o futuro — voltará a obedecer aos mesmos mandamentos entregues por Moisés. E assim, longe de ser abolida, a lei de Deus ainda permanece em vigor (Malaquias 4:4-6; Mateus 5:17-20). Em Deuteronômio 30:11-14, Deus também assinala que não há desculpas plausíveis para se alegar ignorância. Moisés destacou que os mandamentos de Deus estavam totalmente acessíveis a Israel. E no Novo Testamento, o apóstolo Paulo aplica esse conceito de acessibilidade em relação ao nosso acesso a Cristo (Romanos 10:5-8).

Deus lembra a Israel (e também a nós hoje) que nos revelou o caminho da vida e o caminho da morte — e que temos a obrigação de escolher, pois Ele não tomará essa decisão por nós. Entretanto, se escolhermos o caminho errado, isso resultará em desgraça, sofrimento e, eventualmente, morte. Por outro lado, escolher o caminho certo significa ser abençoado com prosperidade, felicidade e vida — e isso não apenas para nós, mas também para nossos filhos (Deuteronômio 30:11-20; comparar Êxodo 20:5-6). Caso tenhamos escolhido o caminho errado no passado, não é tarde demais para voltar atrás — pelo menos, ainda não. Como mostra a primeira parte desse capítulo, temos a opção de voltar para Deus e para Seu caminho. E, quando fizermos isso, Ele nos perdoará e nos conduzirá à vida. Que todos possamos fazer a escolha certa!