Como Paulo Confirmou “Ainda Mais o Valor” da Lei

Você está aqui

Como Paulo Confirmou “Ainda Mais o Valor” da Lei

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.85 MB)

Download (Baixar)

Como Paulo Confirmou “Ainda Mais o Valor” da Lei

MP3 Audio (2.85 MB)
×

Um comentário de Paulo que muitas pessoas tiram de seu contexto e interpretam mal está em Romanos 3:28: "Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei".

O que ele quer dizer com "sem as obras da lei”? Ele estava dizendo que aquele que segue um padrão de vida que está além — ou ao contrário — dos ensinamentos da lei é agradável a Deus?

Vamos seguir cuidadosamente seu raciocínio. Apenas alguns versículos mais tarde ele pergunta e responde a uma importante pergunta: "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei?" (Versículo 31).

A Bíblia na Linguagem de Hoje mostra as palavras de Paulo com uma ênfase mais poderosa: "Será que isso quer dizer que, por causa da fé, nós tratamos a lei como se ela não valesse nada? Não; de modo nenhum! Pelo contrário, afirmamos que a lei tem valor".

O biblista Dr. Brad Young explica: "As palavras 'afirmar o valor’ é uma tradução muito melhor do significado das palavras gregas. O termo grego histemi, 'permanecer' ou ‘afirmar o valor’ é o equivalente da palavra hebraica kiyem, ‘manter em certa posição’ ou ‘fazer ficar com a interpretação correta’. Paulo queria colocar a Torá [a lei] numa base mais firme mediante a fé” (Paulo, o Teólogo Judeu, 1997, p. 97).

Paulo está totalmente de acordo com a forma como a Bíblia define o pecado — que o pecado é a desobediência à lei de Deus (1 João 3:4). Ele explica que "pela lei vem o conhecimento do pecado" ― diz-nos o que é o pecado (Romanos 3:20). Ele resume o assunto com estas palavras: "Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom" (Romanos 7:12). Isso demonstra que a lei ainda é válida.

A validade da lei, no entanto, não diz respeito ao problema da desobediência das pessoas. Deus lamentou-se acerca da antiga Israel: "Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem e guardassem todos os meus mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!" (Deuteronômio 5:29). No entanto, sob a Nova Aliança, uma nova mente e novo coração (por meio da fé de Cristo vivendo em nós, através do Espírito Santo) torna possível a verdadeira obediência (Jeremias 31:31-34; Hebreus 8:7-13; Gálatas 2:20).