Curso de Estudo Bíblico Lição 8: O Que é a Conversão Cristã?

Você está aqui

Índice

Nesta lição vamos examinar o processo pelo qual nossas vidas podem ser transformadas para servir a Deus—o processo de conversão.

Como sugerimos nas lições anteriores, nós encorajamos que busque na sua própria Bíblia todas as referências bíblicas mencionadas nesta lição e que não foram diretamente citadas.

Só Deus é que pode nos dar o poder para controlarmos correctamente os nossos pensamentos e atitudes assim como a força para resistirmos as tentações que nos rodeiam.

Nesta lição vamos examinar o processo pelo qual nossas vidas podem ser transformadas para Deus—o processo de conversão.

Vamos examinar os aspectos do pecado mais comumente referidos na Bíblia.

O que existe dentro de nós que nos conduz ao pecado?

Satanás é um mestre na tentação. Ele sabe como nos empurrar para que sejamos vítimas das nossas fraquezas e desejos egoístas.

O que a Bíblia diz sobre o arrependimento verdadeiro e sua importância para o nosso relacionamento com Deus.

O arrependimento genuíno produz uma mudança na maneira como vivemos, até mesmo na nossa forma de pensar.

É através do batismo que formalmente fazemos o nosso compromisso duma transformação permanente de parar de viver em pecado e entregar a nossa vida completamente a Deus.

É essencial que nós entendemos o verdadeiro significado e propósito da graça e do perdão de Deus.

Aqueles reconciliados com Deus mediante a fé no sacrifício de Cristo devem continuar a viver na fé, isto é, em harmonia com as crenças fundamentais ensinadas em toda a Palavra de Deus.

Quando nós realmente nos arrependemos dos pecados cometidos após o batismo, Deus perdoa-nos tal como Ele o fez no momento do batismo. A chave reside na nossa atitude de completo arrependimento no nosso coração.

Deus quer que nós coloquemos a obediência a Ele e a busca de Sua justiça e Seu Reino à frente de tudo o mais na nossa vida.

Será que nós, com a nossa própria força, temos a capacidade de realizar o nosso compromisso que fazemos com Deus?

Ser batizado e receber o Espírito Santo são o início de uma nova vida em Cristo. Devemos solicitar o batismo, o mais rapidamente possível, após nos arrependermos.

As palavras hebraicas e gregas traduzidas por ‘pecado’ através da Bíblia inteira se concentram na maioria dos casos em dois conceitos―transgressão e não acertar no alvo.

Os professores cegados e enganados por doutrinas e tradições falsas mas populares, as quais passaram de uma geração para outra, esses própios professores são entre as ferramentas de engano mais influentes que Satanás usa.

Quando João Batista falou acerca do batismo com fogo e do batismo com o Espírito Santo, o que ele quis dizer?

Nós encontramos um exemplo inspirador de Deus ajudando Seus servos fiéis num momento de crise no livro de Daniel.

Você vai fazer a escolha de colocar Deus em primeiro lugar em sua vida e seguir o seu exemplo?

Está além do escopo desta lição cobrir tudo o que Deus faz por nós através do Seu Espírito. Leia isso na próxima lição.

Temos intenção que estas perguntas sejam como um guias de estudo, para estimular você a ter uma maior reflexão sobre os conceitos discutidos nesta lição e para ajudar você a aplicá-los em sua vida pessoal.