Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Origem do Reino Espiritual

A Origem do Reino Espiritual

Há quanto tempo os anjos existem? Certamente, há muito mais tempo que o homem, assim nos dizem as Escrituras — ainda que não tanto quanto Deus, que é eterno. Ao contrário de Deus, que sempre existiu; os anjos são seres criados. Eles foram criados por Deus. Como nos diz Hebreus 1:7 Hebreus 1:7Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo.
Almeida Atualizada×
: "Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de Seus anjos faz ventos, e de Seus ministros [ou servos] uma chama de fogo" (citação de Salmos 104:4 Salmos 104:4que fazes dos ventos teus mensageiros, dum fogo abrasador os teus ministros.
Almeida Atualizada×
).

E, como todas as coisas, eles foram criados por meio do Verbo divino, que se tornou Jesus Cristo: "Porque nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele" (Colossenses 1:16 Colossenses 1:16porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele.
Almeida Atualizada×
).

Quando foi que esses seres foram trazidos à existência?

Antes de existir o mundo

A origem dos anjos se remonta muito atrás no tempo, antes que a humanidade fosse criada — antes que a Terra fosse formada. Gênesis 1:1 Gênesis 1:1No princípio criou Deus os céus e a terra.
Almeida Atualizada×
diz-nos que "no princípio, Deus criou os céus e a terra". No entanto, a Bíblia não conta toda a história em um ou nem mesmo vários versículos. Aprendemos mais tarde, na Bíblia, que existem três céus de uma perspectiva terrena: Primeiro, a atmosfera, onde estão as nuvens e voam os pássaros (Gênesis 7:11-12 Gênesis 7:11-12 [11] No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas do céu se abriram, [12] e caiu chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
Almeida Atualizada×
; Jó 35:11 Jó 35:11que nos ensina mais do que aos animais da terra, e nos faz mais sábios do que as aves do céu?
Almeida Atualizada×
); segundo, o espaço exterior, onde se encontra o sol, a lua e as estrelas; e o terceiro, o céu espiritual, onde fica o trono de Deus, na verdade chamado de "terceiro céu" (2 Coríntios 12:2 2 Coríntios 12:2Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei; Deus o sabe) foi arrebatado até o terceiro céu.
Almeida Atualizada×
). No entanto, embora seja o terceiro em relação a nossa posição terrena, esse reino espiritual foi criado primeiro.

Deus e o Verbo — o Ser divino que, mais tarde, nasceria em carne como Jesus Cristo (João 1:1-3 João 1:1-3 [1] No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [2] Ele estava no princípio com Deus. [3] Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Almeida Atualizada×
, 14) — deram vida a outros seres espirituais para habitar esse reino com Eles. Esses seres eram os anjos, que existiam antes de nosso mundo ser criado. Isso fica claro numa passagem fascinante e esclarecedora do livro bíblico de Jó.

Quando Jó, afligido por terríveis calamidades e sofrimentos, apesar de ser um seguidor muito devotado a Deus, começou a questionar o julgamento divino, então Deus respondeu-lhe com perguntas direcionadas para ajudá-lo a perceber que ele não tinha sabedoria suficiente para questioná-Lo. Em Sua resposta a Jó, em forma de perguntas, Deus revelou alguns detalhes sobre Sua criação do mundo físico:

"Depois disso o SENHOR respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; porque Te perguntarei, e tu me responderás. Onde estavas tu, quando Eu lançava os fundamentos da Terra? Faze-Me saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? Ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina, quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?" (Jó 38:1-7 Jó 38:1-7 [1] Depois disso o Senhor respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo: [2] Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? [3] Agora cinge os teus lombos, como homem; porque te perguntarei, e tu me responderás. [4] Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. [5] Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel? [6] Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina, [7] quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?
Almeida Atualizada×
, grifo nosso).

