Os Dons de Deus: O Fundamento de Seu Relacionamento Conosco

Você está aqui

Os Dons de Deus

O Fundamento de Seu Relacionamento Conosco

Muitos relacionamentos são baseados em promessas verdadeiras ou complacentes, em compromisso e esperança. Por exemplo, o relacionamento matrimonial é fundamentado nas promessas de amor, fidelidade, honra e respeito. Uma amizade tem perspectiva de entendimento, confiança, honestidade e interesses comuns.

A base primária de um relacionamento entre Deus e nós é bem simples: É o amor. As escrituras nos revelam que a natureza de Deus, a principal motivação de tudo que Ele faz, é amor—um interesse altruísta por toda a humanidade. Isso foi expresso pelo apóstolo João: "E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele" (1 João 4:16, ARA). João acrescenta, "Nós O amamos, porque Ele nos amou primeiro" (versículo 19).

O amor sempre é expresso através do ato de dar. Jesus aconselha: "Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos darão; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo" (Lucas 6:38). Paulo explicou que "Deus ama ao que dá com alegria" (2 Coríntios 9:7).

Os presentes podem melhorar os relacionamentos e Deus é o maior doador de todos (Tiago 1:17).

Paulo nos diz: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:8).

Agora veremos alguns presentes importantes de Deus. Ele deseja que todos colaborem para receberem, como um presente dEle, a vida eterna.

Qual é o grande dom que demonstra mais do que todos os outros, que Deus nos ama?

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

O maior dom do amor de Deus é o sacrifício redentor de Seu Filho unigênito, Jesus Cristo, para pagar a pena pelos nossos pecados. Através de Cristo e Seu sacrifício, nós podemos ter acesso direto a Deus e ao Seu dom de salvação.

Deus oferece algum outro dom especial?

"Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim se pelo Pai lhe não for concedido" (João 6:65).

O chamado de Deus é um dom especial ainda não oferecido ao mundo todo. Jesus explicou isso aos Seus discípulos. Quando Lhe perguntaram por que falava por parábolas, Ele respondeu: "Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a Eles não lhes é dado" (Mateus 13:10-11).

Aqueles que estão sendo chamados para a vida eterna nesta era são intitulados "as primícias" (Tiago 1:18; Romanos 8:22-23; Hebreus 12:22-23). Este termo comum da escritura aplica-se à primeira parte de uma colheita, uma porção oferecida a Deus. As primícias humanas de Deus são poucas (Lucas 12:32). O convite das primícias para a vida eterna é nesta era. Porém, uma parte maravilhosa do plano de Deus é que depois do retorno de Jesus Cristo, o chamado de Deus—o Seu convite para entrar num relacionamento pessoal com Ele—vai se estender a toda a humanidade. Muitíssimas pessoas farão parte dessas imensas colheitas de Deus.

Quando Deus decide nos chamar, Ele também tem que nos oferecer outro dom especial antes de respondermos a essa chamada para este relacionamento com Ele.

O que Deus oferece juntamente com o Seu chamado?

"E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade" (2 Timóteo 2:24-25).

O arrependimento é um dom que Deus concede àqueles que aceitam voluntáriamente Seu convite ou chamado. Ao nos conceder o arrependimento, Deus nos dá capacidade de nos enxergarmos como Ele nos enxerga, isto é, como realmente somos em vez de como achamos que somos. Sem esse importante discernimento, continuamos espiritualmente cegos e incapazes de atender ao chamado de Deus.

Somente quando podemos reconhecer nossos defeitos e insignificância, em comparação a Deus e à luz de Sua Palavra, é que podemos nos arrepender genuinamente. "Mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que treme da Minha palavra" (Isaías 66:2).

Quando realmente percebemos a nossa insignificância e incapacidade, comparadas com a grandeza e o poder de Deus, então poderemos ser humildes. Essa humildade nos conduz à vontade de mudar e de arrepender-se.

Quando nos arrependemos Deus nos perdoa e apaga os nossos pecados com o dom do perdão. Vejamos a explicação de João em sua primeira epístola: "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:8-9).

