Davi: Um Pastor que Aprendeu da Criação

Você está aqui

Davi

Um Pastor que Aprendeu da Criação

Sentado no topo de uma montanha, rodeado de ovelhas, o jovem pastor olhou admirado para ocintilante céu noturno. Mais tarde, esse jovem cresceria e escreveria alguns de seus pensamentos privados, que teve enquanto olhava atentamente para estrelas brilhantes do céu, "Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?" (Salmos 8:3-4).

Esse garoto era Davi—o pastor que se tornou rei e escreveu muitos salmos. O que podemos aprender do exemplo desse jovem pastor?

Davi não era medroso. Ele matou um urso, um leão e o gigante filisteu Golias. O fiel Davi restaurou a honra de Deus perante uma Israel amedrontada e uma nação idólatra. Por respeitar profundamente a Deus, ele serviu ao rei Saul, que era paranóico e ciumento, e até tentou matá-lo.

Em honra a Deus, Davi levou Israel à vitória em várias batalhas. Sua lealdade impressionou até o herdeiro do trono de Saul, o príncipe Jônatas, que o ajudou a assumir o trono em seu lugar.

Mesmo assim Davi não estava livre das tentações da carne. Ele cometeu adultério com Bate-Seba e depois planejou a morte de seu marido, Urias. Aos olhos de todos, Deus castigou Davi pelos seus pecados, dos quais ele se arrependeu profundamente (Salmos 51).

Deus perdoou a Davi, mas disse-lhe que sua falta de autocontrole resultaria em sucessivos distúrbios dentro de sua própria família. Mais tarde, Davi teve que fugir da tentativa de seu filho de tomar seu reino. O rei lamentou, como um verdadeiro pai, quando essa rebelião custou a vida de seu filho, Absalão. Depois, Davi contou seu exército antes de ir à guerra e Deus puniu Israel por causa desse ato infiel dele. Assim era o rei Davi, com seu comportamento justo, imperfeito e tudo mais.

Uma chave para o sucesso de Davi quanto ao seu relacionamento íntimo com Deus se encontra em Salmo 51. Ali podemos ver o próprio coração de Deus profundamente arraigado no peito de um pecador arrependido (Atos 13:22). Sua atitude humilde o ajudou a entender o propósito de Deus para a humanidade.

Fascinado pela magnificência da criação de Deus, Davi perguntou: "O que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para qPor que Você Nasceu?ue o visites?" (Salmos 8:4).

Davi sabia que o homem era o ápice da criação física de Deus: "Contudo, pouco menor o fizeste do que os anjos e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés" (versículos 5-6; ver também Gênesis 1:26).

O livro de Hebreus registra as palavras de Davi, depois acrescenta que ainda não alcançamos nosso destino maravilhoso: "Todas as coisas lhe [Deus] sujeitaste debaixo dos pés [do homem]. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas" (Hebreus 2:6-8).

Depois vemos que Deus, através de Jesus Cristo, (versículos 9-11) levará "muitos filhos à glória" (versículo 10). Está chegando a hora quando nós seremos realmente coroados "de glória e de honra" (Salmos 8:5), quando os fiéis a Deus reinarão na Terra como reis e sacerdotes (Apocalipse 5:10). Essa coroa de glória e honra, mencionada por Davi, faz parte de nosso destino. Não deixe de baixar ou solicitar os nossos guias de estudo bíblico Por que Você Nasceu? e O Caminho para a Vida Eterna para descobrir mais detalhes acerca de nosso impressionante destino.