Um Mundo Inclinado Ao Mal

Você está aqui

Um Mundo Inclinado Ao Mal

A cena parecia uma aterradora visão do livro de Apocalipse. Uma estrutura de fogo, nitidamente modelada por representações comuns da Torre de Babel, surgiu, e logo, em meio a uma fumaça, foi seguida por uma besta infernal gigante em forma de touro. Um monstro mecânico de olhos avermelhados e brilhantes puxado pelas correntes por dezenas de supostas escravas comandadas por um homem vestido com o que parecia ser uma armadura militar romana.

Algumas mulheres se aproximavam, de forma submissa, dessa besta brilhante, logo seguidas por “escravas” e dezenas de homens e mulheres, que então se curvavam e se prostravam para “adorar” essa besta. Então, bandeiras de vários países foram trazidas e colocadas diante da besta. Sob holofotes, surgia uma mulher que, simbolicamente, “montava” a besta; e logo alguns que se curvaram diante da besta se aproximavam e entravam na estrutura da Torre de Babel, que ia aumentando de tamanho.

Outras cenas apocalípticas foram reproduzidas nessa apresentação bizarra juntamente com encenações de “sinais e maravilhas” sobrenaturais (ver 2 Tessalonicenses 2:9).

Essa estranha apresentação aconteceu na cerimônia de abertura dos Jogos da Comunidade Britânica  em Birmingham, Inglaterra. Um espetáculo assistido por milhões de pessoas que vivem nas setenta e duas nações e territórios participantes.

A Besta, a Babilônia e a Profecia Bíblica

Os leitores do livro de Apocalipse podem reconhecer instantaneamente alguns simbolismos importantes: “E [o anjo] levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlate, que estava cheia de nomes de blasfêmia...E, na sua testa, estava escrito o nome: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA. E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração” (Apocalipse 17:3-6).

“E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias...E abriu a boca em blasfêmias contra Deus... E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Apocalipse 13:4-8).

E a Babilônia também é mencionada várias vezes no livro de Apocalipse. Observe: “E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu! Caiu Babilônia, aquela grande cidade que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição!” (Apocalipse 14:8).

“E [o anjo] clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, e abrigo de todo espírito imundo, e refúgio de toda ave imunda e aborrecível! Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição. Os reis da terra se prostituíram com ela. E os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias”.

“E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo Meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela” (Apocalipse 18:2-5; ver também 16:19; 18:1-2, 10, 21; 19:1).

E muito mais disso está acontecendo no mundo.

O Grammy — um entretenimento infernal

A maioria das pessoas sabe que a indústria da música é um antro de perversão. E a premiação do Grammy, que supostamente celebraria a melhor música do ano, conseguiu atingir o fundo do poço. Algo que é difícil de descrever.

Ninguém esperava que uma dupla tão estranha como Sam Smith e Kim Petras ganhasse o prêmio de melhor performance pop duo. Sam Smith é um homossexual assumido que agora afirma ser “genderqueer” — nem homem nem mulher. Kim Petras nasceu com o sexo masculino, mas passou pelo processo de transição de gênero ainda muito jovem.

Juntos, eles cantaram a música, intitulada apropriadamente, “Unholy” [profano]. Sam Smith estava vestido com uma roupa toda vermelha, uma cor frequentemente relacionada ao diabo. Kim Petras usava uma minissaia vermelha enquanto dançava e cantava dentro de uma jaula. Durante sua performance, Sam Smith era rodeado por dançarinos de cabelos compridos em trajes vermelhos que, às vezes, se inclinavam simulando adorá-lo.

Toda a apresentação foi iluminada por holofotes vermelhos. E luzes vermelhas piscavam ao redor do auditório. E havia uma simulação de chamas no fundo do palco que, de vez em quando, subiam a alguns metros de altura. Certamente, o cenário foi projetado para transmitir a ideia de algum tipo de inferno demoníaco.

