Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Nova Aliança Aboliu os Mandamentos?

A Nova Aliança Aboliu os Mandamentos?

Download (Baixar)
MP3 Audio (6.27 MB)

Download (Baixar)

A Nova Aliança Aboliu os Mandamentos?

MP3 Audio (6.27 MB)
×

A Bíblia nos diz que Cristo veio como o Mediador de uma melhor aliança (Hebreus 8:6 Hebreus 8:6Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas.
Almeida Atualizada×
). A crença popular de que a Nova Aliança revoga a lei de Deus reflete uma incompreensão de ambas as alianças. Deus nos diz que Ele alterou a aliança original e a fez uma "superior aliança instituída com base em superiores promessas" (versículo 6, ARA). Mas não foi estabelecida com leis diferentes. A lei permaneceu a mesma.

Houve, no entanto, uma fraqueza ou falha na aliança original. E esta falha estava nas pessoas e não na lei. "Deus, porém, achou o povo em falta e disse: Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá" (versículo 8, NVI). Isto aconteceu porque as pessoas "não continuaram na Minha aliança, e eu não atentei para eles, diz o Senhor" (versículo 9, ARA).

Na Antiga Aliança, Deus escreveu a lei em tábuas de pedra. Ela foi escrita externamente, não fazendo parte do pensamento e das motivações das pessoas. Ela foi escrita em sua literatura, mas não em seus corações. Na Nova Aliança, Deus escreve a lei nas mentes e nos corações de Seu povo (Hebreus 8:10 Hebreus 8:10Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;
Almeida Atualizada×
; Jeremias 31:33-34 Jeremias 31:33-34 [33] Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. [34] E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Almeida Atualizada×
).

Para capacitar as pessoas a interiorizar a Sua lei — para amá-la e obedecê-la com disposição e boa vontade — Deus faz esta promessa: "E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o Meu espírito e farei que andeis nos Meus estatutos, e guardeis os Meus juízos, e os observeis" (Ezequiel 36:26-27 Ezequiel 36:26-27 [26] Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. [27] Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.
Almeida Atualizada×
). O Espírito de Deus possibilita a Seu povo obedecerem as Suas leis!

As pessoas sem o Espírito Santo são incapazes de obedecer incondicionalmente. Por quê? "A mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus" (Romanos 8:7-8 Romanos 8:7-8 [7] Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita � lei de Deus, nem em verdade o pode ser; [8] e os que estão na carne não podem agradar a Deus.
Almeida Atualizada×
, NVI).

É por isso que a Antiga Aliança e a Nova Aliança são diferentes. Paulo explica que "era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne", e isso Deus tem conseguido ao enviar Jesus, que venceu a carne e "condenou o pecado [a transgressão da lei] na carne, para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito" (Romanos 8:3-4 Romanos 8:3-4 [3] Porquanto o que era impossível � lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. [4] para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Almeida Atualizada×
; ver também 1 João 3:4 1 João 3:4Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
Almeida Atualizada×
).

O Comentário Crítico Internacional, em referência a Romanos 8:4 Romanos 8:4para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Almeida Atualizada×
, diz: "O propósito de Deus em 'condenar' o pecado era que esse requisito de Sua lei se cumprisse em nós, isto é, que Sua lei seja estabelecida, no sentido de, finalmente, ser realmente e sinceramente obedecida em cumprimento das promessas de Jeremias 31:33 Jeremias 31:33Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Almeida Atualizada×
e Ezequiel 36:26 Ezequiel 36:26Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
Almeida Atualizada×
".

Em uma nota de rodapé de Jeremias 31:33-34 Jeremias 31:33-34 [33] Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. [34] E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Almeida Atualizada×
, o comentário explica que esta passagem "muitas vezes é mal interpretada como promessa de uma nova lei para tomar o lugar da antiga ou então como promessa de uma religião sem lei para todos, mas a nova coisa prometida no versículo 33 não é, de fato, uma nova lei, nem a liberação da lei, mas um desejo interior sincero e determinado por parte do povo de Deus para obedecer a lei antes dada a eles".

As seguintes passagens do Novo Testamento confirmam, seja explicitamente ou pelos exemplos, que Jesus e os apóstolos tinham os Dez Mandamentos como necessários para a verdadeira vida cristã.

