A Origem do Reino Espiritual

A Origem do Reino Espiritual

Há quanto tempo os anjos existem? Certamente, há muito mais tempo que o homem, assim nos dizem as Escrituras — ainda que não tanto quanto Deus, que é eterno. Ao contrário de Deus, que sempre existiu; os anjos são seres criados. Eles foram criados por Deus. Como nos diz Hebreus 1:7: "Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de Seus anjos faz ventos, e de Seus ministros [ou servos] uma chama de fogo" (citação de Salmos 104:4).

E, como todas as coisas, eles foram criados por meio do Verbo divino, que se tornou Jesus Cristo: "Porque nEle foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele" (Colossenses 1:16).

Quando foi que esses seres foram trazidos à existência?

Antes de existir o mundo

A origem dos anjos se remonta muito atrás no tempo, antes que a humanidade fosse criada — antes que a Terra fosse formada. Gênesis 1:1 diz-nos que "no princípio, Deus criou os céus e a terra". No entanto, a Bíblia não conta toda a história em um ou nem mesmo vários versículos. Aprendemos mais tarde, na Bíblia, que existem três céus de uma perspectiva terrena: Primeiro, a atmosfera, onde estão as nuvens e voam os pássaros (Gênesis 7:11-12; Jó 35:11); segundo, o espaço exterior, onde se encontra o sol, a lua e as estrelas; e o terceiro, o céu espiritual, onde fica o trono de Deus, na verdade chamado de "terceiro céu" (2 Coríntios 12:2). No entanto, embora seja o terceiro em relação a nossa posição terrena, esse reino espiritual foi criado primeiro.

Deus e o Verbo — o Ser divino que, mais tarde, nasceria em carne como Jesus Cristo (João 1:1-3, 14) — deram vida a outros seres espirituais para habitar esse reino com Eles. Esses seres eram os anjos, que existiam antes de nosso mundo ser criado. Isso fica claro numa passagem fascinante e esclarecedora do livro bíblico de Jó.

Quando Jó, afligido por terríveis calamidades e sofrimentos, apesar de ser um seguidor muito devotado a Deus, começou a questionar o julgamento divino, então Deus respondeu-lhe com perguntas direcionadas para ajudá-lo a perceber que ele não tinha sabedoria suficiente para questioná-Lo. Em Sua resposta a Jó, em forma de perguntas, Deus revelou alguns detalhes sobre Sua criação do mundo físico:

"Depois disso o SENHOR respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo: Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? Agora cinge os teus lombos, como homem; porque Te perguntarei, e tu me responderás. Onde estavas tu, quando Eu lançava os fundamentos da Terra? Faze-Me saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? Ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina, quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?" (Jó 38:1-7, grifo nosso).

O termo "filhos de Deus" é uma designação para os anjos — chamados "filhos" em virtude de terem sido criados por Deus. E "estrelas da manhã" também parece se referir aos anjos, que mais tarde são simbolizados como estrelas (ver Apocalipse 1:20; 12:4).

A Nova Versão Internacional traduz Jó 38:7 desta forma: "Enquanto as estrelas matutinas juntas cantavam e todos os anjos se regozijavam?” E na versão BLH traduz-se assim: “As estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria?"

Nesta passagem, Deus revela informações que nenhum homem poderia ter conhecimento, pois nenhum ser humano esteve presente na criação. Deus descreveu a Terra em Sua criação como uma joia esplendorosa que flutua no espaço. Os eventos de criação foram tão magníficos que todos os anjos cantavam e gritavam de contentamento. Naquela época, eles estavam em perfeita harmonia e acordo.

Aqui vemos que os anjos têm emoções. Eles estavam alegres. Em outras passagens, nós os encontramos exaltando e louvando continuamente a Deus Pai e a Jesus Cristo (Salmos 148:2; Lucas 2:13-15; Apocalipse 5:11-12). Depois, também vemos os anjos de Deus demonstrando grande alegria quando uma pessoa se arrepende dos pecados (Lucas 15:10). E em várias passagens, nós os vemos cuidando do povo de Deus (1 Reis 19:5-7; Salmos 34:7; 91:11; Daniel 3:28; Mateus 2:13, 19-20; 4:11; Lucas 22:43; Atos 12:7-10). Assim, eles são seres zelosos e sentimentais.

Criados com liberdade de escolha moral, eles também são capazes de ter pensamentos e sentimentos errados, e alguns sucumbiram a isso, e foi assim que os espíritos malignos ou demônios, liderados por Satanás, o demônio, entraram em cena. Abordaremos esse assunto mais tarde (ver "Qual é a Origem de Satanás e dos Demônios?"). Felizmente, a maioria dos anjos fez a escolha certa e permaneceu fiel a Deus.

Vejamos o que mais as Escrituras revelam sobre o grande número de anjos celestiais, sua aparência e seu papel de servir.