O Livro de Atos Mostra A Crença e a Prática da Igreja Primitiva

Você está aqui

O Livro de Atos Mostra A Crença e a Prática da Igreja Primitiva

Download (Baixar)
MP3 Audio (8.13 MB)

Download (Baixar)

O Livro de Atos Mostra A Crença e a Prática da Igreja Primitiva

MP3 Audio (8.13 MB)
×

Seus capítulos iniciais descrevem a fundação da Igreja e seus primeiros anos; e nos capítulos posteriores descreve as viagens e as ações do apóstolo Paulo.

O ponto de vista comum entre a maioria das igrejas de hoje é que Jesus veio para abolir as leis do Antigo Testamento e que Paulo ensinou que não era mais necessário que os cristãos guardassem essas leis. Mas o que o livro de Atos revela sobre o que a Igreja primitiva pensava e fazia? Será que ele apoia este ponto de vista, ou mostra-nos algo muito diferente? Na época havia um conflito com o costume e prática judeu típico, como estabelecido no Antigo Testamento? Veja a prova por si mesmo — você é o juiz!

Atos 2:1 - A Igreja do Novo Testamento milagrosamente começou quando os membros estavam reunidos na Festa de Pentecostes (também chamado de Festa das Semanas ou Primícias), de acordo com os mandamentos de Deus de Levítico 23:15-16, 21 e Deuteronômio 16:16.

Atos 2:46 - A Igreja primitiva se reunia "unânimes todos os dias no templo".

Atos 5:19-20 – Depois que os apóstolos foram presos, um anjo disse-lhes para continuar ensinando no templo.

Atos 5:21, 25, 42 - Os apóstolos continuaram ensinando no templo.

Atos 5:32 - Pedro ensinou que Deus dá o Seu Espírito Santo "àqueles que lhe obedecem".

Atos 6:7 - "Um grande número de sacerdotes obedecia à fé" (NVI) — que não viu nenhuma contradição entre o cristianismo e seus cargos de sacerdotes.

Atos 7:1-53 - Estêvão explicou que Jesus Cristo e o cristianismo são o cumprimento da profecia do Antigo Testamento e um resultado natural do que predisse as Escrituras do Antigo Testamento.

Atos 8:26-39 – Filipe explicou ao eunuco etíope como Jesus Cristo é o cumprimento das profecias do Antigo Testamento.

Atos 9:20 - Imediatamente após a sua conversão milagrosa, Paulo, "nas sinagogas, pregava a Jesus" em Damasco.

Atos 10:14 - Cerca de uma década depois da crucificação e ressurreição de Cristo, Pedro disse: "Nunca comi coisa alguma comum e imunda", obviamente ele continuava obedecendo as leis de Deus sobre as carnes limpas e imundas encontradas em Levítico 11 e Deuteronômio 14. (Para entender o verdadeiro significado desta passagem, e como ela é extremamente mal interpretada, solicite ou baixe nosso livro gratuito O que a Bíblia ensina sobre Carnes Limpas e Imundas?).

Atos 11:8 - Pedro relatou esse evento, dizendo: "De maneira nenhuma, Senhor; pois nunca em minha boca entrou coisa alguma comum ou imunda".

Atos 13:5 - Em Salamina, Chipre, Paulo e Barnabé "anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus".

Atos 13:14-41 - Em Antioquia da Pisídia, Paulo e Barnabé ensinaram na sinagoga no Sábado, explicando pelas escrituras do Antigo Testamento que Jesus era o Messias prometido e o Filho de Deus.

Atos 13:42 – No final deste serviço na sinagoga "os gentios rogaram que no Sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas". Se o Sábado tivesse sido abolido, Paulo e Barnabé não perderiam essa oportunidade de ouro para explicar a esses gentios que eles poderiam ensinar-lhes no outro dia — domingo — ou em qualquer outro dia. Em vez disso, eles se encontraram novamente no próximo Sábado!

