Introspecções Sobre o Sofrimento Humano na História

Você está aqui

Introspecções Sobre o Sofrimento Humano na História

Na Abadia de Westminster, em Londres, em um local reservado para sepultar pessoas de renome e famosas, há dois grandes candelabros de ferro fundido representando figuras bíblicas. Entre os personagens do Antigo Testamento representados, dois se destacam.

Em uma das extremidades do castiçal maciço está o rei Salomão, retratado como reclinado num trono com seu manto majestoso, governando um povo unido e próspero, vivendo em um país repleto de bênçãos divinas. Sua sabedoria é apropriadamente resumida nos comentários da misteriosa Rainha de Sabá: “Contudo eu não o acreditava, até que vim e os meus olhos o viram. Eis que não me disseram metade; sobrepujaste em sabedoria e bens a fama que ouvi. Bem-aventurados os teus homens! Bem-aventuradas estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria! Bendito seja o Senhor teu Deus, que se agradou de ti e te colocou no trono de Israel! Porquanto o Senhor amou Israel para sempre, por isso te estabeleceu rei, para executares juízo e justiça” (1 Reis 10:7-9).

Salomão alcançou o ápice de suas efêmeras conquistas graças à generosidade de Deus. Na outra extremidade desse luminoso candelabro está o patriarca Jó, retratado como sofrendo profundamente sua miséria e desespero. Seu trono—para aliviar seu desconforto—é uma cama de cinzas. De uma terra distante, três de seus amigos vêm visitá-lo, mas não para enaltecer suas conquistas.

A existência do homem inclui tanto o sofrimento quanto a exaltação da vida. O sofrimento é tão parte dessa trajetória humana como é a obtenção de grandezas. O Deus de Israel fazia tanto parte da vida de Jó como da de Salomão, ou talvez até mais. 

Por isso, este estudo bíblico está tentando demonstrar, através do ponto de vista das próprias Escrituras, que um grande propósito está por trás de nossos sofrimentos. A vida nos permite ter tempo para refletir nestas importantes questões: Quem sou eu? Por que estou aqui? Onde me encontro no plano mestre de Deus?

Naturalmente, o sofrimento faz parte de nossa existência. Ninguém pode escapar dele. O sofrimento pode nos incentivar a reavaliarmos a importância da vida. E nos força a meditar e a considerar as principais questões de nossa existência. (Por favor, solicite nosso guia de estudo gratuito Por que Você Nasceu?para ter uma perspectiva bíblica sobre estes temas).

Nosso Criador está determinado a incutir Seu caráter em nós. Ele está muito mais interessado no caráter que vamos desenvolver do que nos deixar viver uma vida livre de sofrimentos. O próprio Jesus Cristo aprendeu a obedecer pelo que sofreu (Hebreus 5:8).