O termo "filhos de Deus" é uma designação para os anjos — chamados "filhos" em virtude de terem sido criados por Deus. E "estrelas da manhã" também parece se referir aos anjos, que mais tarde são simbolizados como estrelas (ver Apocalipse 1:20 Apocalipse 1:20Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.
Almeida Atualizada×
; 12:4).

A Nova Versão Internacional traduz Jó 38:7 Jó 38:7quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?
Almeida Atualizada×
desta forma: "Enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?” E na versão BLH traduz-se assim: “As estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria?"

Nesta passagem, Deus revela informações que nenhum homem poderia ter conhecimento, pois nenhum ser humano esteve presente na criação. Deus descreveu a Terra em Sua criação como uma joia esplendorosa que flutua no espaço. Os eventos de criação foram tão magníficos que todos os anjos cantavam e gritavam de contentamento. Naquela época, eles estavam em perfeita harmonia e acordo.

Aqui vemos que os anjos têm emoções. Eles estavam alegres. Em outras passagens, nós os encontramos exaltando e louvando continuamente a Deus Pai e a Jesus Cristo (Salmos 148:2 Salmos 148:2Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas hostes!
Almeida Atualizada×
; Lucas 2:13-15 Lucas 2:13-15 [13] Então, de repente, apareceu junto ao anjo grande multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: [14] Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade. [15] E logo que os anjos se retiraram deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos já até Belém, e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer.
Almeida Atualizada×
; Apocalipse 5:11-12 Apocalipse 5:11-12 [11] E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, [12] que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
Almeida Atualizada×
). Depois, também vemos os anjos de Deus demonstrando grande alegria quando uma pessoa se arrepende dos pecados (Lucas 15:10 Lucas 15:10Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.
Almeida Atualizada×
). E em várias passagens, nós os vemos cuidando do povo de Deus (1 Reis 19:5-7 1 Reis 19:5-7 [5] E deitando-se debaixo do zimbro, dormiu; e eis que um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te e come. [6] Ele olhou, e eis que � sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água. Tendo comido e bebido, tornou a deitar-se. [7] O anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o, e lhe disse: Levanta-te e come, porque demasiado longa te será a viagem.
Almeida Atualizada×
; Salmos 34:7 Salmos 34:7O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
Almeida Atualizada×
; 91:11; Daniel 3:28 Daniel 3:28Falou Nabucodonozor, e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, o qual enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele e frustraram a ordem do rei, escolhendo antes entregar os seus corpos, do que servir ou adorar a deus algum, senão o seu Deus.
Almeida Atualizada×
; Mateus 2:13 Mateus 2:13E, havendo eles se retirado, eis que um anjo do Senhor apareceu a José em sonho, dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito, e ali fica até que eu te fale; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Almeida Atualizada×
, 19-20; 4:11; Lucas 22:43 Lucas 22:43Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava.
Almeida Atualizada×
; Atos 12:7-10 Atos 12:7-10 [7] E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. [8] Disse-lhe ainda o anjo: Cinge-te e calça as tuas sandálias. E ele o fez. Disse-lhe mais; Cobre-te com a tua capa e segue-me. [9] Pedro, saindo, o seguia, mesmo sem compreender que era real o que se fazia por intermédio de um anjo, julgando que era uma visão. [10] Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram � porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e tendo saído, passaram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
Almeida Atualizada×
). Assim, eles são seres zelosos e sentimentais.

Criados com liberdade de escolha moral, eles também são capazes de ter pensamentos e sentimentos errados, e alguns sucumbiram a isso, e foi assim que os espíritos malignos ou demônios, liderados por Satanás, o demônio, entraram em cena. Abordaremos esse assunto mais tarde (ver "Qual é a Origem de Satanás e dos Demônios?"). Felizmente, a maioria dos anjos fez a escolha certa e permaneceu fiel a Deus.

Vejamos o que mais as Escrituras revelam sobre o grande número de anjos celestiais, sua aparência e seu papel de servir.