A noite também contou com uma representação blasfema de artistas vestidos de preto parodiando a famosa pintura “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci.

E ainda tem mais. Recentemente, em Nova Iorque foi erguida uma estátua em homenagem a falecida juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos, Ruth Bader Ginsburg, por sua longa cruzada pelo direito ao aborto. (Geralmente, estátuas são erguidas em homenagem a benfeitores da humanidade, mas parece que agora elas também servem para homenagear aqueles que abriram caminho para o assassinato de milhões de nascituros inocentes). Porém, em vez de retratá-la realisticamente, essa estátua demoníaca tem na cabeça grandes tranças enroladas para formar chifres e vários tentáculos crescendo em lugar dos braços.

E quando esta edição da revista estiver sendo distribuída aos assinantes, Boston já terá sediado um evento anunciado como “a maior reunião satânica da história”, onde os participantes assistem a uma série de apresentações, discussões e fóruns sociais com temas diabólicos. Enquanto isso, em algumas escolas dos Estados Unidos estão surgindo os chamados “Clube de Satanás Depois da Escola”.

O que está acontecendo com o mundo?

Um mundo irreconhecível

Nosso mundo está ficando cada vez mais irreconhecível e insano. Basta comparar a vida de alguns anos atrás com agora. As diferenças são impressionantes. Parece que o mundo deu uma guinada rumo a dias sombrios e nunca mais será o mesmo.

Nos Estados Unidos, a epidemia de Covid-19 fez com que o governo decretasse o fechamento de  igrejas e sinagogas, enquanto clubes de strip-tease, comércios de bebidas alcoólicas e lojas de cannabis receberam autorização para continuar funcionando. Aparentemente, os principais meios de comunicação social censuraram notícias desfavoráveis ao governo sobre essa epidemia.

Milhões de pessoas se vacinaram voluntariamente, mas muitas empresas exigiram que seus empregados se vacinassem. Alguns bancos recusaram qualquer linha de financiamento a empresas que não seguiam as diretrizes de saúde do governo. Muitos detentos foram soltos pelo receio de propagação dessa epidemia. Nos Estados Unidos, alguns movimentos contra a polícia cresceram, assim como o número de promotores que se recusavam a processar criminosos.

E a loucura do transgenerismo continua sendo cada vez mais disseminada. Homens que dizem se sentir do sexo feminino começaram a dominar vários esportes femininos, enquanto os que protestavam contra isso são chamados de fanáticos e haters. Hospitais, indústrias farmacêuticas e médicos descobriram que podem ganhar muito dinheiro com a mutilação sexual de crianças e a administração de substâncias químicas nocivas que alteram e afetam o funcionamento do organismo.

Ironicamente, no Dia Internacional da Mulher, o governo estadunidense homenageou um homem biológico com o Prêmio Internacional Mulheres de Coragem na Casa Branca, em uma clara promoção da agenda transgênero, negando a realidade biológica dos gêneros masculino e feminino.

Algo em comum

O que tudo isso significa? O que tudo isso tem em comum? Que tendência ou plano está em ação diante de nossos olhos?

A resposta fica clara apenas quando temos uma perspectiva e uma visão de mundo enraizada e fundamentada na Palavra de Deus. E a resposta é simples: O mundo está se inclinando ao mal.

Vemos isso acontecendo ao nosso redor, como nos exemplos acima. E forças poderosas estão por trás disso — em todos os níveis dos governos, sistema judiciário, instituições educacionais, entretenimentos populares e na mídia em geral e, infelizmente, até na religião.

Em 1962, a Suprema Corte dos Estados Unidos proibiu a oração nas escolas públicas. E no ano seguinte, proibiu também a leitura da Bíblia. Em 1973, derrubou as restrições ao aborto, legalizando o assassinato de nascituros em todo o país. Em 2005, proibiu a exibição dos Dez Mandamentos em tribunais de justiça. Em 2015, praticamente aboliu o casamento bíblico ao legalizar o casamento homoafetivo.

