Será Que As Palavras de Paulo Aos Gálatas Contradizem Suas Ações?

Você está aqui

Será Que As Palavras de Paulo Aos Gálatas Contradizem Suas Ações?

Download (Baixar)
MP3 Audio (2.82 MB)

Download (Baixar)

Será Que As Palavras de Paulo Aos Gálatas Contradizem Suas Ações?

MP3 Audio (2.82 MB)
×

Muitos teólogos acreditam que estes eram os dias a que Paulo se referia quando escreveu: "Como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos" (Gálatas 4:9-10).

Aqui Paulo está criticando a observância do Sábado e dos dias santos? O livro de Atos fornece fatos importantes que demonstram claramente que esse não era o caso.

Paulo visitou várias cidades no interior da província romana da Galácia (o que é hoje o centro da Turquia), durante sua primeira viagem por volta do ano 46-48 d.C. Ele escreveu sua epístola aos Gálatas, em algum momento após essa viagem.

Mas observe o que Lucas registra em Atos 13 sobre as ações de Paulo durante sua visita a Antioquia, na Pisídia, uma região na província da Galácia:

• Paulo participa dos cultos no Sábado na sinagoga local (Atos 13:14).

• Paulo, como convidado e erudito, ensina na sinagoga (Atos 13:15-41).

• Na conclusão do culto "os gentios rogaram que no Sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas" (Atos 13:42).

• Quando o Sábado seguinte chegou, "ajuntou-se quase toda a cidade a ouvir a palavra de Deus" de Paulo e Barnabé (Atos 13:44).

Se assumirmos que Gálatas 4:9-10 condena a guarda do Sábado, então a seguinte é uma pergunta óbvia: Por que Paulo ensinaria aos gentios e judeus no Sábado ao visitar as igrejas da Galácia e então, após a partida, escreveria uma carta repreendendo-os por observar o dia de Sábado?

Devemos também perguntar, se Paulo acreditava que guardar o Sábado e os Dias Santos bíblicos era "escravidão", por que ele não aproveitou a oportunidade para dizer isso a esses judeus e gentios sabatários quando teve uma oportunidade perfeita?

Quando eles "rogaram que no Sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas", por que Paulo simplesmente não lhes disse que iria ensiná-los no dia seguinte — domingo — ou em qualquer outro dia? Em vez disso, "ajuntou-se quase toda a cidade", uma semana depois para ouvir Paulo e Barnabé — no dia de Sábado!

Se em Gálatas 4:9-10 Paulo tentava condenar a observância do Sábado como uma escravidão, suas ações registradas no livro de Atos mostram que ele ou estava muito confuso ou era muito hipócrita. Por outro lado, se realmente compreendermos a verdadeira intenção das palavras de Paulo, ambos as suas ações e suas palavras são coerentes e têm sentido.