Como Deus Equilibra Justiça com Misericórdia

Você está aqui

Como Deus Equilibra Justiça com Misericórdia

Download (Baixar)
MP3 Audio (1.62 MB)

Download (Baixar)

Como Deus Equilibra Justiça com Misericórdia

MP3 Audio (1.62 MB)
×

Deus não é apenas o Deus da justiça, mas também o Deus da misericórdia. Ambas, Sua justiça para com aqueles que voluntariamente Lhe desobedecem e Sua misericórdia para com aqueles que o respeitam o suficiente para buscar a Sua ajuda para poder obedecer-Lhe, são expressas no Segundo Mandamento.

Ele finaliza com estas palavras: "Porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares [ou até mil gerações, NVI] aos que me amam e guardam os Meus mandamentos"(Êxodo 20:5-6).

Deus equilibra justiça com misericórdia, considerando o que está no coração — se ainda há qualquer possibilidade de arrependimento. Então, desde que tal possibilidade exista, Deus não quer "que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se" (2 Pedro 3:9). Mas vai chegar um tempo em que aqueles que se recusem a se arrepender vão perecer.

É por isso que a Nova Aliança administra a lei de Deus considerando primeiro a atitude de quem tem andado pecando. Aquele que está disposto a "não pecar mais" é elegível para a misericórdia em vez da condenação. Mas, para aqueles que decidem continuar pecando Jesus diz: "Antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis" (Lucas 13:3).