Primeiro Mandamento: Mateus 4:10 Mateus 4:10Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Almeida Atualizada×
; 22:37-38.

Segundo Mandamento: 1 João 5:21 1 João 5:21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.
Almeida Atualizada×
, 1 Coríntios 6:9 1 Coríntios 6:9Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
Almeida Atualizada×
; 10:7, 14; Efésios 5:5 Efésios 5:5Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Almeida Atualizada×
.

Terceiro Mandamento: Mateus 5:33-34 Mateus 5:33-34 [33] Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. [34] Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Almeida Atualizada×
; 7:21-23; Lucas 11:2 Lucas 11:2Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;
Almeida Atualizada×
; 1 Timóteo 6:1 1 Timóteo 6:1Todos os servos que estão debaixo do jugo considerem seus senhores dignos de toda honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.
Almeida Atualizada×
.

Quarto Mandamento: Lucas 4:16 Lucas 4:16Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
Almeida Atualizada×
; Atos 13:14 Atos 13:14Mas eles, passando de Perge, chegaram a Antioquia da Psídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se.
Almeida Atualizada×
, 42, 44; 16:13; 17:2; 18:4; Hebreus 4:4 Hebreus 4:4pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras;
Almeida Atualizada×
, 9.

Quinto Mandamento: Mateus 15:3-6 Mateus 15:3-6 [3] Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição? [4] Pois Deus ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e, Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá. [5] Mas vós dizeis: Qualquer que disser a seu pai ou a sua mãe: O que poderias aproveitar de mim é oferta ao Senhor; esse de modo algum terá de honrar a seu pai. [6] E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus.
Almeida Atualizada×
; 19:17-19; Efésios 6:2-3 Efésios 6:2-3 [2] Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), [3] para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
Almeida Atualizada×
.

Sexto Mandamento: Mateus 5:21-22 Mateus 5:21-22 [21] Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e, Quem matar será réu de juízo. [22] Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.
Almeida Atualizada×
; 19:17-18; Romanos 13:9 Romanos 13:9Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Almeida Atualizada×
; Gálatas 5:19-21 Gálatas 5:19-21 [19] Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, [20] a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, [21] as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
Almeida Atualizada×
; Tiago 2:10-12 Tiago 2:10-12 [10] Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. [11] Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei. [12] Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.
Almeida Atualizada×
.

Sétimo Mandamento: Mateus 5:27-28 Mateus 5:27-28 [27] Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. [28] Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Almeida Atualizada×
; 19:17-18; Romanos 13:9 Romanos 13:9Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 6:9 1 Coríntios 6:9Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
Almeida Atualizada×
; 10:8; Efésios 5:5 Efésios 5:5Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
Almeida Atualizada×
; Gálatas 5:19-21 Gálatas 5:19-21 [19] Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, [20] a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, [21] as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.
Almeida Atualizada×
; Tiago 2:10-12 Tiago 2:10-12 [10] Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos. [11] Porque o mesmo que disse: Não adulterarás, também disse: Não matarás. Ora, se não cometes adultério, mas és homicida, te hás tornado transgressor da lei. [12] Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela lei da liberdade.
Almeida Atualizada×
.

Oitavo Mandamento: Mateus 19:17-18 Mateus 19:17-18 [17] Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos. [18] Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho;
Almeida Atualizada×
; Romanos 13:9 Romanos 13:9Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Almeida Atualizada×
; Efésios 4:28 Efésios 4:28Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade.
Almeida Atualizada×
.

Nono Mandamento: Mateus 19:17-18 Mateus 19:17-18 [17] Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos. [18] Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho;
Almeida Atualizada×
; Romanos 13:9 Romanos 13:9Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Almeida Atualizada×
; Colossenses 3:9 Colossenses 3:9não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos,
Almeida Atualizada×
; Efésios 4:25 Efésios 4:25Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.
Almeida Atualizada×
.

Décimo Mandamento: Lucas 12:15 Lucas 12:15E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui.
Almeida Atualizada×
, Romanos 7:7 Romanos 7:7Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
Almeida Atualizada×
; 13:9; Efésios 5:3 Efésios 5:3Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos,
Almeida Atualizada×
, 5.