Comentário Bíblico: Êxodo 16

Você está aqui

Comentário Bíblico

Êxodo 16

Após quase um mês e meio da partida de Ramsés, a comida, que foi preparada e armazenada para a viagem, estava acabando. Mas, em vez de suplicar a Deus por suas necessidades, os israelitas mais uma vez reclamavam e murmuravam contra Moisés e Arão. Então, Moisés lembrou-lhes que suas queixas não eram contra ele, mas contra o próprio Deus. Porém, Deus novamente estendeu Sua paciência e misericórdia a Seu povo. Ele usou o próximo milagre como um teste. Agora Deus provê aos israelitas seu pão físico de cada dia. Eles o chamaram de "maná", que significa "o que é isso?", pois era um alimento nunca antes visto pelos seres humanos. Aliás, a Bíblia diz que aquilo era o "pão dos anjos" (Salmos 78:25, ACF — não que os anjos, como seres espirituais, precisassem de comida, mas simplesmente porque poderiam desfrutar do prazer de comer, como fizeram na casa de Abraão, ver Gênesis 18).

Esse novo mantimento para os israelitas era algo milagroso. Além da aparência sobrenatural desse alimento, Deus deu instruções específicas para sua coleta e armazenamento. Armazenar o maná em qualquer um dos seis dias da semana resultaria em apodrecimento e mau cheiro. Entretanto, essa deterioração não ocorreria quando o dobro do maná fosse colhido na sexta-feira e armazenado para o sábado (do pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado). Agora, o maná alimentaria os israelitas pelos próximos quarenta anos até Deus permitir que entrem na Terra Prometida. Ele também ordenou que certa porção do maná fosse colocada em um recipiente para ser preservada como um lembrete de Suas promessas — e esse maná, guardado em um pote de ouro e, eventualmente, armazenado ao lado da Arca da Aliança (Hebreus 9:4), foi impedido milagrosamente de estragar e feder durante séculos! O milagroso pão do céu foi entendido como um tipo do "verdadeiro pão do céu", Jesus Cristo (João 6:32-35).

Deus proveu ao Seu povo o alimento que eles precisavam. Como contrapartida, Deus esperava que os israelitas fossem obedientes às Suas leis, as quais Ele estava começando a revelar-lhes. Aliás, observe que esse episódio precedeu os eventos do Monte Sinai, onde os israelitas receberam os Dez Mandamentos e entraram na agora chamada Antiga Aliança. A evidência de escrituras como Êxodo 15:26 e 16:28, além de outras (por exemplo, Gênesis 2:3, 7:2, 26:5), prova que as leis e os estatutos de Deus estavam em vigor bem antes dos israelitas chegarem ao Monte Sinai. Assim, essas leis não passaram a vigorar apenas depois da Antiga Aliança — um argumento falacioso daqueles que tentam dizer que a lei de Deus foi abolida quando a Antiga Aliança se encerrou com a morte de Cristo.

Novamente, Deus providenciou o milagre do maná não apenas para alimentar o povo, mas também para ensiná-lo a guardar o sábado (Êxodo 16:29) — a obedecer a Sua lei (Êxodo 16:28) — antes da aliança no Monte Sinai. E Ele fez isso como um teste (Êxodo 16:4). Ainda hoje, o sábado continua sendo um verdadeiro mandamento de teste, que realmente mostra a todos quem está inteiramente comprometido com o caminho de Deus. Aliás, a sociedade atual nos aceitam prontamente quando vivemos de acordo com um código de não roubar, não matar, não cometer adultério, não amaldiçoar a Deus, etc. Mas e quanto a guardar o sábado? Isso é outra história. Pois, alguns diriam, isso é simplesmente "estranho".

Os sabatistas perdem seus empregos e enfrentam todos os tipos de problemas para observar o sétimo dia como Deus ordenou. Contudo, suas vidas são sempre melhores por causa disso — porque guardar o sábado resulta em verdadeiras bênçãos. Porém, às vezes é preciso muita fé e coragem para viver de acordo com essa convicção. E não é de admirar que o sábado seja um verdadeiro sinal de identificação do povo de Deus (ver Êxodo 31:13) — um símbolo visível que mostra quem está disposto a andar no caminho de Deus, independentemente dos obstáculos. Evidentemente, isso não quer dizer que todos os que guardam o sábado estão realmente comprometidos com Deus — é possível que alguns finjam fazer isso, como a maioria dos fariseus na época de Jesus. Ainda assim, o sábado é um importante sinal externo que Deus entregou ao Seu povo. E, na sociedade atual, ele é um verdadeiro mandamento de teste.

E você já está passando por esse teste de Deus? Até mesmo aqueles que já guardam o sábado de Deus devem sempre se autoexaminar para saber se estão guardando-o adequadamente (ver Isaías 58:13-14).