Podemos Prever o Futuro?

Você está aqui

Podemos Prever o Futuro?

Há muito tempo, a humanidade tem despertado a sua imaginação para, de algum modo, conhecer o seu futuro. Através dos séculos várias pessoas têm buscado através de videntes, de adivinhos e de médiuns uma forma de saber o futuro. Esses videntes auto-proclamados geralmente acabam em nada. Suas poucas previsões precisas ou são superadas em número pelos seus erros ou são suposições de sorte.

A Bíblia, no entanto, é diferente. Ela contém centenas de profecias detalhadas e mostra que algumas dessas predições foram cumpridas há muitos séculos. Grande parte da Bíblia é profecia, e suas predições são tão corretas que podiamos chamar a profecia bíblica nada mais do que “acontecimentos históricos revelados em antecipação”. Nesta lição estudaremos as manchetes do amanhã. Vejamos o que a Bíblia diz estar reservado para este mundo.

Deus prevê o futuro?

“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que Eu sou Deus, e não há outro; Eu Sou Deus, e não há outro semelhante a Mim; que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antigüidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: ‘O Meu conselho subsistirá, e farei toda a Minha vontade’” (Isaías 46:9-10).

Deus permite que as pessoas saibam o que acontecerá no futuro?

“Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem Ter revelado o Seu segredo aos Seus servos, os profetas”(Amós 3:7).

Deus tem revelado aspectos específicos do futuro através dos Seus profetas. As mensagens daqueles profetas, bem como de alguns dos apóstolos, aos quais também foram revelados aspectos do futuro, foram registradas na Bíblia para nós. A Palavra de Deus é a única fonte segura para entender o futuro.

Deus pode cumprir e executar o que predisse no passado?

“. . . sim, Eu o disse, e Eu o cumprirei; formei esse propósito, e também o executarei” (Isaías 46:11).

Uma coisa é predizer o futuro e outra, totalmente diferente, é ter o poder de fazer com que aconteça. Nenhum vidente humano tem esse poder!

A Bíblia menciona várias eras da história da humanidade?

“Respondeu-lhes Jesus: ‘Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por amor do Reino de Deus, que não haja de receber no presente muito mais, e no mundo vindouro a vida eterna’” (Lucas, 18:29-30).

“Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a Si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau . . .” (Gálatas 1:3-4).

Jesus Cristo comparou “esse tempo presente” com “o mundo vindouro”. O apóstolo Paulo descreveu este século como o “presente século mau”. Vemos nesta lição que a Bíblia fala a respeito da transição do “presente século mau” para o “mundo vindouro”.

A Bíblia fala acerca da “consumação do século”—a nossa época específica na história?

“No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.” (Mateus 24:3, ARA).

Jesus Cristo profetizou as condições específicas e os eventos que precederão o Seu retorno?

“Então verão vir o Filho do Homem em uma nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima . . .” (Lucas 21:27 28).

“Assim também vós, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que o reino de Deus está próximo” (versículo 31).

Estude, cuidadosamente, Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21. Estas passagens são declarações paralelas da Profecia do Monte das Oliveira, dadas por Jesus Cristo aos Seus discípulos pouco antes de Sua crucificação. Nesta extraordinária predição, no Monte das Oliveiras, Jesus resumiu as condições e os eventos que afetarão o mundo na época próxima ao Seu retorno.

Esta profecia também nos ajuda a entender os livros proféticos de Daniel e de Apocalipse, os quais descrevem alguns desses acontecimentos. Ao terminar esta lição, você também precisará ler estes dois livros para aumentar a sua compreensão acerca das condições e dos eventos do fim dos tempos.