Comentário Bíblico: Êxodo 20

Você está aqui

Comentário Bíblico

Êxodo 20

Embora já fossem conhecidos antes disso, aqui está o primeiro registro escrito que temos de todos os Dez Mandamentos de Deus juntos — mandamentos que são fundamentados em Sua mais básica lei de amor (Marcos 12:29-31). Os quatro primeiros nos mostram como ter um relacionamento amoroso com Deus. Os últimos seis revelam como podemos compartilhar um relacionamento amoroso e respeitoso com nossos semelhantes. Embora o conhecimento das leis de Deus já estivesse disponível antes (Gênesis 26:5), provavelmente a maioria dos israelitas havia esquecido seus requisitos durante suas gerações de escravidão egípcia e por isso essas leis tiveram que ser reveladas novamente a eles.

Hoje em dia, muitos acreditam que foi Moisés quem deu os Dez Mandamentos à antiga Israel. Porém, a Bíblia revela exatamente o contrário. Através de uma nuvem de tempestade no Monte Sinai, o próprio Deus os recitou com Sua própria voz (Êxodo 20:1). E depois, Deus também os escreveucom Seu próprio dedo — em duas "tábuas de pedra" (Êxodo 31:18; Êxodo 24:12; Deuteronômio 5:22). Mais tarde, Ele até os reescreveu (Êxodo 34:1). Para definir melhor quem deu esses mandamentos, devemos entender que, séculos depois, nos dias de Cristo ninguém jamais tinha ouvido a voz de Deus Pai (João 5:37). O "Senhor", que proferiu os mandamentos, é referido no Antigo Testamento como a "Rocha" (Deuteronômio 32:4, 15, 31; Salmos 18:2, 31, 46). E segundo o Novo Testamento, "essa Rocha era Cristo" (1 Coríntios 10:4, NVI). Aqueles que pensam que Jesus aboliu os mandamentos de Seu Pai estão muito enganados. Em Seu Sermão da Montanha (Mateus 5-7), Ele "cumpriu" os mandamentos explicando sua intenção espiritual, em essência tornando-os ainda mais aplicáveis a nós (Mateus 5:17-20). Na verdade, Cristo é primeiramente Aquele que deu os mandamentos em nome do Pai — tanto para Israel quanto para a Igreja do Novo Testamento!

A entrega da lei foi um evento tão fenomenal que os israelitas temeram por suas vidas. Eles não apenas ouviam, mas também sentiam o chão estremecendo devido ao trovão e ao som das trombetas. E havia relâmpagos e a montanha fumegava. Deus estava exibindo uma fração de Sua grandeza e glória diante de Seu povo escolhido. Essa exibição impressionante não tinha a intenção de aterrorizar o povo, porque Deus não estava ali para prejudicá-los. O propósito de Deus era ensinar-lhes temor e respeito por Ele, para que não pecassem (versículo 20). Deve ter sido uma experiência muito humilhante para os israelitas. Mas, como Deus disse: "Quem dera que eles tivessem tal coração que Me temessem e guardassem todos os Meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!" (Deuteronômio 5:29). Como veremos, o respeito e a obediência não duraram muito tempo.