Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Qual é a Origem de Satanás e dos Demônios?

Você está aqui

Qual é a Origem de Satanás e dos Demônios?

Algum tempo depois de que o mundo foi formado, a harmonia pacífica no reino angelical mudou dramaticamente. Gênesis 1:2 Gênesis 1:2A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
Almeida Atualizada×
nos diz que, depois de sua criação, "a terra estava sem forma e vazia". Essa tradução não transmite adequadamente o significado do original hebraico. As palavras tohu va-bohu, traduzidas "sem forma e vazia", são mais bem traduzidas como "desolada e vazia” (versão Young's Literal Translation).

No entanto, em Isaías 45:18 Isaías 45:18Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.
Almeida Atualizada×
, Deus diz expressamente que estabeleceu a Terra e que "não a criou vazia". Aqui é usada a mesma palavra hebraica tohu. Se Deus não criou a Terra neste estado, então como ela ficou assim?

Parte da resposta se encontra em Gênesis 1:2 Gênesis 1:2A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
Almeida Atualizada×
. A palavra hebraica hayah, traduzida como "estava", também pode ser traduzida como "tornou-se", assim como é traduzida em Gênesis 2:7 Gênesis 2:7E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Almeida Atualizada×
e 19:26. A Terra não foi criada desolada e vazia, mas ela tornou-se assim. Na Bíblia Enfatizada de Rotherham (Rotherham’s Emphasized Bible), a passagem de Gênesis 1:2 Gênesis 1:2A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.
Almeida Atualizada×
é traduzida, apropriadamente, assim: “Agora a terra tinha-se tornado desolada e vazia”.

Deus criou a Terra com tanta beleza que os anjos se alegraram (Jó 38:1-7 Jó 38:1-7 [1] Depois disso o Senhor respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo: [2] Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? [3] Agora cinge os teus lombos, como homem; porque te perguntarei, e tu me responderás. [4] Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. [5] Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel? [6] Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina, [7] quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?
Almeida Atualizada×
). Mas algo aconteceu para que ela ficasse nessa condição de devastação. Deus então a reformou e a tornou um belo lar para o primeiro casal de seres humanos, homem e mulher, como registrado no restante do primeiro capítulo de Gênesis.

Mas o relato de Gênesis não nos conta toda a história. Deus traz detalhes adicionais em outros capítulos da Bíblia sobre o que causou essa espécie de desolação e confusão.

Uma rebelião contra Deus

Em Isaías 14, encontramos mais informações — referente a essa rebelião dos anjos e seu líder.

No versículo 4, Deus se dirige ao “rei de Babilônia”. Na época de Isaías a cidade-estado da Babilônia estava emergindo como a grande potência daquela região do mundo. Seu rei era um belicista saqueava e devastava as nações ao seu redor.

No versículo 12, percebe-se mais claramente a mudança de tema do rei físico para outro governante. Muitos estudiosos reconhecem que a linguagem original dessa passagem está na forma de um lamento, uma reflexão do pesar e sentimento de Deus por uma grande perda devido aos eventos que vão sendo descritos:

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã [Heylel em hebraico, Lúcifer no Latim (Vulgate) e na versão do Rei James], filha da alva!...E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus...subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo" (versículos 12-14).

Quem é esse ser que se atreveu a desafiar o próprio Deus, o Governante do universo?

Em Ezequiel 28, Deus nos dá a resposta. Este capítulo é muito parecido com o de Isaías 14. Deus começa questionando um governante humano, mas depois muda para o poder espiritual que se encontra por trás do trono terrestre.

Aqui, Deus se dirige ao "príncipe de Tiro", um importante centro comercial de Israel no Mar Mediterrâneo. Seus governantes se tornaram soberbos por causa de sua riqueza e poder. Nos versículos 6-10, Deus diz ao soberano de Tiro que, por causa de sua arrogância, sua força e riqueza acabariam e ele seria derrotado.

Mas observe que no versículo 12 Deus começa a se dirigir "ao rei de Tiro" em vez do príncipe. Esse personagem é o verdadeiro poder por trás do trono. A descrição de Deus deixa claro que Ele não está falando com nenhum ser humano!

“Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus..." (Ezequiel 28:12-13 Ezequiel 28:12-13 [12] Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-te: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. [13] Estiveste no Éden, jardim de Deus; cobrias-te de toda pedra preciosa: a cornalina, o topázio, o ônix, a crisólita, o berilo, o jaspe, a safira, a granada, a esmeralda e o ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.
Almeida Atualizada×
).

Nenhum homem mortal poderia ser descrito como “o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura”. Esse ser criado (versículo 13) também esteve "no Éden, o jardim de Deus". Além de Adão e Eva, nenhum outro ser humano esteve no Jardim do Éden!

A queda de um superanjo

Deus descreve um pouco mais sobre esse ser: “Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus...” (Ezequiel 28:14 Ezequiel 28:14Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas.
Almeida Atualizada×
).

O que significa essas notáveis declarações? O que é um “querubim da guarda”? A passagem de Hebreus 8:5 Hebreus 8:5os quais servem �quilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou.
Almeida Atualizada×
nos diz que o tabernáculo estabelecido por Moisés — o santuário portátil que os israelitas carregavam em suas peregrinações pelo deserto — era uma “cópia e sombra daquele que está nos céus” (NVI).

Em Êxodo 25:18-20 Êxodo 25:18-20 [18] Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. [19] Farás um querubim numa extremidade e o outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. [20] Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
Almeida Atualizada×
, vemos que Deus instruiu aos israelitas a fazer uma representação — um modelo físico — de Seu trono no tabernáculo que eles carregavam pelo deserto. Essa era a Arca da Aliança coberta pelo "propiciatório".