Atos 13:44 - "E, no Sábado seguinte, ajuntou-se quase toda a cidade a ouvir a palavra de Deus" ensinada por Paulo e Barnabé. Em todas essas diversas menções de Paulo ensinando no Sábado, uma vez que não existe sequer um indício de que eles não precisavam estar lá para observar o sábado como é ordenado, não há nenhum indício de que eles deveriam se reunir no domingo.

Atos 14:1 - Paulo e Barnabé ensinaram na sinagoga em Icônio.

Atos 15:20-21 – No fim da conferência de Jerusalém sobre a questão da circuncisão, a Igreja assinalou aos cristãos gentios os regulamentos que lhes eram permitido cumprir ao lado dos judeus nas sinagogas, onde "Moisés é pregado em todas as cidades, sendo lido nas sinagogas todos os Sábados" (NVI).

Atos 16:13 - Em Filipos, Paulo se encontrou com os judeus no Sábado na beira de um rio e os ensinou sobre Jesus Cristo.

Atos 17:1-2 - Em Tessalônica, Paulo, "como tinha por costume", foi à sinagoga "e, por três Sábados, disputou com eles sobre as Escrituras”.

Atos 17:10-11 - Em Beréia, Paulo e Silas "foram à sinagoga dos judeus" e ensinaram, depois seus ouvintes "examinando cada dia nas Escrituras [Antigo Testamento] se estas coisas eram assim".

Atos 17:17 - Em Atenas, Paulo debatia na sinagoga com os judeus e os gentios.

Atos 18:4 - Em Corinto, Paulo "todos os sábados disputava na sinagoga e convencia a judeus e gregos".

Atos 18:19 - Em Éfeso, Paulo, "entrando na sinagoga, disputava com os judeus".

Atos 18:21 - Paulo saiu de Éfeso, dizendo: "É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém" (versão Almeida Corrigida e Fiel) — de acordo com o mandamento de Deus, que está em Deuteronômio 16:16.

Atos 19:8 - Depois de voltar a Éfeso, Paulo, "entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses”.

Atos 20:6 - Paulo e seu grupo navegaram de Filipos “depois dos dias dos pães asmos”, um dos festivais de Deus ordenado em Levítico 23:6 e Deuteronômio 16:16.

Atos 20:16 - Paulo mudou seus planos de viagem porque "apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes", outra festa de Deus.

Atos 21:20 - Em Jerusalém, os apóstolos disseram a Paulo que "milhares de judeus creram [em Jesus Cristo] e todos eles são zelosos da lei" (NVI). Eles não viram nenhuma contradição entre o cristianismo e as leis que sempre tinham observado.

Atos 21:21-26 - Para combater as falsas acusações de que ele ensinou contra a lei e mostrar que ele próprio continuava "vivendo em obediência à lei" (NVI), Paulo se uniu a vários homens para ser purificado no templo e pagar seus tributos com seus ritos e oferendas.

Atos 24:14 - Paulo, em uma audiência jurídica perante o governador romano Félix, afirmou que adorava ao Deus de seus pais, e acreditava em "todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas" (ARA) — o Antigo Testamento.

Atos 25:8 - Em mais uma audiência jurídica perante outro governador romano, Festo, Paulo disse: "Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César".

Atos 27:9 - Lucas anotou que era perigoso navegar no mar Mediterrâneo no final do Outono, "pois também o Jejum" — em referência ao Dia da Expiação, um dos Dias Santos de Deus (Levítico 23:27) - "já tinha passado".

Atos 28:17 – Ao falar para os judeus em Roma, onde agora ele era um prisioneiro, Paulo disse-lhes: "Não havendo eu feito nada contra o povo ou contra os ritos paternos."

O registro do livro de Atos não poderia ser mais esclarecedor. Paulo e a Igreja primitiva não estavam em desacordo com as leis do Antigo Testamento!