Comentário Bíblico: Deuteronômio 7

Você está aqui

Comentário Bíblico

Deuteronômio 7

Ser separado, obedecer e ser abençoado

O povo de Israel não deveria se unir pelo casamento com os povos de Canaã, pois Deus disse-lhes que eles "fariam desviar teus filhos de Mim, para que servissem a outros deuses " (versículo 4). Lamentavelmente, os israelitas não obedecerão a essa ordem, e a história de Israel e Judá revelaria o péssimo resultado disso. Aliás, isso nos lembra de exemplos individuais no Antigo Testamento, como Salomão, cujas esposas estrangeiras o induziram a abandonar o Deus vivo, ou a influência da rainha pagã Jezabel sobre o rei Acabe. E Deus diz basicamente a mesma coisa para nós hoje (comparar 2 Coríntios 6:14-18).

Em 1 Coríntios 7:39, Paulo deixa claro que um cristão não deve se casar com alguém de uma fé diferente. A Bíblia Viva traduz essa passagem da seguinte forma: "A esposa [cristã] é parte do marido enquanto este viver; se o esposo morrer, ela então poderá casar-se novamente, mas somente se casar com um cristão". Deus quer que sejamos felizes, e Ele sabe que um casamento inter-religioso não será tão harmônico, alegre e produtivo como seria doutra forma. Além disso, Deus está preocupado que Seu filho ou filha possa ser influenciado pelo cônjuge descrente a abandoná-Lo — o que aconteceu muitíssimas vezes na história da antiga Israel e Judá. Ademais, um cristão geralmente é um instrumento mais eficaz para fazer a obra de Deus quando tem um cônjuge crente, pois assim podem servir unânimes.

Nesse mesmo capítulo de Deuteronômio, Deus promete ao povo que se O obedecesse, Ele abençoaria suas posses e também os livraria de todas as doenças (Deuteronômio 7:15; comparar Êxodo 23:25). Mas nem os antigos nem os modernos israelitas viveram um estilo de vida agradável a Deus. E, como consequência disso, eles foram, são e serão atormentados com moléstias e doenças terríveis (comparar Levítico 26:16, 21, 25). Embora a enfermidade de um indivíduo possa ser causada por seu próprio pecado, como ter o vício do tabagismo, esse não era o caso. Por exemplo, o ar poluído pode causar doenças, mas nesse caso, quem pecou não foi quem respirou o ar, ​​mas os gananciosos responsáveis ​​pela poluição atmosférica — ignorando a incumbência que o homem recebeu de Deus para cuidar do meio ambiente. Aliás, a existência de doenças no mundo, em última análise, é o resultado de a humanidade estar separada de Deus devido ao pecado de Adão e Eva no Jardim do Éden.

Deuteronômio 7:20 explica que quando os israelitas entrassem na Terra Prometida, Deus lutaria e a conquistaria para eles. Lemos: "Além disso, o SENHOR, Teu Deus, mandará entre eles vespões, até que pereçam os que ficarem e se esconderem de diante de ti" (ARA). Ele também havia dito algo em Êxodo 23:27-28: "Enviarei o Meu terror diante de ti, desconcertando a todo o povo aonde entrares, e farei que todos os teus inimigos te virem as costas. Também enviarei vespões diante de ti, que lancem fora os heveus, os cananeus e os heteus de diante de ti". Mais tarde, veremos que Deus fez exatamente isso. Aliás, mesmo se os israelitas quisessem lutar, eles nãos sairiam vitoriosos, pois somente Deus poderia realizar tamanha façanha. Moisés declara: "Sabe, pois, hoje, que o SENHOR, Teu Deus, é que passa adiante de ti; é fogo que consome, e os destruirá, e os subjugará diante de ti; assim, os desapossarás e, depressa, os farás perecer, como te prometeu o SENHOR" (Deuteronômio 9:3, ARA).

Entretanto, Deus disse que eles tinham um papel a desempenhar — porém, eles não seriam os verdadeiros responsáveis ​​pela vitória. Após a conquista, Ele explica: "Enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram da vossa presença, bem como os dois reis dos amorreus, e isso não com a tua espada, nem com o teu arco" (Josué 24:12, ARA). Infelizmente, a futura desobediência de Israel mostraria como isso era verdade. Pois, como parte da punição por abandonar a Deus, Israel sofreria uma derrota ignominiosa nas mãos de seus inimigos. "O SENHOR te fará cair diante dos teus inimigos; por um caminho sairás contra eles, e por sete caminhos fugirás diante deles... serás oprimido e roubado todos os dias; e não haverá quem te salve" (Deuteronômio 28:25, 29). Assim, a confiança deles em suas armas de guerra seria totalmente inútil. A verdadeira segurança se encontra apenas na proteção e libertação de Deus.

Hoje, Deus instrui aos cristãos convertidos a não participarem de guerras (comparar Mateus 5:44; 26:52; Romanos 12:20; 2 Coríntios 10:3-4; Tiago 4:1-2; 1 João 3:15). Aliás, no maravilhoso mundo vindouro, quando o Reino de Deus governar a Terra, a humanidade como um todo não aprenderá mais a guerra (Isaías 2:4).