A Corrupção do Cristianismo Apostólico

A Corrupção do Cristianismo Apostólico

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.94 MB)

Download (Baixar)

A Corrupção do Cristianismo Apostólico

MP3 Audio (2.94 MB)
×

Então, após a morte de Paulo e João, esse preconceito levou à primeira grande "apostasia" dos ensinamentos da Nova Aliança, como explicado pelos apóstolos de Cristo (2 Tessalonicenses 2:3)

Antes desse evento destrutivo, as congregações predominantemente de gentios estabelecidas por Paulo eram "imitadores das igrejas de Deus existentes na Judéia" (1 Tessalonicenses 2:14, ARA). Eles seguiam o mesmo caminho de vida espiritual praticado pelos cristãos judeus.

Após a queda de Jerusalém, no entanto, viver por esse caminho de vida tornou-se muito mais difícil. Era necessário um nível mais alto de fé e coragem, que muitos convertidos não tinham. Como resultado, os preconceitos mundanos contra todas as coisas judaicas começaram a entrar no cristianismo gentio. Os pontos de vista distorcidos sobre os escritos de Paulo, através líderes de "ignorantes e instáveis​​", começaram a minar o caminho de vida e o padrão de culto que os antigos cristãos gentios tinham copiado de seus irmãos judeus (2 Pedro 3:16).

Desde a segunda metade do primeiro século até ao quarto século, a parte da religião cristã que chamou a atenção dos historiadores sofreu mudanças dramáticas. Um novo conceito de "revelação progressiva" permitiu que os líderes da igreja revisassem a doutrina de acordo com suas percepções e necessidades da igreja — em vez de concordar estritamente aos ensinamentos proferidos pelos apóstolos. O caminho de vida ensinado pelos apóstolos foi progressivamente abandonado até que a maior parte da religião considerada cristã tivesse pouca semelhança com os ensinamentos apostólicos originais.

Jesus sabia que essa distorção, essa forma de cristianismo que rejeita lei iria surgir. Ele alertou: "Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade" (Mateus 7:22-23).

Aqueles que permaneceram fiéis ao ensinamento dos apóstolos sempre usaram as Escrituras como base para seu modo de vida. Assim, a Igreja que Jesus edificou tornou-se um "pequeno rebanho", como Ele mesmo disse de Seus seguidores (Lucas 12:32). (Para mais informações sobre como esse "pequeno rebanho" sobreviveu até hoje peça ou faça o pedido de nosso guia de estudo bíblico gratuito A Igreja que Jesus Edificou).