Introdução: Curso de Estudo Bíblico Lição 12

Você está aqui

Introdução

Curso de Estudo Bíblico Lição 12

As Sagradas Escrituras revelam que Deus tem um plano completo para salvar a humanidade. O plano gira em torno da missão profética e da obra de Jesus Cristo. "Porque Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele" (João 3:17, grifo do autor nesta lição).

Portanto, Deus nos "revelou o mistério da Sua vontade, de acordo com o Seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos" (Efésios 1:9-10, NVI).

Através deste Curso Bíblico, nós ênfatisamos o intento de Deus para salvar — através de Jesus Cristo — a maioria da humanidade da pena da destruição eterna, que todos nós somos merecedores, por causa do pecado. Ao completar o Seu plano majestoso, Deus terá dado a oportunidade de arrependimento a toda a humanidade.

Mas, trazer todas as pessoas ao arrependimento, dissuadindo-as a deixar os seus caminhos pecaminosos para que recebam a vida eterna, é uma tarefa gigantesca. Atualmente — ainda com a grande maioria dos seres humanos sob o domínio e a influência do grande enganador, Satanás, o diabo — relativamente poucos têm sido chamados a arrepender-se. E muito menos ainda os que decidem se arrepender.

Contudo, quando Jesus retornar, todos os que estiverem vivos — e seus descendentes — vão aprender a como obedecer a Seu Criador. Por fim, Deus vai levantar dos túmulos incontáveis milhões de pessoas que morreram sem nunca terem recebido o claro entendimento de Seus caminhos. Deus vai ensiná-los a se voltarem para Ele e para Sua verdade.

Deus revela o Seu esplêndido plano nas profecias e ensinamentos das Escrituras. Ele nos providenciou a chave, que abre o entendimento sobre Seu plano, através de Suas festas santas.

Provavelmente, a maioria das pessoas entendem que Jesus foi crucificado no dia da Páscoa bíblica — a primeira dessas maravilhosas festas. Alguns têm aprendido que as festas bíblicas apontam para Cristo e Sua obra. Contudo, poucos têm alcançado seu profundo significado e valor. A maioria dos crentes as vê como algo irrelevante para o seu relacionamento com Deus. As Escrituras, no entanto, demonstram isso de outra forma! As festas são as chaves para se entender corretamente o plano mestre de Deus e o papel central de Cristo nele.

Deus instituiu e ordenou a observância dessas festas santas para dar a conhecer ao Seu povo a sequência correta dos eventos em Seu plano de salvação da humanidade. Elas revelam a estrutura organizada dos grandes eventos do plano de Deus numa ordem lógica. E também revelam a estrutura sobre a qual está baseada a profecia bíblica. Além disso, elas revelam o grande propósito de Deus para o grandioso futuro do homem. (Para entender como a maior parte da humanidade ficou privada desse entendimento abrangente do plano e propósito de Deus para a humanidade, não deixe de ler "A Busca Infrutífera da Humanidade pelo Propósito de Vida").