Paulo Disse uma Coisa aos Romanos e Outra aos Coríntios?

Você está aqui

Paulo Disse uma Coisa aos Romanos e Outra aos Coríntios?

Download (Baixar)
MP3 Audio (4.2 MB)

Download (Baixar)

Paulo Disse uma Coisa aos Romanos e Outra aos Coríntios?

MP3 Audio (4.2 MB)
×

Muitas pessoas acham que Paulo estava rejeitando qualquer necessidade de guardar o Sábado e outros Dias Santos bíblicos quando escreveu em Romanos 14:5-6: "Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor não come" (ARA).

Elas afirmam, sem provas, que estes são os dias que Paulo se refere aqui — mesmo que o Sábado nem sequer é mencionado em qualquer parte de toda a epístola. Paulo e os outros escritores do Novo Testamento nunca se referiram ao Sábado de forma imprecisa, com frases tipo "um dia". Elas também ignoram o fato de que Paulo cita o Antigo Testamento oitenta e quatro vezes nesta epístola para apoiar o seu ensinamento — dificilmente seriam essas as ações de um homem que estava tentando revogar os mandamentos!

O livro de Atos lança luz sobre o pensamento de Paulo quando escreveu sua epístola aos Romanos. A maioria dos estudiosos concorda que Paulo escreveu esta epístola, enquanto visitava a cidade grega de Corinto por volta do ano de 56 d.C. O que o livro de Atos nos diz sobre as ações de Paulo naquela cidade?

Ele nos mostra que Paulo, enquanto em Corinto, "todos os Sábados disputava na sinagoga e convencia a judeus e gregos" (Atos 18:1, 4). Este é o contexto das ações de Paulo quando escreveu o livro de Romanos. Ele escreveu para os membros da igreja em Roma, dizendo que a observância do Sábado era irrelevante e ao mesmo tempo ensinava "todos os sábados" a judeus e a gentios em Corinto?

Obviamente algo está errado com a visão dessas pessoas acerca de Romanos, se acreditam seriamente que isto foi o que Paulo ensinou. Como mostra o livro de Atos, independentemente de qual cidade estivesse Paulo, que a observância do Sábado era seu hábito ou "costume", de acordo com os mandamentos de Deus (Atos 17:2).

Outra prova de que esta interpretação comum de Romanos 14 está errada pode ser encontrada na primeira epístola de Paulo aos Coríntios. Ele escreveu esta epístola por volta do ano 55 d.C., pouco antes de chegar a Corinto (1 Coríntios 16:5-6) em uma visita durante a qual iria escrever sua epístola aos Romanos.

O que vemos ele escrevendo aos Coríntios nesta epístola?

• Ele diz-lhes para observar adequadamente a Festa bíblica dos Pães Asmos, de modo a compreender a sua intenção espiritual (1 Coríntios 5:7-8; comparar Levítico 23:6).

• Ele os instrui a observar a Páscoa do Novo Testamento como uma comemoração da morte de Jesus Cristo (1 Coríntios 11:23-30).

• Ele lembra-os que "Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós" (1 Coríntios 5:7).

• Ele diz que pretende viajar para encontrá-los, mas que antes vai ficar em Éfeso até que terminasse a Festa bíblica de Pentecostes (1 Coríntios 16:8).

Se você aceitar a interpretação comum do livro de Romanos, você teria que concluir que Paulo instruiu aos coríntios em como observar corretamente a Páscoa, que ele disse-lhes para guardar a festa bíblica dos Pães Asmos, que disse que ficaria hospedado em Éfeso até passar a Festa bíblica de Pentecostes — e que no ano seguinte escreveu aos Romanos que nada disso importava e que tudo era desnecessário.

Por outro lado, se você entender o ensinamento de Paulo aos romanos, como é realmente apresentado neste capítulo, você verá uma completa harmonia entre suas ações e as cartas que ele escreveu aos membros da Igreja, tanto em Roma como em Corinto.