A Imensidão dos Exércitos Celestiais

Você está aqui

A Imensidão dos Exércitos Celestiais

As Escrituras dizem que Deus estava acompanhado de miríades de anjos, enquanto conduzia os israelitas do Monte Sinai à Terra Prometida. Moisés deixou registrada uma canção especial para a nação: "O SENHOR veio de Sinai e lhes subiu de Seir [em Edom, enquanto os israelitas viajavam]; esplandeceu desde o monte Parã [próximo], e veio com dez milhares de santos; à Sua direita havia para eles o fogo da lei" (Deuteronômio 33:2). A palavra traduzida como "santos" aqui, que significa "seres sagrados", pode se referir a pessoas ou a anjos. A Bíblia Viva diz que o SENHOR veio no "meio de milhares e milhares de santas criaturas".

O rei Davi nos fala de carros celestiais que acompanhavam a Deus e a Israel no deserto: “Ó Deus, quando Tu guiaste o Teu povo através do deserto naquela grande marcha, a terra tremeu...Cercado por milhares de carros, o SENHOR deixa o Monte Sinai..." (Salmos 68:7-8, 17, Bíblia Viva) — ou quando "o SENHOR veio do Sinai para o Seu Lugar Santo [ou Terra Santa]" (NVI). No entanto, isso é apenas parte do quadro.

O exército dos céus

Um nome para Deus que ocorre repetidamente nas Escrituras hebraicas é YHWH Sabaoth, o SENHOR (ou Eterno) dos exércitos — também referido no Novo Testamento (Romanos 9:29; Tiago 5:4). Aqui "exércitos" é uma referência a hostes ou multidões. Nós vemos o termo "SENHOR dos exércitos" sendo usado em paralelo com "o Deus das fileiras de Israel" (1 Samuel 17:45, CNBB). Então, o termo "exércitos" pode se referir, em certo sentido, ao povo de Deus na Terra.

Porém, outro exército de Deus é o “exército dos céus”. Às vezes, isso é uma referência a todos os corpos celestiais criados por Deus — o sol, a lua e as estrelas em todo o universo (Gênesis 2:1; Deuteronômio 4:19). Contudo, o "exército dos céus" também é uma descrição das multidões de anjos com Deus, que O adoram e servem, inclusive servindo como Seu exército celestial (2 Crônicas 18:18; Neemias 9:6). Deus disse que o exército dos céus não poderia ser contado — uma referência às estrelas e à multidão de anjos, que também são representados como estrelas (Jeremias 33:22).

Mas de quantos anjos estamos falando?

“Milhões de milhões” — uma cifra extraordinária

Observe o que o profeta Daniel testemunhou em visão: “Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um Ancião de Dias [Deus] e assentou; a Sua veste era branca como a neve, e o cabelo da Sua cabeça, como a limpa lã; o Seu trono, chamas de fogo, e as rodas dele, fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dEle; milhares de milhares O serviam, e milhões de milhões estavam diante dEle; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros" (Daniel 7:9-10).

Os antigos profetas receberam visões surpreendentes sobre Deus e Seus anjos! Daniel diz aqui que viu um total de milhões deles servindo a Deus — até milhões de milhões diante dEle. Estes eram apenas os que estavam junto a Seu trono!

O apóstolo João também testemunhou um número incontável de seres angélicos, conforme registrado no último livro da Bíblia: “E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto [Jesus Cristo] e receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças" (Apocalipse 5:11-12). Este é, essencialmente, o mesmo número que Daniel mencionou.

Devemos também notar que o escritor de Hebreus afirma que os anjos que existem são incontáveis — um número incalculável: "Ora, não tendes chegado [ao Monte Sinai] ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade, e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais . . .

"Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados, e a Jesus, o Mediador da nova aliança..." (Hebreus 12:18-24).

Um número incalculável de anjos, afirma o versículo 22! A Bíblia de Jerusalém traduz assim: "... a Jerusalém celestial e de milhões de anjos reunidos".