Após as autoridades desse país afastarem sistematicamente Deus e Sua Palavra da vida pública, o que poderiam esperar acontecer?

Ao escrever para a igreja em Roma, apóstolo Paulo descreveu o que acontece em uma sociedade que rejeita intencionalmente o conhecimento de Deus:

“Uma vez que consideraram que conhecer a Deus era algo inútil, o próprio Deus os entregou a um inútil modo de pensar, deixando que fizessem coisas que jamais deveriam ser feitas. A vida deles se encheu de toda espécie de perversidade, pecado, ganância, ódio, inveja, homicídio, discórdia, engano, malícia e fofocas. Espalham calúnias, odeiam a Deus, são insolentes, orgulhosos e arrogantes”.

“Inventam novas maneiras de pecar e desobedecem a seus pais. Não têm entendimento, quebram suas promessas, não mostram afeição nem misericórdia. Sabem que, de acordo com a justiça de Deus, quem pratica essas coisas merece morrer, mas ainda assim continuam a praticá-las. E, o que é pior, incentivam outros a também fazê-lo” (Romanos 1:28-32, Nova Versão Transformadora).

Infelizmente, essa é cada vez mais uma descrição perfeita da sociedade ocidental. Essa passagem descreve uma cultura que rejeita a Deus e, propositadamente, se inclina ao mal.

Em 1796, George Washington fez seu discurso de despedida de forma quase profética dizendo o seguinte sobre a sociedade e a cultura estadunidense, mas que também se aplica a toda cultura ocidental: “De todas as disposições e hábitos que levam à prosperidade política, a religião e a moralidade são suportes indispensáveis”. Agora estamos vendo essa sociedade colapsar enquanto seus alicerces — a religião e a moralidade — estão sendo destruídos. Toda nação que vai por esse caminho tende à ruína.

Outra dimensão do problema

Mas essa não é toda a história. Há outra dimensão está em ação — uma dimensão espiritual muito real, mas invisível (ver “A Origem do Mal e de Satanás”).

O livro bíblico de Apocalipse contém muitas profecias preocupantes, algumas foram mencionadas acima. Contudo, uma das mais inquietantes revela que no tempo do fim, pouco antes do retorno de Jesus Cristo, Satanás, o diabo, será “lançado” à Terra. E o resultado disso será terrível.

Deus adverte: “Ai dos que habitam na terra e no mar! Porque o diabo desceu a vós e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (Apocalipse 12:12). Nessa devastação descrita nos capítulos seguintes, bilhões de pessoas morrerão em catástrofes que vão abalar a Terra.

Será que estamos vendo hoje nas manchetes dos jornais uma amostra desse tempo da ira de Satanás? Será que ele e seus demônios já não fazem mais questão de se esconder, como mostram os exemplos mencionados acima, e estão se revelando ao mundo? (Não deixe de ler “Os Deuses Antigos Retornaram?” a partir da página 8).

Os servos de Deus não devem ficar temerosos ou ansiosos por causa dessa influência demoníaca, que também os afeta (embora afete muito mais ao mundo). Os espíritos malignos são menos numerosos e poderosos que os anjos fiéis de Deus, que são “espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1:14). Os cristãos podem e devem ter confiança em Deus porque Ele “não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2 Timóteo 1:7).

A melhor maneira de resistir à influência demoníaca e à crescente maldade do mundo ao nosso redor é ter uma mente espiritualmente forte e sintonizada no caminho de vida de Deus. Os servos fiéis de Deus precisam estar cheios do Espírito de Deus (Efésios 5:18), que os capacita a resistir a essa influência e faz com que esses espíritos malignos fujam (Tiago 4:7). Afinal de contas, Deus é a fonte suprema de todo poder.

