Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Espírito Santo: A Promessa de Deus de Sua Ajuda Milagrosa

Você está aqui

O Espírito Santo

A Promessa de Deus de Sua Ajuda Milagrosa

Download (Baixar)
MP3 Audio (7.37 MB)

Download (Baixar)

O Espírito Santo: A Promessa de Deus de Sua Ajuda Milagrosa

MP3 Audio (7.37 MB)
×

A pedra fundamental da Nova Aliança é a promessa de Deus: "Porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração" (Jeremias 31:33 Jeremias 31:33Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Almeida Atualizada×
). Em Ezequiel 36:26-27 Ezequiel 36:26-27 [26] Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. [27] Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.
Almeida Atualizada×
Ele nos diz como vai fazer isso: "Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis" (NVI).

Precisamos da ajuda de Deus, através do Seu Espírito, para obedecer-Lhe de coração e sintonizar nossos pensamentos, atitudes e ações com Ele. Devemos permitir que o Seu Espírito para torne-se a força motriz de nossas vidas, para que possamos ter este "coração novo".

Para compreender como o Espírito de Deus trabalha em nós, temos que entender o que é o Espírito de Deus.

O Espírito Santo não é uma "pessoa" à parte, como sendo elemento de uma "Santíssima Trindade". Simplesmente não há evidência bíblica para apoiar a crença comum de que o Espírito Santo seja uma pessoa separada (para ver a prova bíblica, solicite ou baixe o nosso guia de estudo bíblico gratuito Quem é Deus?). Nas Escrituras o Espírito Santo é descrito mais frequentemente como o poder de Deus agindo em nossas vidas para nos guiar (ver Romanos 8:14 Romanos 8:14Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Ajuda divina através do Espírito de Deus

Como é que o Espírito de Deus nos guia? Vamos analisar alguns aspectos.

O Espírito Santo nos mantém em contato com a mente de Deus. O Espírito de Deus trabalha com nossa mente. O apóstolo João descreve isso desta forma: "E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu" (1 João 3:24 1 João 3:24Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado.
Almeida Atualizada×
, ARA). Através do Espírito de Deus, que Ele nos dá, podemos ser influenciados por Deus para o bem. Isso está em contraste com o mundo ao nosso redor e com nossa própria natureza, que nos influenciam para o mal.

O Espírito de Deus também nos ajuda a chegar a uma compreensão mais profunda de Sua verdade. Quando Jesus prometeu aos apóstolos que lhes enviaria o Espírito, Ele disse: "Quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade" (João 16:13 João 16:13Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.
Almeida Atualizada×
).

O Espírito de Deus inspira um entendimento mais profundo da Sua Palavra, propósito e vontade. Como nos diz 1 Coríntios 2:9-11 1 Coríntios 2:9-11 [9] Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. [10] Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. [11] Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus.
Almeida Atualizada×
: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão [pelo] o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão [pelo] o Espírito de Deus".

Sem o Espírito de Deus uma pessoa não pode entender plenamente a Palavra de Deus e Sua vontade, "porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (versículo 14).

O Espírito Santo torna possível a superação. Nada que Deus nos peça de é tão difícil de alcançar com o Seu poder agindo em nossas vidas. Romanos 8:26 Romanos 8:26Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
Almeida Atualizada×
nos diz que o Espírito de Deus nos ajuda em nossas fraquezas. Paulo falou por todos nós, quando disse: "Posso todas as coisas Naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13 Filipenses 4:13Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Almeida Atualizada×
).

Jesus promete aos cristãos: "Mas a Deus tudo é possível" (Mateus 19:26 Mateus 19:26Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
Almeida Atualizada×
, Marcos 10:27 Marcos 10:27Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível.
Almeida Atualizada×
). A vida cristã tem que ser uma vida de superação. Deus não quer que fiquemos do mesmo jeito de quando fomos chamados. Em vez disso, Ele nos diz: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento" (Romanos 12:2 Romanos 12:2E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Almeida Atualizada×
). O cristianismo é um caminho de vida de superação, de crescimento e de transformação de nossos pensamentos e mente até nos tornarmos como Jesus Cristo (Filipenses 2:5 Filipenses 2:5Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Almeida Atualizada×
).

O Espírito de Deus convence a nossa consciência e nos ajuda a ver o pecado como realmente é. Ao falar do Espírito Santo, que seria dado a Seus seguidores após Sua morte, Jesus disse que ele "convencerá o mundo do pecado" (João 16:8 João 16:8E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
Almeida Atualizada×
). O Espírito de Deus dentro de nós, trabalhando com a nossa consciência, nos ajuda a reconhecer e evitar o pecado.

O Espírito Santo produz em nós o fruto divino. Assim como uma macieira produz maçãs, o Espírito de Deus produz um determinado tipo de fruto em nossas vidas. Paulo descreve os aspectos desse fruto, que deve ser evidente naqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, como sendo de "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio" (Gálatas 5:22-23 Gálatas 5:22-23 [22] Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. [23] a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
Almeida Atualizada×
) .

O Espírito de Deus também nos conforta, nos encoraja e nos ajuda de outras maneiras. Jesus Cristo prometeu enviar a Seus discípulos um "Consolador" (João 14:16 João 14:16E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.
Almeida Atualizada×
) ou "Auxiliador" (BLH). A verdadeira garantia e a força vêm do fato de o Espírito de Deus habitar em nós. Nós não precisamos ficar excessivamente preocupados sobre o que pode acontecer conosco. O Espírito de Deus é uma garantia de que tudo que acontecer vai ser para o bem "daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto" (Romanos 8:28 Romanos 8:28E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Almeida Atualizada×
).

O crescimento para a maturidade espiritual

A correta compreensão da verdade bíblica de que o Espírito Santo é o poder de Deus pode transformar nossas vidas nos ajuda a entender melhor o Seu propósito e vontade para nós.

É também uma chave para entender todo o propósito e intenção da Nova Aliança. Deus não estabeleceu a Nova Aliança para abolir as Suas leis, que são santas, justas e boas (Romanos 7:12 Romanos 7:12De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
Almeida Atualizada×
). Ele a estabeleceu para remediar a falha que estava nas pessoas (Hebreus 8:8 Hebreus 8:8Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto.
Almeida Atualizada×
) — a fraqueza, a desobediência e a falta de fé inerente a todos nós e que nos leva a pecar (Romanos 3:10-18 Romanos 3:10-18 [10] como está escrito: Não há justo, nem sequer um. [11] Não há quem entenda; não há quem busque a Deus. [12] Todos se extraviaram; juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. [13] A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; [14] a sua boca está cheia de maldição e amargura. [15] Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. [16] Nos seus caminhos há destruição e miséria; [17] e não conheceram o caminho da paz. [18] Não há temor de Deus diante dos seus olhos.
Almeida Atualizada×
). Por meio de Seu Espírito, Deus nos capacita a desenvolver um caráter santo e justo e a resistir à tentação e à atração do pecado.

Com o Espírito de Deus agindo em nós, a maravilhosa promessa de Deus da Nova Aliança, em Jeremias 31:33-34 Jeremias 31:33-34 [33] Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. [34] E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz o Senhor; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.
Almeida Atualizada×
, pode ser cumprida: "Porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados".