O Que Significa ‘Sombras das Coisas Futuras’?

Você está aqui

O Que Significa ‘Sombras das Coisas Futuras’?

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.58 MB)

Download (Baixar)

O Que Significa ‘Sombras das Coisas Futuras’?

MP3 Audio (2.58 MB)
×

Paulo explica em Colossenses 2:17 que o Sábado semanal de Deus e as Festas Santas são "sombra das coisas futuras". Muitos pensam que ele estava dizendo isso para menosprezá-los e mostrar que eles são desnecessários para os cristãos. A realidade é exatamente o oposto. Paulo estava reconhecendo seu permanente significado para nós.

Na língua grega a palavra mello, traduzida como "futuras", é um particípio presente ativo. Ele aponta claramente para eventos ainda no futuro. De acordo com O Dicionário Completo de Estudo de Palavras do Novo Testamento, a palavra mello significa "estar prestes a fazer ou sofrer alguma coisa, estar prestes a, ser iminente" (Spiros Zodhiates, 1992, p. 956). O Dicionário Expositivo Completo das Palavras do Antigo e do Novo Testamento de Vine explica seu significado como "estar próximo de (fazer alguma coisa), muitas vezes implicando a necessidade e, portanto, a certeza de que vai acontecer" (1985, "Vir, Vindo", p. 109).

Paulo está dizendo que o Sábado e os Dias Santos, que os Colossenses comemoravam como festas, de acordo com a instrução bíblica, foram dados por Deus para prefigurar os eventos futuros—coisas que ainda estão por vir. Na declaração de Paulo, a gramática requer este significado.

Quando Deus ordenou que estas "festas do Senhor" fossem observadas (Levítico 23:2-4, ARA), cada evento prenunciavam eventos ainda no futuro. Ainda hoje, a maioria dos eventos profetizados por essas festas ainda serão cumpridos no plano de Deus.

Esses dias santos sempre prenunciavam as promessas de Deus de intervir nos assuntos humanos por meio de Jesus Cristo. Eles significam o cumprimento de Seu plano para oferecer a salvação a toda a humanidade através de Jesus Cristo. Portanto, seu tema e simbolismo são inequivocamente cristãos.

Paulo compreendeu e ensinou isso. Para maiores detalhes sobre o sentido e o significado cristão das festas de Deus, solicite sua cópia gratuita do nosso livro O Plano dos Dias Santos de Deus: A Promessa de Esperança Para Toda Humanidade.