Comentário Bíblico: Êxodo 18

Você está aqui

Comentário Bíblico

Êxodo 18

Provavelmente, Zípora voltou para casa de seu pai em Midiã após brigar com Moisés por causa da circuncisão do filho. Há um registro informando que Moisés enviou-os de volta, mas o momento desse evento não está claro. Não há nenhum relato de toda a família saindo do Egito. Mas aqui vemos Jetro trazendo de volta a esposa e os filhos de Moisés.

Jetro também dá alguns conselhos a Moisés sobre como cumprir as responsabilidades de um líder em uma nação civil. Assim como se cansou de erguer sozinho o cajado de Deus no capítulo anterior, Moisés também estava cansado de lidar sozinho com todos os problemas do povo. E quando Jetro viu isso, ele lhe recomendou a instituição de uma liderança organizada para tratar das questões cotidianas de milhões de pessoas e animais. Lembre-se de que Jetro, um líder entre os midianitas, tinha anos de experiência em liderar pessoas.

Algumas pessoas argumentaram que esse tipo de hierarquia era contra a vontade de Deus. Contudo, observe que Jetro disse para instituir esse sistema de liderança somente se Deus assim ordenasse a Moisés (versículo 23). Pois seria inconcebível que Moisés, que falava com Deus todos os dias, tomasse uma decisão tão séria como essa sem consultá-Lo. Além disso, fica claro que Deus aprovou esse sistema, pois Ele ordenou posteriormente que fossem escolhidos setenta homens dentre aqueles que já eram "anciãos do povo" (Números 11:16) — ou seja, aqueles que tinham sido designados através desse sistema de liderança.

Assim, como nos capítulos quinze e dezesseis, o capítulo dezoito também revela que as leis e os estatutos de Deus estavam sendo ensinados e enunciados antes mesmo de sua declaração formal no Monte Sinai (versículo 16).