Comentário Bíblico: Gênesis 49:1-28

Você está aqui

Comentário Bíblico

Gênesis 49:1-28

Gênesis 49 detalha as últimas palavras de Jacó a seus filhos pouco antes de morrer. E, sob inspiração de Deus, Jacó descreve a situação de seus descendentes no futuro — mencionando cada um dos seus doze filhos. Alguns comentários buscam o cumprimento dessas profecias para cada tribo observando a história registrada nos livros do Antigo Testamento. Evidentemente, algumas das características e destinos delineados por Jacó foram cumpridos em pequena medida durante esses períodos. Entretanto, observe quando Jacó disse que essas profecias se cumpririam: “Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos derradeiros dias” (versículo 1).

As frases “nos derradeiros dias” e “nos últimos dias” aparecem cerca de vinte vezes na Bíblia. Isso se refere ao período de tempo no fim da era que conduz ao estabelecimento do Reino de Deus na Terra (por exemplo, Isaías 2:2; Miquéias 4:1; 2 Timóteo 3:1; 2 Pedro 3:3). Assim, em vez de predizer a situação das tribos nas épocas registradas nos livros de Reis e Crônicas, Jacó descreve as características delas no fim dos tempos. Isso nos diz algo muito interessante: Todas as tribos de Israel existirão como povos distintos no tempo do fim, pouco antes do retorno de Jesus Cristo — exceto Simeão e Levi, obviamente, que existirão como povos, mas espalhados por todas as outras tribos.

O significado de muitas dessas profecias sobre as tribos são difíceis de aplicar de forma individual e específica, devido ao amplo escopo da linguagem empregada. E de todos os detalhes mencionados, o versículo 10, referente a Judá, é o mais facilmente interpretado. Pela frase “o cetro não se arredará de Judá”, entendemos que uma sucessão de reis descendentes de Judá existiria até um determinado tempo, pois o cetro é um símbolo de realeza. E também menciona que o tempo determinado é “até que venha Siló”.

Siló é interpretado como “Pacífico e Próspero” ou como o “Salvador” e ainda como “A Quem [o Cetro] Pertence”, todas são referências a Cristo, a Quem as “pessoas obedeceriam”. Visto que a linhagem real existiria até os “últimos dias”, aqui a vinda de Siló deve indicar a segunda vinda de Cristo. Na verdade, essa profecia explica que Cristo assumirá o trono de Judá no fim dos tempos — o que significa que tem que existir um trono de reis de descendência judaica para Ele assumir. E, de fato, existe.

Os versículos 22-26 dão detalhes sobre as futuras bênçãos que viriam sobre os descendentes de José. Para saber mais sobre esse tema, peça ou baixe nosso guia de estudo bíblico gratuito Os Estados Unidos e a Inglaterra na Profecia Bíblica.

Anos depois, em Deuteronômio 33, Moisés daria outros detalhes sobre o futuro dessas tribos, pouco antes de os filhos de Israel entrarem na Terra Prometida sob a liderança de Josué. E quando Moisés falou sobre o futuro de José nessa passagem, ele estava citando Gênesis 49:26.