Observemos essa pequena palavra "se". Algumas das ações de Deus em relação a nós dependem de nosso comportamento. Ele espera respostas positivas de nossa parte, se quisermos que nosso relacionamento com Ele avance. Assim como nas relações humanas, quanto mais positivas forem nossas repostas a Ele, com mais amor Ele nos corresponde. Assim o nosso relacionamento com Ele cresce e se torna mais íntimo.

Por exemplo, quando Deus nos perdoa, Ele se esquece de nossos pecados passados. "Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei" (Hebreus 8:12, ARA; comparar Salmo 103:11-13).

Qual o dom que segue o arrependimento e o perdão?

"E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2:38).

Jesus Cristo prometeu o dom do Espírito Santo (Atos 10:45) um pouco antes de Sua crucificação: "Mas aquele Consolador . . . vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (João.14:26). Deus provê esse dom para ajudar e confortar os verdadeiros discípulos de Cristo (João 14:16-17).

Deus nos dará o Seu Espírito se atendermos de bom grado ao Seu chamado e também nos arrependermos. Ele ainda nos instrui a ser batizados para poder receber esse dom.

Isto esclarece algo que lemos anteriormente. Expectativas existem em qualquer relacionamento. Deus espera nossa resposta positiva ao Seu dom de arrependimento e que nos comprometamos com Ele através do batismo nas águas.

A Bíblia mostra que, depois do batismo, Deus nos dá o Seu Espírito através da imposição de mãos (Atos 8:14-19). Assim, Paulo encorajou Timóteo: "Despertes o dom de Deus [o Seu Espírito] que existe em ti pela imposição das minhas mãos" (2 Timóteo 1:6-7). Normalmente, essa imposição de mãos deve de ocorrer logo após o batismo nas águas.

Deus disse que assim nos tornamos parte de Sua Igreja—o Corpo de Cristo—através do batismo. "Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo" (1 Coríntios 12:13).

Simplesmente, Deus não dá Seu Espírito à pessoa que não se arrepende. Jesus Cristo descreve o Espírito de Deus como algo que "o mundo não pode receber" (João 14:17). Deus dá Seu Espirito somente às pessoas que Ele escolhe e chama. Aquelas pessoas que Ele não chamar agora vão ter sua oportunidade mais tarde. (Para compreender mais profundamente o arrependimento, o batismo e o chamado e escolha dos servos de Deus, por favor, solicite nosso guia de estudo Bíblico gratuito O Caminho para a Vida Eterna).

Deus exige outra condição para nos dar o Seu Espírito?

"E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem" (Atos 5:32).

Mais uma vez vemos a responsabilidade que têm aqueles que começam um relacionamento especial com Deus. Deus espera que façam um grande esforço para obedecê-Lo.

A obediência para andar nos caminhos de Deus conduz a uma convivência íntima com Ele (1 João 1:3, 7). Ter o Espírito de Deus nos ajuda a fazer a Sua vontade e a seguir os Seus caminhos, a desenvolver a Sua natureza e o Seu caráter em nós. Cristo prometeu que o Pai enviaria um "Consolador" (o Espírito Santo) que ajudaria os Seus discípulos a discernir entre o pecado e a justiça, guiando-os à verdade (João 14:16, 26; 15:26; 16:7).

Qual o dom importante que Deus nos promete se nos arrependermos e nos convertermos genuinamente?

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23).

Paulo disse que Deus concede a vida eterna como uma dádiva. Deus nos antecipa a entrega desse dom porque o Seu plano sempre foi o de oferecer essa dádiva à humanidade desde a "fundação do mundo" (Mateus 25:34). A vida eterna na família de Deus é a esperança de todos aqueles que seguem a Deus (1 João 3:1-3; Tito 1:2).

Deus tem muitos dons para nós. Eles vão desde o Seu chamado ao inestimável dom da vida eterna. Naturalmente, Seus dons se sucedem à medida que começamos a respondê-Lo e aumenta nosso relacionamento com Ele (Romanos 8:30).

Os compromissos e as promessas compõem uma parte importante de qualquer relacionamento edificante. Quais os compromissos e as promessas oferecidas por Deus?