Quando juntamos todas essas escrituras, o número de anjos pode alcançar centenas de milhões, mas isso também poderia indicar um número enormíssimo, talvez muito além de nossa capacidade de contar — "uma multidão inumerável" ou, como dizem algumas traduções, um "número incontável".

Como a passagem em Hebreus mostra, através do sacrifício de Jesus e Seu papel como "Mediador de uma nova aliança", agora podemos nos aproximar pessoalmente diante do trono da graça (comparar Hebreus 4:16), a Jerusalém celestial, o lugar santíssimo, exatamente onde estão esses anjos! E, em momentos de necessidade, Deus nos envia alguns desses anjos — exatamente para onde estamos. De fato, seus anjos se encontram entre nós, como veremos a seguir!

Doze legiões disponíveis

Lembra-se do que Jesus disse aos Seus discípulos? "Ou pensas tu que Eu não poderia, agora, orar a Meu Pai e que Ele não Me daria mais de doze legiões de anjos?" (Mateus 26:53).

Ele disse isso em resposta a Pedro, que tentava defendê-Lo com uma espada, provavelmente a intenção de Jesus era mostrar que Ele tinha muito mais para defendê-Lo do que Seus doze discípulos. Se quisesse, Ele poderia ter mais de doze legiões de defensores — uma força colossal e invencível. Então, embora o número não seja definido exatamente, certamente era uma força duma estatura enorme, maior que doze legiões, que estava disponível para Ele.

Uma legião romana típica naquela época tinha 5.120 legionários, além dos auxiliares, provavelmente totalizando seis mil homens ou até mesmo mais. Entretanto, algumas legiões eram menores, talvez com três mil homens. A Bíblia de Estudo da Cultura Bíblica NVI diz o seguinte acerca desse versículo: “Toda a província romana da Síria (que incluía a Judeia) normalmente tinha no total apenas três legiões” (História dos Hebreus, Flávio Josefo, p. 1164). Considerando a cifra de cinco mil por legião, doze vezes isso significaria mais de sessenta mil anjos que seriam solicitados para ajudar Jesus. Porém já vimos que Deus tem muito mais anjos do que isso.

É claro que Jesus não orou por tal intervenção, em vez disso, humildemente, se submeteu a Seu papel de sacrifício voluntário por todos nós. No entanto, antes disso, em meio à Sua angústia, um anjo havia vindo para ajudá-Lo e fortalecê-Lo (Lucas 22:41-44), como também havia feito quando lutava contra as tentações de Satanás no início de Seu ministério (Mateus 4:11; Marcos 1:13).

“Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”

Esse mesmo tipo de ajuda está disponível para todo o povo de Deus. E também pode envolver exércitos de anjos. Portanto, não seria apenas para Jesus ou para a nação de Israel que Deus enviaria esse auxílio.

Vejamos o caso do profeta Eliseu e seu servo, que estavam cercados pelo exército sírio. O servo aterrorizado perguntou a Eliseu o que deveriam fazer, e ele o acalmou, dizendo: "Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”. Eliseu orou para Deus abrir os olhos do jovem para que veja essa realidade. E Deus fez isso. E o que o jovem viu? "E eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu" (2 Reis 6:11-17). Então, outros eventos incríveis ocorreram neste relato.

Apesar da enormidade desse exército celestial, ele representa apenas uma pequena parte das vastas forças espirituais que Deus tem disponível para realizar a Sua vontade e ajudar o Seu povo! E lembre-se de que Deus Pai e Jesus Cristo, que governam esses exércitos, são Onipotentes ou Todo-poderosos. Na verdade, não há nenhum motivo para temer!

Temos muito a agradecer pelo que os anjos fazem por nós. No entanto, nosso foco sempre deve estar em Deus, pois Ele é Quem os envia. (Ver "Devemos Adorar ou Orar aos Anjos?"). Evidentemente, devemos aprender o que Deus revela sobre os anjos, tal como estamos fazendo agora.