Como é que Deus Se Revela?

Como é que Deus Se Revela?

Download (Baixar)
MP3 Audio (8.7 MB)

Download (Baixar)

Como é que Deus Se Revela?

MP3 Audio (8.7 MB)
×

Na verdade Ele fez isto muitas vezes. Há registros testemunhais na Bíblia de interações humanas com Ele nela registradas e preservadas para nós. Porém, esses tais documentados testemunhos satisfazem os cépticos? Nunca os satisfez, nem satisfará.

Se Deus aceitasse o desafio de ter de provar sempre a Sua existência, o que aconteceria? Seria necessário que Ele aparecesse pessoalmente e fizesse milagres a todo o ser humano que nascesse? Mas, mesmo isso podia não ser suficiente para satisfazer a toda a gente.

Em vez disso, Deus há muito tempo decidiu fornecer evidência sólida—na forma de Sua mão-de-obra, na testemunha humana e na profecia cumprida—de que Ele é o Criador vivo e inteligente do universo. Esta evidência é convincente e poderosa para quem tem ouvidos para ouvir e olhos para ver. Mas todo o mundo tem uma escolha. Cada pessoa individualmente pode enfrentar a prova ou zombar dela.

Deus esconde-se?

Examinemos brevemente o registro da revelação do Próprio Deus Criador à humanidade.

Deus caminhou e falou com Adão e com Eva. Durante as suas relações íntimas com Ele, Ele deu-lhes instruções específicas (Gênesis 2:15-17; 3:2- 3). Apesar disso, eles resolveram desobedecer e então tentaram esconder-se (Gênesis 3:8-10).

Mais tarde, Deus questionou Caim, filho deles, pela sua cólera irracional (Gênesis 4:5-7). Caim rejeitou o conselho de Deus e matou o seu irmão. Em vez de se arrepender verdadeiramente, “saiu Caim de diante da face do Senhor” (versículos 8-16).

Deus falou com o fiel Noé (Gênesis 6:13). Noé foi diferente dos outros a quem Deus apareceu. Ele seguiu as instruções de Deus (Gênesis 7:5). O mesmo aconteceu com Abraão. Deus apareceu pessoalmente a Abraão e teve conversas com ele em várias ocasiões (Gênesis 12:1, 7; 13:14; 17:1-3).

É especialmente importante entendermos a vontade de Deus em Se revelar a Moisés e ao povo do antigo Israel. “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo” (Êxodo 33:11). Deus tentou estabelecer uma relação directa semelhante com os Israelitas. Moisés registrou o que aconteceu: “Face a face o Senhor falou connosco, no monte . . . (Naquele tempo, eu estava em pé entre o Senhor e vós, para vos notificar a palavra do Senhor, porque temestes o fogo e não subistes ao monte)” (Deuteronômio 5:4-5).

Os Israelitas pediram para ficar à distância. Eles nem queriam ouvir a voz de Deus (Êxodo 20:18-19). Eles pediram para que de futuro Ele Se lhes revelasse somente através do Seu profeta.

Desde então em diante, Deus honrou esse pedido. Ele revelou-Se ao antigo Israel através dos Seus profetas. Ele enviou-os a avisar o Seu povo e a encorajá-lo a Lhe ser fiel. Mas não prestaram atenção às suas mensagens. Cruelmente, o povo martirizou muitos desses profetas.

Deus permite ao homem escolher

Não foi idéia de Deus retirar-Se e de ficar aparentemente inacessível. Isso foi escolha da humanidade. Começando com Adão e Eva, Deus deu liberdade de escolha à humanidade. Ele permite-nos escolher se acreditamos nEle, se aceitamos o conhecimento que Ele revela e Lhe obedecemos—ou não. 

Deus não forçou Adão e Eva a seguir as Suas instruções. Eles escolheram livremente não seguir. Desde então, a humanidade tem sentido as repercussões dessa decisãofatal. 

Nem forçou Deus o antigo Israel a obedecer-Lhe. Ele ofereceu claramente escolha aos Israelitas ao dizer-lhes: “Os Céus e a Terra tomo hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente” (Deuteronômio 30:19).

