Jesus e Paulo Enfatizam o Foco Correto da Lei

Você está aqui

Jesus e Paulo Enfatizam o Foco Correto da Lei

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.73 MB)

Download (Baixar)

Jesus e Paulo Enfatizam o Foco Correto da Lei

MP3 Audio (2.73 MB)
×

Eles estavam tentando impressionar a Deus com sua justiça, prestando mais atenção aos mínimos detalhes dos aspectos físicos da lei do que em seu objetivo espiritual.

Paulo identificou o problema: "Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus" (Romanos 10:1-3).

Jesus enfatizou o propósito original da lei e sua intenção espiritual (Mateus 5:17-48). Isto irritou a muitos líderes religiosos judeus. Eles tinham o hábito de medir a justiça de acordo com a aparência exterior. Eles destacavam detalhes físicos e a limpeza cerimonial para negligenciar as "coisas mais importantes" da lei de Deus, como a justiça, a misericórdia e a fé (Mateus 23:23-25).

Jesus criticou severamente esta ênfase equivocada: "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade" (versículos 27-28, NVI).

Sua ênfase distorcida desviava a verdadeira intenção e propósito da lei de Deus. Em contraste, Cristo confirmou a legítima intenção da lei. E Paulo simplesmente deu sequencia a essa ênfase correta de Cristo — incluindo o fato de que as cerimônias da lei e rituais serviram apenas como lembretes temporários de coisas melhores no futuro.

Jesus e Paulo sempre defenderam os ensinamentos da lei, que afetam o nosso coração, mente e comportamento. Estes aspectos da lei permanecem aplicáveis eternamente. Pois, eles revelam não só o que é pecaminoso, mas também a verdadeira justiça de Deus, que deseja escrevê-la em nossos corações e mentes. Os cristãos são guiados para entenderem correta e voluntariamente a aplicabilidade do verdadeiro foco da lei em suas próprias vidas.