A Noiva de Christo

A Noiva de Christo

Como Paulo descreve o amor de Cristo pela Igreja?

"Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25).

Jesus ama a Igreja como um homem que espera se casar com a mulher de seus sonhos. Ele estava disposto a dar a sua vida para salvála.

O que a noiva vai vestir para o casamento quando Cristo retornar para governar a terra?

 “E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor, Deus Todo-Poderoso, reina. Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos" (Apocalipse 19:6-8).

Nesse ínterim, a Igreja terá feito sua preparação espiritual para o casamento. Ela é mostrada usando um belo vestido de casamento, que, na verdade, representa os seus atos justos. Mas, o que é justiça aos olhos de Deus? O Salmo 119:172 define: "A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça”. Os atos de justiça incluem a obediência aos mandamentos de Deus e o esforço contínuo para seguir o exemplo perfeito de Jesus.

Como Cristo está preparando a Igreja para esse casamento majestoso?

"Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" (Efésios 5:25-27).

A “mácula” a que Paulo se refere aqui são os pecados que sujam a roupa limpa e bela da noiva de Cristo. O pecado — a transgressão das leis de Deus — deve ser lavado com o sacrifício de Cristo e afastado através do poder do Espírito Santo no cristão, a fim de que ele mude e cresça espiritualmente. A Igreja de Deus ensina e busca viver pelas leis de Deus. E se prepara diariamente para se tornar a pura Noiva de Cristo.