Enquanto o mundo ao nosso redor se inclina cada vez mais para o mal, nós devemos resistir a todas essas formas de perversidade e nos aproximar de nosso Deus amoroso. Essa é a maneira de evitar o pior dos tempos horríveis que virão sobre o mundo por causa de sua rebelião contra Deus — os eventos catastróficos preditos para acontecer no fim dos tempos antes do retorno de Cristo!

Saiba mais

Certamente há muito mais nessa história do que podemos cobrir em poucas páginas. Você encontrará informações muito mais detalhadas em nosso guia de estudo bíblico gratuito “Existe Realmente um Diabo?”. Peça ou baixe seu exemplar gratuito para descobrir o que a Bíblia revela sobre esse poderoso e perigoso inimigo!


A Origem do Mal e de Satanás

Para entender a dimensão espiritual que afeta cada vez mais os acontecimentos na sociedade atual e a razão dos males que cresce ao nosso redor, precisamos voltar muito no tempo — para antes da existência da humanidade. Gênesis 1:1 nos diz que “no princípio, criou Deus os céus e a terra”. E Jó 38:7 nos diz ainda que, nessa ocasião, “todos os anjos se regozijavam” (NVI).

Os anjos — seres espirituais criados por Deus — já existiam quando Deus criou a Terra. Contudo, algum tempo depois disso a situação mudou drasticamente. Gênesis 1:2 nos diz que “a terra era sem forma e vazia”. Os termos hebraicos para a frase “sem forma e vazia” são tohu e bohu, que também podem ser traduzidos como “ruína e caos”.

A palavra “era” foi traduzida do hebraico hayah, que também pode ser traduzida como “tornou-se”, assim como está em Gênesis 2:7 e 19:26 na Bíblia Nova Versão Internacional . A Terra não foi criada sem forma e vazia, mas tornou-se assim em algum momento após sua criação.

Deus criou a Terra com tanta beleza que os anjos ficaram muito felizes. Mas algo fez com que ela ficasse em um estado de ruína e caos. Então, Deus a remodelou, transformando-a em um belo lar para os primeiros seres humanos, conforme registrado no restante do primeiro capítulo de Gênesis. Porém, o relato de Gênesis não nos conta toda a história.

Em outra passagem da Bíblia, Deus nos dá mais detalhes sobre o motivo de a Terra ter ficado nesse estado caótico e arruinado. Em 2 Pedro 2:4 lemos que “Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno [tártaro no original grego, que significa um lugar ou estado de detenção], os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o Juízo”. Quando esses anjos pecaram e qual foi o pecado deles?

A resposta mais simples é que eles se rebelaram contra seu Criador!

A primeira guerra

Em Isaías 14 temos mais informações. Esse capítulo descreve a rebelião angelical e seu líder. Além disso, ele contém muitos detalhes importantes que não poderíamos saber de nenhum outro modo.

No versículo 4, Deus se dirige ao “rei da Babilônia”. Na época de Isaías, a cidade-Estado da Babilônia estava emergindo como a maior potência daquela região. E seu rei belicista saqueou e escravizou as nações ao seu redor, adquirindo riqueza e poder por meio da violência. Esse rei da Babilônia tipificava Satanás e suas características.

No versículo 12, o assunto muda desse rei humano para outro ser poderoso, aqui traduzido como Lúcifer. A palavra hebraica original para esse ser — encontrada apenas nessa passagem — é Heylel, que significa “brilhante” ou “aquele que brilha”.

Então, Deus se dirige a esse ser, dizendo: “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono...serei semelhante ao Altíssimo” (versículos 13-14, grifo nosso).

Quem é esse ser que ousou desafiar o próprio Deus?

Em Ezequiel 28, Deus nos dá a resposta. Esse capítulo foi escrito de forma muito parecida com o de Isaías 14. Deus começa tratando de um governante humano, então muda para o poder espiritual por trás daquele trono terreno (comparar Lucas 4:5-7).

