Foi Jesus um Ser Criado?

Foi Jesus um Ser Criado?

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.03 MB)

Download (Baixar)

Foi Jesus um Ser Criado?

MP3 Audio (3.03 MB)
×

João 1:3 contém duas afirmações que nos dizem que foi o Jesus preexistente que criou todas as coisas. “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” De reparar que João não se contenta em dizer só que todas as coisa foram feitas por Ele, pois João mais diz que “sem ele nada do que foi feito se fez.”

Paulo confirma exactamente o que João escreveu: “Porque nEle foram criadas todas as coisas.” Paulo continua para termos a certeza de que compreendemos o que ele quer dizer com todas as coisas. Estas abrangem “todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1:16).

Uma vez que Jesus criou todas as coisas, Ele não podia ter sido uma das “coisas criadas”. Assim, Paulo, para que não haja engano, no versículo seguinte, junta: “E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Colossenses 1:17).

O Dr. Norman Geisler comenta: “O contexto desta passagem torna claro que não há excepções; Cristo é o Criador de todas as coisas incluindo anjos e tudo que é visível e invisível. Em nenhuma parte está mais claro que Cristo não é uma criatura ­— angélica ou de outro tipo — do que na relação dos anjos para com Ele. Posto que Cristo não podia ser o Criador de tudo e ao mesmo tempo Ele próprio ser uma criatura, é necessário concluir que Ele é o Criador inato [não criado] de toda a criação” (Christian Apologetics [Apologéticas Cristãs], 1988, p. 338).

Ele junta uma nota de rodapé: “Em vista do claro ensino de que Cristo é Criador e não uma criatura, as interpretações erróneas Arianas de frases como Cristo é “primogénito” (Colossenses 1:15) ou “o princípio da criação” (Apocalipse 3:14), são incorrectas. Cristo é “primogénito” no sentido de ser o único (não criado) Filho de Deus. Cristo está primeiro, acima da criação, não primeiro nela” (ibid.).

Miqueias 5:2 declara que o Rei messiânico a vir era “da eternidade.” Jesus apareceu na Sua vida divina, antes do seu nascimento humano, como o rei sacerdote Melquisedeque, “não tendo princípio de dias nem fim de vida” (Hebreus 7:3). (Para saber mais peça o nosso livro gratuito Quem é Deus?)

Jesus não foi criado. Ele existiu desde a eternidade juntamente com Deus Pai.