No Monte Sinai, Eles ouviram Deus com os seus próprios ouvidos. Na longa caminhada para fora do Egito, eles assistiram a milagre após milagre. Apesar disso, rapidamente, esqueceram essa evidência e escolheram não levar em consideração o estilo de vida e as bênçãos que Deus oferecia (ver também Deuteronômio 31:27).

A humanidade tem escolhido consistentemente afastar-se das revelações de Deus, preferindo o caminho que por fim conduz às maldições e à morte (Provérbios 14:12; 16:25). Nada mudou até hoje. Nós enfrentamos as mesmas duas opções: Crer em Deus e obedecer às Suas leis, ou não acreditar e desobedecer.

A maioria das pessoas gostam de pensar que são abertas às novas idéias, que não são antagónicas ou preconceituosas contra a verdade. Mesmo assim, algumas das mesmas pessoas que viram milagres de Cristo gritaram mais tarde pelo Seu sangue. Jesus apontou que alguns eram tão insensíveis a Deus que não O aceitariam nem aos Seus caminhos mesmo que alguém ressuscitasse dos mortos (Lucas 16:31).

A natureza humana não mudou. Na era moderna, as mesmas inclinações e preconceitos permanecem do mesmo modo profundamente estabelecidos. Não é um belo pensamento considerar que uma parte significativa da humanidade de bom grado endurece o seu pensamento contra Deus, mas acontece (2 Pedro 3:5). Isto é assim porque o modo natural do pensar humano é fundamentalmente hostil para com Deus (Romanos 8:7). Então, as pessoas procuram maneiras de O descartar das suas vidas. Para alguns, especialmente os intelectuais, isto toma a forma de raciocínio à volta da evidência clara da Sua existência (Romanos 1:18-22). O coração é enganoso (Jeremias 17:9) e convence a mente com falsidade.

Deus providenciou aos seres humanos absoluta, indisputável prova da Sua existência? Ele dará alguma vez tal prova no futuro? A resposta a ambas as perguntas é um enfático sim.

Quando Deus trouxe Israel para fora do Egito, Ele fez muitos milagres impressionantes que demonstraram a Sua existência, poder e controlo sobre as leis da natureza. “Disse o Senhor a Moisés: Entra a Faraó, porque tenho agravado o seu coração e o coração de seus servos, para fazer estes meus sinais no meio deles, e para que contes aos ouvidos de teus filhos e dos filhos de teus filhos as coisas que fiz no Egito e os meus sinais que tenho feito entre eles; para que saibais que eu sou o Senhor” (Êxodo 10:1-2).

Eles tiveram as suas provas, mas essas provas depressa desapareceram das suas memórias. “Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida . . . Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera grandes coisas . . . ” (Salmos 106:19-22).

Mais tarde Deus deu-lhes prova de que Ele era Deus, através da palavra dos Seus profetas. A profecia realizada prova poderosamente a realidade de Deus. Ele proclamou: “eu sou Deus, e não outro Deus, não outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam” (Isaías 46:9-10). Só Deus pode predizer o futuro com precisão e fazer com que aconteça.

A profecia da Bíblia é uma prova de Deus que pode ser facilmente verificada. Conquanto esteja para além do âmbito desta publicação explicar as muitas profecias rigorosamente cumpridas, alguns exemplos estão prontamente disponíveis para si numa outra nossa publicação gratuita: A Bíblia Merece Confiança?

Mais prova absoluta a caminho

Deus prometeu que o tempo está chegando—quando a maioria das pessoas não esperarem—quando o mundo inteiro irá testemunhar o mesmo tipo de prova milagrosa de Sua existência que Ele exibiu no antigo Egito.

Esta futura intervenção nos assuntos do mundo será inquestionável. Pode ler acerca de como Deus tenciona revelar o Seu grande poder e glória nos nossos guias de estudo bíblico gratuitos Você pode Entender a Profecia Bíblica e Estamos Vivendo no Tempo do Fim?