Em Ezequiel 28:2, Deus se dirige ao “príncipe de Tiro”, que era um famoso centro comercial portuário cujos governantes se tornaram arrogantes por causa de seu poder. E nos versículos 6-10, Deus diz a esse governante que ele perderia seu poder e seria derrotado. Mas, no versículo 12, Deus começa a se dirigir ao “rei de Tiro” em vez do príncipe. Esse ser é o verdadeiro governante e poder por trás daquele trono.

A descrição de Deus desse “rei de Tiro” deixa claro que Ele não está falando de nenhum ser humano. “Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus...” (versículos 12-13, ACF).

Nenhum ser humano mortal poderia ser descrito precisamente dessa maneira. Esse ser foi criado (versículo 13) e esteve “no Éden, jardim de Deus”. Além de Adão e Eva, nenhum outro ser humano esteve no Éden.

No versículo seguinte, Deus menciona um pouco da história desse ser. “Tu eras o querubim, ungido para cobrir” (Ezequiel 28:14, ACF).

A queda de um superanjo

O que significa essa afirmação? O que é um “querubim ungido para cobrir”?

Hebreus 8:5 nos diz que o tabernáculo que Israel construiu no deserto era uma “cópia e sombra daquele que está nos céus” (NVI). Em Êxodo 25:18-20, Deus instruiu os israelitas a fazer uma representação — um modelo físico — de Seu trono celestial para o tabernáculo. Em ambos os lados do “propiciatório”, que representava o trono de Deus, havia um querubim de ouro com as asas estendidas para cobri-lo. Esses dois querubins representavam os verdadeiros seres angelicais — grandes superanjos cujas asas cobrem o trono de Deus.

O ser a quem Deus se dirige, através de Ezequiel, é chamado de “querubim ungido para cobrir”, indicando que outrora ele foi um dos grandes anjos representados no modelo do trono de Deus. Muitas outras escrituras dizem que Deus “habita entre os querubins”, mostrando que essas criaturas maravilhosas O acompanham e servem (1 Samuel 4:4; 2 Samuel 6:2; 2 Reis 19:15; 1 Crônicas 13:6; Salmos 80:1; Isaías 37:16). Tudo indica que esse ser magnífico ocupava uma posição de grande honra e destaque no reino angelical de Deus.

Deus ainda disse a esse querubim: “Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você...você encheu-se de violência e pecou. Por isso Eu o lancei em desgraça para longe do monte de Deus, e Eu o expulsei, ó querubim guardião” (Ezequiel 28:15-16, NVI). Esse ser, outrora maravilhoso, pecou e foi expulso do trono de Deus, caindo em desgraça.

Aquele que tinha sido um espírito incrivelmente belo e imensamente talentoso tornou-se, por causa de sua rebelião, uma criatura repreensível e desprezível. Ele se tornou Satanás — o adversário, caluniador, acusador e destruidor. Ele se tornou o diabo — o inimigo de Deus e da humanidade!

Os grandes poderes que ele usava a serviço de Deus passaram a ser usados para frustrar os propósitos divinos. Agora seus poderes servem para fins perversos e destrutivos!

Mas, ele não estava sozinho nessa rebelião. Milhões de outros anjos se juntaram a ele nessa atitude de rejeição à autoridade e liderança de Deus. Encontramos isso, descrito de forma simbólica, em Apocalipse 12:3-4: “E viu-se outro sinal no céu, e eis que era um grande dragão vermelho...E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu”. E o versículo 9 identifica esse dragão como Satanás. A Bíblia usa estrelas como símbolo para anjos (Apocalipse 1:20). Então, isso indica que um terço dos anjos seguiu a Satanás nessa rebelião.

A Bíblia se refere a esses anjos rebeldes como demônios ou espíritos malignos. Eles são anjos caídos — que se afastaram de seu propósito de servir a Deus e a humanidade (Hebreus 1:13-14) e passaram a ter ódio e amargura contra Deus e Seu sagrado desígnio para os seres humanos.