A "Maldição da Lei"

A "Maldição da Lei"

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.44 MB)

Download (Baixar)

A "Maldição da Lei"

MP3 Audio (3.44 MB)
×

Em ambos escritos e pregações, estudiosos e pastores igualmente recorrem a esta passagem para apoiar uma suposição equivocada de que Paulo via a lei de Deus como uma maldição. Mas como ele poderia vê-la como uma maldição se declarou em Romanos 7:12 que a lei de Deus era santa?

De fato, Paulo fala da "maldição da lei" (Gálatas 3:13), que significa uma maldição decretada pela lei. Mas ele não se refere à própria lei como uma maldição.

O que Paulo realmente diz é o seguinte: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro)" (versículo 13, ARA).

Alguns versículos antes, ele escreve: "Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei'" (versículo 10, ARA).

Primeiro, observe que a maldição se aplica a "todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei"! Nenhuma maldição é pronunciada contra aquele que obedece "todas as coisas" que a lei exige.

Claro, Jesus Cristo foi o único que obedeceu toda a lei corretamente, sem transgredir nada dela. O restante de toda a humanidade pecou.

Então, o que é "a maldição da lei"? E de que forma Cristo recebeu essa maldição por nós? O que Paulo realmente estava dizendo?

Isso é explicado facilmente pela própria lei. Gálatas 3:10 apenas parafraseia uma passagem do Antigo Testamento: "Maldito quem não puser em prática as palavras desta lei" (Deuteronômio 27:26, NVI). Está claro que a maldição não é a lei, mas a pena imposta por não cumpri-la.

Gálatas 3:13 também é uma citação resumida de uma passagem do Antigo Testamento que explica exatamente o que é amaldiçoado e o motivo: "Se um homem culpado de um crime que merece a morte for morto e pendurado num madeiro, não deixem o corpo no madeiro durante a noite. Enterrem-no naquele mesmo dia, porque qualquer que for pendurado num madeiro está debaixo da maldição de Deus. Não contaminem a terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá por herança" (Deuteronômio 21:22 -23, NVI).

Aqueles "culpados de um crime" — merecedor da pena de morte — eram pendurados em uma árvore depois de ser executado para servir como um exemplo público. Eles eram apresentados diante de todos como pecadores condenados e amaldiçoados por seus pecados.

Todos os seres humanos são culpados de pecar. Portanto, todos nós merecemos ser expostos como pecadores condenados e "amaldiçoados".

Jesus Cristo, ao ser crucificado e, de fato, pendurado em uma árvore como um criminoso condenado, "levando Ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça" (1 Pedro 2:24) .

Ele carregou toda a maldição — toda a vergonha pública e a pena de morte — que todos nós merecemos. Isso foi o que Paulo queria dizer em Gálatas 3:13, quando escreveu: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar" (ARA).