O Espírito Santo: A Promessa de Deus de Sua Ajuda Milagrosa

Você está aqui

O Espírito Santo

A Promessa de Deus de Sua Ajuda Milagrosa

Download (Baixar)
MP3 Audio (7.37 MB)

Download (Baixar)

O Espírito Santo: A Promessa de Deus de Sua Ajuda Milagrosa

MP3 Audio (7.37 MB)
×

A pedra fundamental da Nova Aliança é a promessa de Deus: "Porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração" (Jeremias 31:33). Em Ezequiel 36:26-27 Ele nos diz como vai fazer isso: "Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis" (NVI).

Precisamos da ajuda de Deus, através do Seu Espírito, para obedecer-Lhe de coração e sintonizar nossos pensamentos, atitudes e ações com Ele. Devemos permitir que o Seu Espírito para torne-se a força motriz de nossas vidas, para que possamos ter este "coração novo".

Para compreender como o Espírito de Deus trabalha em nós, temos que entender o que é o Espírito de Deus.

O Espírito Santo não é uma "pessoa" à parte, como sendo elemento de uma "Santíssima Trindade". Simplesmente não há evidência bíblica para apoiar a crença comum de que o Espírito Santo seja uma pessoa separada (para ver a prova bíblica, solicite ou baixe o nosso guia de estudo bíblico gratuito Quem é Deus?). Nas Escrituras o Espírito Santo é descrito mais frequentemente como o poder de Deus agindo em nossas vidas para nos guiar (ver Romanos 8:14).

Ajuda divina através do Espírito de Deus

Como é que o Espírito de Deus nos guia? Vamos analisar alguns aspectos.

O Espírito Santo nos mantém em contato com a mente de Deus. O Espírito de Deus trabalha com nossa mente. O apóstolo João descreve isso desta forma: "E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus, nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu" (1 João 3:24, ARA). Através do Espírito de Deus, que Ele nos dá, podemos ser influenciados por Deus para o bem. Isso está em contraste com o mundo ao nosso redor e com nossa própria natureza, que nos influenciam para o mal.

O Espírito de Deus também nos ajuda a chegar a uma compreensão mais profunda de Sua verdade. Quando Jesus prometeu aos apóstolos que lhes enviaria o Espírito, Ele disse: "Quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade" (João 16:13).

O Espírito de Deus inspira um entendimento mais profundo da Sua Palavra, propósito e vontade. Como nos diz 1 Coríntios 2:9-11: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão [pelo] o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão [pelo] o Espírito de Deus".

Sem o Espírito de Deus uma pessoa não pode entender plenamente a Palavra de Deus e Sua vontade, "porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (versículo 14).

O Espírito Santo torna possível a superação. Nada que Deus nos peça de é tão difícil de alcançar com o Seu poder agindo em nossas vidas. Romanos 8:26 nos diz que o Espírito de Deus nos ajuda em nossas fraquezas. Paulo falou por todos nós, quando disse: "Posso todas as coisas Naquele que me fortalece" (Filipenses 4:13).

Jesus promete aos cristãos: "Mas a Deus tudo é possível" (Mateus 19:26, Marcos 10:27). A vida cristã tem que ser uma vida de superação. Deus não quer que fiquemos do mesmo jeito de quando fomos chamados. Em vez disso, Ele nos diz: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento" (Romanos 12:2). O cristianismo é um caminho de vida de superação, de crescimento e de transformação de nossos pensamentos e mente até nos tornarmos como Jesus Cristo (Filipenses 2:5).

O Espírito de Deus convence a nossa consciência e nos ajuda a ver o pecado como realmente é. Ao falar do Espírito Santo, que seria dado a Seus seguidores após Sua morte, Jesus disse que ele "convencerá o mundo do pecado" (João 16:8). O Espírito de Deus dentro de nós, trabalhando com a nossa consciência, nos ajuda a reconhecer e evitar o pecado.

O Espírito Santo produz em nós o fruto divino. Assim como uma macieira produz maçãs, o Espírito de Deus produz um determinado tipo de fruto em nossas vidas. Paulo descreve os aspectos desse fruto, que deve ser evidente naqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, como sendo de "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio" (Gálatas 5:22-23) .

O Espírito de Deus também nos conforta, nos encoraja e nos ajuda de outras maneiras. Jesus Cristo prometeu enviar a Seus discípulos um "Consolador" (João 14:16) ou "Auxiliador" (BLH). A verdadeira garantia e a força vêm do fato de o Espírito de Deus habitar em nós. Nós não precisamos ficar excessivamente preocupados sobre o que pode acontecer conosco. O Espírito de Deus é uma garantia de que tudo que acontecer vai ser para o bem "daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por Seu decreto" (Romanos 8:28).

O crescimento para a maturidade espiritual

A correta compreensão da verdade bíblica de que o Espírito Santo é o poder de Deus pode transformar nossas vidas nos ajuda a entender melhor o Seu propósito e vontade para nós.

É também uma chave para entender todo o propósito e intenção da Nova Aliança. Deus não estabeleceu a Nova Aliança para abolir as Suas leis, que são santas, justas e boas (Romanos 7:12). Ele a estabeleceu para remediar a falha que estava nas pessoas (Hebreus 8:8) — a fraqueza, a desobediência e a falta de fé inerente a todos nós e que nos leva a pecar (Romanos 3:10-18). Por meio de Seu Espírito, Deus nos capacita a desenvolver um caráter santo e justo e a resistir à tentação e à atração do pecado.

Com o Espírito de Deus agindo em nós, a maravilhosa promessa de Deus da Nova Aliança, em Jeremias 31:33-34, pode ser cumprida: "Porei a minha lei no seu interior e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. E não ensinará alguém mais a seu próximo, nem alguém, a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior, diz o SENHOR; porque perdoarei a sua maldade e nunca mais me lembrarei dos seus pecados".