Qual é a Origem de Satanás e dos Demônios?

Você está aqui

Qual é a Origem de Satanás e dos Demônios?

Algum tempo depois de que o mundo foi formado, a harmonia pacífica no reino angelical mudou dramaticamente. Gênesis 1:2 nos diz que, depois de sua criação, "a terra estava sem forma e vazia". Essa tradução não transmite adequadamente o significado do original hebraico. As palavras tohu va-bohu, traduzidas "sem forma e vazia", são mais bem traduzidas como "desolada e vazia” (versão Young's Literal Translation).

No entanto, em Isaías 45:18, Deus diz expressamente que estabeleceu a Terra e que "não a criou vazia". Aqui é usada a mesma palavra hebraica tohu. Se Deus não criou a Terra neste estado, então como ela ficou assim?

Parte da resposta se encontra em Gênesis 1:2. A palavra hebraica hayah, traduzida como "estava", também pode ser traduzida como "tornou-se", assim como é traduzida em Gênesis 2:7 e 19:26. A Terra não foi criada desolada e vazia, mas ela tornou-se assim. Na Bíblia Enfatizada de Rotherham (Rotherham’s Emphasized Bible), a passagem de Gênesis 1:2 é traduzida, apropriadamente, assim: “Agora a terra tinha-se tornado desolada e vazia”.

Deus criou a Terra com tanta beleza que os anjos se alegraram (Jó 38:1-7). Mas algo aconteceu para que ela ficasse nessa condição de devastação. Deus então a reformou e a tornou um belo lar para o primeiro casal de seres humanos, homem e mulher, como registrado no restante do primeiro capítulo de Gênesis.

Mas o relato de Gênesis não nos conta toda a história. Deus traz detalhes adicionais em outros capítulos da Bíblia sobre o que causou essa espécie de desolação e confusão.

Uma rebelião contra Deus

Em Isaías 14, encontramos mais informações — referente a essa rebelião dos anjos e seu líder.

No versículo 4, Deus se dirige ao “rei de Babilônia”. Na época de Isaías a cidade-estado da Babilônia estava emergindo como a grande potência daquela região do mundo. Seu rei era um belicista saqueava e devastava as nações ao seu redor.

No versículo 12, percebe-se mais claramente a mudança de tema do rei físico para outro governante. Muitos estudiosos reconhecem que a linguagem original dessa passagem está na forma de um lamento, uma reflexão do pesar e sentimento de Deus por uma grande perda devido aos eventos que vão sendo descritos:

"Como caíste do céu, ó estrela da manhã [Heylel em hebraico, Lúcifer no Latim (Vulgate) e na versão do Rei James], filha da alva!...E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus...subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo" (versículos 12-14).

Quem é esse ser que se atreveu a desafiar o próprio Deus, o Governante do universo?

Em Ezequiel 28, Deus nos dá a resposta. Este capítulo é muito parecido com o de Isaías 14. Deus começa questionando um governante humano, mas depois muda para o poder espiritual que se encontra por trás do trono terrestre.

Aqui, Deus se dirige ao "príncipe de Tiro", um importante centro comercial de Israel no Mar Mediterrâneo. Seus governantes se tornaram soberbos por causa de sua riqueza e poder. Nos versículos 6-10, Deus diz ao soberano de Tiro que, por causa de sua arrogância, sua força e riqueza acabariam e ele seria derrotado.

Mas observe que no versículo 12 Deus começa a se dirigir "ao rei de Tiro" em vez do príncipe. Esse personagem é o verdadeiro poder por trás do trono. A descrição de Deus deixa claro que Ele não está falando com nenhum ser humano!

“Tu eras o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus..." (Ezequiel 28:12-13).

Nenhum homem mortal poderia ser descrito como “o selo da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura”. Esse ser criado (versículo 13) também esteve "no Éden, o jardim de Deus". Além de Adão e Eva, nenhum outro ser humano esteve no Jardim do Éden!

