Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Que Há de ‘Novo’ na Nova Aliança?

O Que Há de ‘Novo’ na Nova Aliança?

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.83 MB)

Download (Baixar)

O Que Há de ‘Novo’ na Nova Aliança?

MP3 Audio (2.83 MB)
×

No Novo Testamento, a palavra grega traduzida como "nova" em "nova aliança" é, com uma exceção, kainos. Ela significa “‘nova’ quanto à forma ou qualidade, de uma natureza diferente do que é contrastada com a antiga” (Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine, de 1985, "Nova", ênfase adicionada).

Somente em Hebreus 12:24 Hebreus 12:24e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Almeida Atualizada×
é usada uma palavra grega diferente, neos, para "nova" em "nova aliança". “Neos significa ‘novo’ em relação ao tempo, o que é recente; é usado para a palavra jovem, e assim traduzido, especialmente em grau comparativo ‘mais jovem’; consequentemente   neos pode ser uma reprodução do antigo em qualidade ou caráter” (ibidem, grifo nosso).

De modo algum a palavra grega traduzida por "novo" sugere que todo aspecto da Antiga Aliança do Sinai foi substituída. Ela apenas indica que a aliança mais recente foi aprimorada e melhorada em qualidade quanto à aliança original.

A Nova Aliança, sem dúvida, proporciona um melhor relacionamento com Deus do que o relacionamento retratado, apenas simbolicamente, na aliança anterior. Para garantir este relacionamento melhor, algumas novas características foram adicionadas à "nova" (ou qualitativamente melhorada) aliança e algumas características obsoletas foram substituídas. Mas características comuns em ambas as alianças permanecem inalteradas e imutáveis.

Essa nova relação somente está disponível através de Jesus Cristo, nosso novo Sumo Sacerdote e nosso verdadeiro sacrifício pelo pecado. A morte de Cristo, ao pagar pelos pecados da humanidade, abriu a porta para todos os que de boa vontade se arrependam para receberem o Espírito Santo de Deus e serem aceitos por Deus como Seus filhos e filhas. Como nosso Sumo Sacerdote permanente, Jesus substitui o sumo sacerdote que era apenas um descendente humano de Moisés, seu irmão Arão.

A "nova" aliança de Deus também oferece promessas imensamente melhores. No entanto, ela abandona nenhum dos princípios espirituais que refletem eternamente a mente e o caráter de Deus. Esses princípios são explicados, com precisão e de forma clara, nas escrituras do Antigo Testamento. Jesus e todos os Seus apóstolos, inclusive Paulo, usaram estas Escrituras como sua autoridade para os verdadeiros ensinamentos de Deus (Mateus 4:4 Mateus 4:4Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Almeida Atualizada×
; Atos 17:2 Atos 17:2Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras,
Almeida Atualizada×
; Romanos 1:1-2 Romanos 1:1-2 [1] Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, [2] que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras,
Almeida Atualizada×
, 2 Timóteo 3:14-17 2 Timóteo 3:14-17 [14] Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, [15] e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. [16] Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; [17] para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.
Almeida Atualizada×
).