Em ambos os lados do “propiciatório”, que representava o trono de Deus, tinha um querubim dourado com asas estendidas para cobri-lo. Os dois querubins, feitos de ouro, representavam os verdadeiros seres angelicais. Posteriormente, o templo de Salomão tinha dois grandes querubins semelhantes esculpidos com asas que se estendiam sobre a arca e seu propiciatório (Êxodo 25:17-20 Êxodo 25:17-20 [17] Igualmente farás um propiciatório, de ouro puro; o seu comprimento será de dois covados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. [18] Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. [19] Farás um querubim numa extremidade e o outro querubim na outra extremidade; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. [20] Os querubins estenderão as suas asas por cima do propiciatório, cobrindo-o com as asas, tendo as faces voltadas um para o outro; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
Almeida Atualizada×
; 1 Reis 6:23-28 1 Reis 6:23-28 [23] No oráculo fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um com dez côvados de altura. [24] Uma asa de um querubim era de cinco côvados, e a outra de cinco côvados; dez côvados havia desde a extremidade de uma das suas asas até a extremidade da outra. [25] Assim era também o outro querubim; ambos os querubins eram da mesma medida e do mesmo talho. [26] Um querubim tinha dez côvados de altura, e assim também o outro. [27] E pôs os querubins na parte mais interior da casa. As asas dos querubins se estendiam de maneira que a asa de um tocava numa parede, e a do outro na outra parede, e as suas asas no meio da casa tocavam uma na outra. [28] Também cobriu de ouro os querubins.
Almeida Atualizada×
).

O ser a quem Deus se dirigia, através de Ezequiel, foi chamado de “querubim da guarda”, indicando que ele tinha sido um dos grandes anjos representados no modelo do trono divino. Deus deu a esses anjos a nobre honra de servir e cobrir o próprio trono de Deus no céu! Muitas outras Escrituras dizem que Deus “habita entre os querubins” (ver 1 Samuel 4:4 1 Samuel 4:4Enviou, pois, o povo a Siló, e trouxeram de lá a arca do pacto do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins; e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca do pacto de Deus.
Almeida Atualizada×
; 2 Samuel 6:2 2 Samuel 6:2Depois levantou-se Davi, e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins.
Almeida Atualizada×
; 2 Reis 19:15 2 Reis 19:15E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra.
Almeida Atualizada×
; 1 Crônicas 13:6 1 Crônicas 13:6E Davi, com todo o Israel, subiu a Baalá, isto é, a Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, a qual se chama pelo nome do Senhor, que habita entre os querubins.
Almeida Atualizada×
; Salmo 80:1; Isaías 37:16 Isaías 37:16O Senhor dos exércitos, Deus de Israel, tu que estás sentado sobre os querubins; tu, só tu, és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra.
Almeida Atualizada×
).

Deus também diz a esse querubim, “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade” (Ezequiel 28:15 Ezequiel 28:15Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade.
Almeida Atualizada×
). Como na descrição de Isaías 14, esta passagem mostra um ser criado completo, não um homem. Este ser foi extraordinário e perfeito até começar a ter orgulho de sua própria beleza e esplendor, corrompendo assim sua sabedoria (Ezequiel 28:17 Ezequiel 28:17Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem.
Almeida Atualizada×
).

"... se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas" (versículo 16). Esse admirável ser pecou, foi expulso do trono de Deus e caiu em desgraça.

Os seguidores da corrupção

Este anjo rebelde tornou-se Satanás, que significa "adversário" — inimigo, oponente, antagonista ou rival. A arrogância e a vaidade de Satanás acabaram por levá-lo a uma rebelião franca e aberta contra Deus. Esta poderosa entidade espiritual decidiu desafiar a Deus pelo controle do universo!

Aquele tinha sido um espírito belo e muito talentoso, por causa de sua rebelião, tornou-se uma criatura malvada e repreensível. Deus havia criado um ser magnífico e perfeito. Mas esse ser poderoso, por escolha própria, tornou-se o diabo e Satanás — o adversário e inimigo de Deus e da humanidade!

Satanás não estava sozinho nessa rebelião. Milhões de outros anjos se juntaram a ele. Isso é, simbolicamente, descrito em Apocalipse 12:3-4 Apocalipse 12:3-4 [3] Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas; [4] a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que estava para dar � luz, para que, dando ela � luz, lhe devorasse o filho.
Almeida Atualizada×
: “Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho… a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu".

O versículo 9 identifica esse dragão como Satanás. A Bíblia usa estrelas como simbolismo para anjos (Apocalipse 1:20 Apocalipse 1:20Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.
Almeida Atualizada×
). Isso indica que um terço dos anjos seguiu a Satanás nessa rebelião.

A partir disso, podemos ver que os anjos não eram autômatos pré-programados, mas tinham a capacidade de pensar e tomar decisões por conta própria. Infelizmente, um grande número deles fez a escolha errada.

A Bíblia se refere a Satanás e aos outros anjos rebeldes como espíritos malignos, espíritos impuros e demônios. Eles são anjos caídos — que decaíram de seu propósito de servir a Deus e à humanidade, e passaram a ter ódio e amargura contra Deus e Seu santo propósito para a humanidade.

Felizmente, o governo de Satanás e seus demônios chegará ao fim quando Jesus Cristo retornar com poder e glória! (Para saber mais, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito Existe Realmente Um Diabo?).