Uma Influência Perversa e Invisível

Você está aqui

Uma Influência Perversa e Invisível

Sabemos que a profecia diz que o mundo seria um lugar perigoso no fim dos tempos. As ações do homem têm levado a humanidade à beira da extinção. Mas por que pensamos e agimos de uma maneira autodestrutiva? Há outro fator—que poucos reconhecem—que age no comportamento do ser humano?

Qual é a poderosa força que espalha essa cegueira espiritual que impede o povo de entender a verdade de Deus?

“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:3-4).

Existe uma razão por que muito poucas pessoas entendem e aceitam a verdade de Deus: Satanás, o diabo! Este poderoso e invisível ser espiritual é o mestre da mentira e do engano. Ele é o grande mentor por trás do engano religioso que envolve o mundo, ele tem cegado a humanidade a respeito da verdade de Deus. De um modo ou de outro, todos nós temos caído como vítimas de suas mentiras.

A Igreja de Deus Unida oferece este estudo bíblico, a revista Boa Nova e outros guias de estudo bíblico para ajuda-lo a entender a Bíblia realmente ensina—independentemente do que alguns dizem ou pensam que a Bíblia diz.

Qual é a extensão da influência de Satanás sobre o mundo?

 “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele” (Apocalipse 12:9).

 “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno” (1 João 5:19).

Estes versículos revelam que Satanás exerce domínio sobre o mundo. Sua influência é tão penetrante que ele é chamado de “o deus deste século” (2 Coríntios 4:4). Separados de Deus, os seres humanos estão sob seu controle e domínio (Atos 26:18). Este não é o mundo de Deus, mas do diabo.

Satanás tem muito a ver com o pecado e o sofrimento do ser humano?

 “Ele [Diabo] é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8:44).

Satanás tem influenciado intensamente as pessoas desde o tempo de nossos primeiros pais, Adão e Eva. E ele conseguiu afastá-los de Deus (Gênesis 3). Desde então, toda a humanidade tem escolhido viver longe de Deus.

Qual foi o resultado dessa cegueira espiritual e dessa falta de conhecimento de Deus?

“O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento . . . ” (Oséias 4:6).

Afetado por essa cegueira, separado de Deus e do Seu conhecimento, o homem consegue tomar decisões justas?

 “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte" (Provérbios 14:12; 16:25).

 “Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias 10:23).

Qual foi o resultado de a humanidade ter se desviado do conhecimento redentor de Deus e de ter escolhido o seu próprio caminho?

“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o Seu ouvido, para que não possa ouvir; mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o Seu rosto de vós, de modo que [Ele]não vos ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam a mentira, a vossa língua pronuncia perversidade. Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade” (Isaías 59:1-4).

 “O caminho da paz eles não o conhecem, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz. Pelo que a justiça está longe de nós, e a retidão não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão” (versículos 8-9).

Desde o começo da humanidade, as pessoas têm sido condescendentes com os caminhos satânicos e têm sofrido as consequências. Satanás tem fomentado imensos pecados e sofrimentos. Para entendermos a razão de tanta angústia e tristeza no mundo, precisamos ver além da influência de Satanás, ou seja, devemos observar nossas próprias ações, decisões e resultados de nossos pecados. Este mundo violento está manchado de sangue—um planeta cada vez mais à beira do desastre—é o resultado de toda a humanidade rejeitar a direção de Deus e escolher seguir “o deus deste século”.

Satanás estará cada vez mais ativo pouco antes do retorno de Cristo?

“ . . . Mas ai da terra e do mar! porque o Diabo desceu a vós com grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta . . . ” (Apocalipse 12:12).

Por que o diabo está muito irado nesta era em particular?

“ . . . O Diabo [tem] . . . grande ira, sabendo que pouco tempo lhe resta” (mesmo versículo).

Ao saber que o seu tempo está acabando e que Jesus Cristo logo o substituirá como governante da Terra, Satanás aumentará sua fúria contra os habitantes do planeta. Sua fúria causará mais dor e sofrimento.

O Diabo vai direcionar sua fúria a um determinado grupo de pessoas?

"Quando o dragão se viu precipitado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o Filho varão . . . E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus” (Apocalipse 12:13, 17).

Assim como Satanás odiava a Jesus Cristo e planejou os eventos que levaram à Sua execução (Lucas 22:2-6; João 13:27), ele também odeia, especialmente, aos membros da igreja que Jesus fundou. Ele é a força motriz detrás da perseguição daqueles que são fiéis a Jesus Cristo e guardam os mandamentos de Deus.

Jesus Cristo confirma que os Seus seguidores serão perseguidos?

“Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do Meu nome . . . E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós; e sereis odiados de todos por causa do Meu nome” (Lucas 21:12, 16-17).

Jesus profetizou que, antes de Seu retorno, quando os eventos chegarem ao clímax, certos indivíduos vão atacar violentamente aqueles que são fiéis a Deus. Muitos serão encarcerados e outros mortos. Em um mundo deveras hostil a Deus e às Suas leis, aqueles que creem e tentam viver no caminho de Deus serão odiados. Como Paulo nos adverte, “E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições” (2 Timóteo 3:12).