A queda de um superanjo

Deus descreve um pouco mais sobre esse ser: “Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus...” (Ezequiel 28:14).

O que significa essas notáveis declarações? O que é um “querubim da guarda”? A passagem de Hebreus 8:5 nos diz que o tabernáculo estabelecido por Moisés — o santuário portátil que os israelitas carregavam em suas peregrinações pelo deserto — era uma “cópia e sombra daquele que está nos céus” (NVI).

Em Êxodo 25:18-20, vemos que Deus instruiu aos israelitas a fazer uma representação — um modelo físico — de Seu trono no tabernáculo que eles carregavam pelo deserto. Essa era a Arca da Aliança coberta pelo "propiciatório".

Em ambos os lados do “propiciatório”, que representava o trono de Deus, tinha um querubim dourado com asas estendidas para cobri-lo. Os dois querubins, feitos de ouro, representavam os verdadeiros seres angelicais. Posteriormente, o templo de Salomão tinha dois grandes querubins semelhantes esculpidos com asas que se estendiam sobre a arca e seu propiciatório (Êxodo 25:17-20; 1 Reis 6:23-28).

O ser a quem Deus se dirigia, através de Ezequiel, foi chamado de “querubim da guarda”, indicando que ele tinha sido um dos grandes anjos representados no modelo do trono divino. Deus deu a esses anjos a nobre honra de servir e cobrir o próprio trono de Deus no céu! Muitas outras Escrituras dizem que Deus “habita entre os querubins” (ver 1 Samuel 4:4; 2 Samuel 6:2; 2 Reis 19:15; 1 Crônicas 13:6; Salmo 80:1; Isaías 37:16).

Deus também diz a esse querubim, “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniquidade” (Ezequiel 28:15). Como na descrição de Isaías 14, esta passagem mostra um ser criado completo, não um homem. Este ser foi extraordinário e perfeito até começar a ter orgulho de sua própria beleza e esplendor, corrompendo assim sua sabedoria (Ezequiel 28:17).

"... se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas" (versículo 16). Esse admirável ser pecou, foi expulso do trono de Deus e caiu em desgraça.

Os seguidores da corrupção

Este anjo rebelde tornou-se Satanás, que significa "adversário" — inimigo, oponente, antagonista ou rival. A arrogância e a vaidade de Satanás acabaram por levá-lo a uma rebelião franca e aberta contra Deus. Esta poderosa entidade espiritual decidiu desafiar a Deus pelo controle do universo!

Aquele tinha sido um espírito belo e muito talentoso, por causa de sua rebelião, tornou-se uma criatura malvada e repreensível. Deus havia criado um ser magnífico e perfeito. Mas esse ser poderoso, por escolha própria, tornou-se o diabo e Satanás — o adversário e inimigo de Deus e da humanidade!

Satanás não estava sozinho nessa rebelião. Milhões de outros anjos se juntaram a ele. Isso é, simbolicamente, descrito em Apocalipse 12:3-4: “Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho… a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu".

O versículo 9 identifica esse dragão como Satanás. A Bíblia usa estrelas como simbolismo para anjos (Apocalipse 1:20). Isso indica que um terço dos anjos seguiu a Satanás nessa rebelião.

A partir disso, podemos ver que os anjos não eram autômatos pré-programados, mas tinham a capacidade de pensar e tomar decisões por conta própria. Infelizmente, um grande número deles fez a escolha errada.

A Bíblia se refere a Satanás e aos outros anjos rebeldes como espíritos malignos, espíritos impuros e demônios. Eles são anjos caídos — que decaíram de seu propósito de servir a Deus e à humanidade, e passaram a ter ódio e amargura contra Deus e Seu santo propósito para a humanidade.

Felizmente, o governo de Satanás e seus demônios chegará ao fim quando Jesus Cristo retornar com poder e glória! (Para saber mais, baixe ou solicite nosso guia de estudo bíblico gratuito Existe Realmente Um Diabo?).