Outros Nomes do Reino de Deus

Outros Nomes do Reino de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.95 MB)

Download (Baixar)

Outros Nomes do Reino de Deus

MP3 Audio (3.95 MB)
×

Conquanto a maior parte das vezes seja chamado “Reino de Deus,” acontece que ocasionalmente outros termos são usados para descrever o Reino. Três dos evangelistas — Marcos, Lucas e João — usam a expressão “Reino de Deus” para se referirem ao Reino.

“Reino dos céus” é a expressão usada exclusivamente por Mateus, com 32 referências na sua descrição da vida de Jesus Cristo. Contudo, alternadamente, ele usa as duas expressões: “Reino de Deus” e “Reino dos céus”. Em Mateus 19:23-24 ele serve-se de ambas as expressões em versículos consecutivos, implicando claramente que elas são sinónimas. Muitas vezes ele simplesmente diz “o reino”.

Porque é que Mateus o chama “reino dos céus”? Porque, ele estava escrevendo primariamente para uma audiência Judaica. De acordo com o artigo “reino de Deus,” na Enciclopédia Judaica, a expressão “Malkut Shamayim,” significando “Reino dos céus”, é a forma como os Judeus de então designavam o Reino de Deus. Eles entendiam isso de duas maneiras. Uma era o Reino literal, como profetizado em Daniel 2, onde este Reino é representado por uma pedra que “vem do céu” e esmaga os reinos deste mundo e cresce enchendo toda a terra. Na verdade, o céu é o lugar de onde Jesus virá para estabelecer o Reino na terra. Em resumo, é o Reino dos céus porque ele vem do céu (não porque é, como alguns agora contendem, um reino que está no céu).

Uma outra maneira é que os Judeus, do tempo de Cristo, entendiam que o Reino de Deus se referia ao “reino ou soberania de Deus em contraste com o reino do poder mundano” (Ibid.). Por outras palavras, quando alguém se submetia à obediência total das leis de Deus e à Sua revelada forma de vida, estava-se submetendo à autoridade do “Reino de Deus” ou do “Reino dos céus” em contraste com todas as outras autoridades humanas ou mundanas. Por vezes, e em certos contextos, Jesus pareceu usar a expressão com esse sentido.

Um outro factor, como é apontado em alguns comentários, é que por causa da relutância que os Judeus tinham em pronunciar ou usar o nome de Deus, Mateus substituiu “reino de Deus” por “reino dos céus”. Isto é aparente quando se comparam passagens como Mateus 4:17 com Marcos 1:15 e Mateus 5:3 com Lucas 6:20, onde Mateus usa a expressão “reino dos céus” enquanto que Marcos e Lucas usam a de “reino de Deus” ao citarem Jesus referindo-se aos mesmos acontecimentos. Contudo, devemos entender que os Judeus, por vezes, usavam a expressão “reino de Deus” ou “reino do Senhor” e não somente “reino dos céus”. Propriamente Jesus, evidentemente, usou essas formas alternadamente. 

O apóstolo Paulo, nas suas epístolas, vulgarmente, usa a forma “reino de Deus.” Contudo, reconhecendo o papel de Jesus Cristo como Rei do Reino e a maneira pela qual entramos nesse Reino, ele também lhe chama “o Reino de Cristo e de Deus” (Efésios 5:5). Paulo também expressa a profunda relação de amor entre Deus Pai e Jesus Cristo ao dizer “o Reino do Filho do Seu amor” (Colossenses 1:13).

O apóstolo Pedro, reconhecendo também a importância central do papel de Cristo no Reino, ao referir-se a ele como “o Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 1:11). Presentemente, Jesus Cristo é o nosso Senhor e Mestre, e reinará supremo no Reino vindouro (Apocalipse 17:14; 19:16). Como Salvador da humanidade, Ele é “a porta” e “o caminho” pelos quais temos acesso a Deus Pai e salvação no Reino de Deus (João 10:9; 14:6).