A Origem do Reino Espiritual

4 minutos tempo de leitura

De onde vieram os anjos? Há quanto tempo existem esses seres espirituais? Eles têm livre arbítrio? Vamos buscar as respostas na Bíblia.

Há quanto tempo os anjos existem? Certamente, há muito mais tempo que o homem, assim nos dizem as Escrituras — ainda que não tanto quanto Deus, que é eterno. Ao contrário de Deus, que sempre existiu; os anjos são seres criados. Eles foram criados por Deus. Como nos diz Hebreus 1:7: "Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de Seus anjos faz ventos, e de Seus ministros [ou servos] uma chama de fogo" (citação de Salmos 104:4).

E, como todas as coisas, eles foram criados por meio do Verbo divino, que se tornou Jesus Cristo: "Porque nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele" (Colossenses 1:16).

Quando foi que esses seres foram trazidos à existência?

Antes de existir o mundo

A origem dos anjos se remonta muito atrás no tempo, antes que a humanidade fosse criada — antes que a Terra fosse formada. Gênesis 1:1 diz-nos que "no princípio, Deus criou os céus e a terra". No entanto, a Bíblia não conta toda a história em um ou nem mesmo vários versículos. Aprendemos mais tarde, na Bíblia, que existem três céus de uma perspectiva terrena: Primeiro, a atmosfera, onde estão as nuvens e voam os pássaros (Gênesis 7:11-12; Jó 35:11); segundo, o espaço exterior, onde se encontra o sol, a lua e as estrelas; e o terceiro, o céu espiritual, onde fica o trono de Deus, na verdade chamado de "terceiro céu" (2 Coríntios 12:2). No entanto, embora seja o terceiro em relação a nossa posição terrena, esse reino espiritual foi criado primeiro.

Deus e o Verbo — o Ser divino que, mais tarde, nasceria em carne como Jesus Cristo (João 1:1-3, 14) — deram vida a outros seres espirituais para habitar esse reino com Eles. Esses seres eram os anjos, que existiam antes de nosso mundo ser criado. Isso fica claro numa passagem fascinante e esclarecedora do livro bíblico de Jó.

Quando Jó, afligido por terríveis calamidades e sofrimentos, apesar de ser um seguidor muito devotado a Deus, começou a questionar o julgamento divino, então Deus respondeu-lhe com perguntas direcionadas para ajudá-lo a perceber que ele não tinha sabedoria suficiente para questioná-Lo. Em Sua resposta a Jó, em forma de perguntas, Deus revelou alguns detalhes sobre Sua criação do mundo físico:

"Depois disso o SENHOR respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; porque Te perguntarei, e tu me responderás. Onde estavas tu, quando Eu lançava os fundamentos da Terra? Faze-Me saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? Ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina, quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?" (Jó 38:1-7, grifo nosso).

O termo "filhos de Deus" é uma designação para os anjos — chamados "filhos" em virtude de terem sido criados por Deus. E "estrelas da manhã" também parece se referir aos anjos, que mais tarde são simbolizados como estrelas (ver Apocalipse 1:20; 12:4).

A Nova Versão Internacional traduz Jó 38:7 desta forma: "Enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?” E na versão BLH traduz-se assim: “As estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria?"

Nesta passagem, Deus revela informações que nenhum homem poderia ter conhecimento, pois nenhum ser humano esteve presente na criação. Deus descreveu a Terra em Sua criação como uma joia esplendorosa que flutua no espaço. Os eventos de criação foram tão magníficos que todos os anjos cantavam e gritavam de contentamento. Naquela época, eles estavam em perfeita harmonia e acordo.

Aqui vemos que os anjos têm emoções. Eles estavam alegres. Em outras passagens, nós os encontramos exaltando e louvando continuamente a Deus Pai e a Jesus Cristo (Salmos 148:2; Lucas 2:13-15; Apocalipse 5:11-12). Depois, também vemos os anjos de Deus demonstrando grande alegria quando uma pessoa se arrepende dos pecados (Lucas 15:10). E em várias passagens, nós os vemos cuidando do povo de Deus (1 Reis 19:5-7; Salmos 34:7; 91:11; Daniel 3:28; Mateus 2:13, 19-20; 4:11; Lucas 22:43; Atos 12:7-10). Assim, eles são seres zelosos e sentimentais.

Criados com liberdade de escolha moral, eles também são capazes de ter pensamentos e sentimentos errados, e alguns sucumbiram a isso, e foi assim que os espíritos malignos ou demônios, liderados por Satanás, o demônio, entraram em cena. Abordaremos esse assunto mais tarde (ver "Qual é a Origem de Satanás e dos Demônios?"). Felizmente, a maioria dos anjos fez a escolha certa e permaneceu fiel a Deus.

Vejamos o que mais as Escrituras revelam sobre o grande número de anjos celestiais, sua aparência e seu papel de servir.

Course Content

Studying the bible?

Sign up to add this to your study list.