Comentário Bíblico
Deuteronômio 32:48-33:29
As Bênçãos Proféticas de Moisés Sobre Israel
Pouco antes de sua morte, Moisés proclama bênçãos proféticas para as tribos de Israel. Anteriormente, em Gênesis 49, Moisés havia registrado que Jacó declamou profecias semelhantes para todas as tribos. Em uma dessas bênçãos, Moisés até cita Jacó, usando as palavras "sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi separado de seus irmãos" (Deuteronômio 33:16; Gênesis 49:26).
Atualmente, tais profecias são de grande valor na busca por essas tribos. Obviamente, para a maioria das pessoas a tribo mais fácil de identificar é a de Judá — considerada quase universalmente como a ancestral dos atuais judeus. Considerando a história do povo judeu, inclusive o moderno Estado de Israel, a profecia de que os judeus teriam muitos inimigos certamente provou sua veracidade (Deuteronômio 33:7). Mas e as outras tribos?
Apesar de ainda não ser totalmente reconhecido ou aceito, muitos chegaram à conclusão de que a maioria das tribos de Israel migrou para o noroeste da Europa após seu cativeiro na Assíria (comparar 2 Reis 17; e o guia de estudo bíblico “Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica”).
Os povos primários de todas as tribos de Israel seriam os de José. Ademais, José, pai de Efraim e Manassés (Deuteronômio 33:17), recebeu o direito de primogenitura após a desqualificação de Rúben, primogênito de Jacó (Gênesis 49:3-4; 1 Crônicas 5:1). Aqueles que concordam que os israelitas migraram para o noroeste da Europa, consideram que José é o antepassado dos povos anglófonos dos Estados Unidos e da antiga Comunidade Britânica. Contudo, a identificação das outras tribos é mais difícil, pois não há muitos indícios bíblicos e históricos que possibilitem realizar um rastreamento. Mas é possível que elas estejam entre nações como França, Suíça, Bélgica, Holanda, Irlanda, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega e Islândia. Todavia, Simeão (não mencionado em Deuteronômio 33) e Levi seriam espalhados entre as outras tribos (Gênesis 49:5-7) — embora a tribo de Levi tenha recebido a tarefa de ensinar a verdade divina ao povo de Deus (Deuteronômio 33:8-10).
O versículo 27 contém uma promessa maravilhosa a Israel que certamente se aplica ao povo espiritual de Deus hoje e sempre: "O Deus Eterno é o Nosso protetor; Ele sempre nos protege com os Seus braços". E isso nos lembra que Deus está sempre pronto para nos "amparar" quando cairmos, se dedicarmos nossas vidas a servi-Lo.