Jesus: Não é um Anjo, mas o Anjo

Jesus: Não é um Anjo, mas o Anjo

Há muitas referências do Antigo Testamento aos anjos de Deus, e algumas delas referem-se ao chamado "Anjo do Senhor", que também é identificado como "o SENHOR" (Gênesis 16:10-13; 22:11-12; Êxodo 3:2-6; Juízes 13:3-22). Mas como pode um anjo de Deus ser o próprio Deus? Evidentemente, esse é o mesmo personagem referido como "o Anjo da Sua Presença" em Isaías 63:9, bem como o "Anjo” que Deus enviou para guiar os Israelitas através do deserto até a Terra Prometida (Êxodo 14:19; 23:20).

Nessas passagens, a palavra "Anjo" pode causar confusão, pois, geralmente, ela é usada para se referir a seres espirituais criados e que são inferiores a Deus. No entanto, a palavra hebraica do Antigo Testamento da qual a palavra "anjo" foi traduzida, malak, significa simplesmente "mensageiro", como o equivalente angelos grego do Novo Testamento (da qual obtemos a palavra anjo).

Devemos olhar para o contexto para determinar se a referência é a um mensageiro humano ou espiritual. Neste caso, temos o Mensageiro de Deus, que também é Deus. Obviamente, existe apenas uma entidade que se encaixa nessa descrição. Esse termo é um paralelo exato do Verbo de Deus, que é também Deus — aquele que se tornou Jesus Cristo (João 1:1-3, 14).

Vejamos uma profecia do Antigo Testamento, declarada no Novo Testamento, que se refere a João Batista e a Jesus Cristo. Deus disse: "Eis que eu envio o Meu anjo [malak, aqui se referindo a João Batista], que preparará o caminho diante de Mim; e, de repente, virá ao seu templo o SENHOR, a quem vós buscais, o anjo [malak] do concerto [isto é, Jesus Cristo, Mediador da Nova Aliança], a quem vós desejais; eis que vem, diz o SENHOR dos Exércitos" (Malaquias 3:1; comparar Mateus 11:9-11; Marcos 1:1-2; Hebreus 12:24).

O "SENHOR" aqui é Deus, pois Ele vem a "Seu templo". Entretanto, Ele também é um Mensageiro — um malak, o termo traduzido como "anjo". Jesus é, portanto, o Senhor Deus. Contudo, Ele também é o Mensageiro de Deus Pai.

Mas Ele não é como os outros mensageiros espirituais de Deus. Jesus não teve princípio, mas existe "desde os dias da eternidade" (Miquéias 5:2). Os outros mensageiros espirituais foram criados (Hebreus 1:7). E foram criados por Ele! (Colossenses 1:15-17). Ele é o Criador deles — seu Senhor e Deus juntamente com o Pai.

Alguns tentam igualar o arcanjo Miguel a Jesus. Mas Miguel é chamado de "um dos primeiros príncipes” (Daniel 10:13), dificilmente essa seria a maneira de caracterizar o Criador de todos os outros anjos. E Miguel "não ousou" acusar Satanás em uma disputa sobre o corpo de Moisés, mas disse: "O Senhor te repreenda" (Judas 9). Isto simplesmente não se encaixa com Aquele que criou o anjo que se tornou Satanás e o que é o próprio Senhor junto com o Pai. Além disso, em Apocalipse 12, não há nenhuma associação com Jesus, como a Criança que governará todas as nações (versículos 4-5), e Miguel, mencionado logo a seguir (versículo 7).

Jesus, no fim de Sua vida humana, orou: "E, agora, glorifica-Me Tu, ó Pai, junto de Ti mesmo, com aquela glória que tinha Contigo antes que o mundo existisse" (João 17:5). Então, Ele retornou para a "destra da Majestade, nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és Meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e Ele Me será por Filho?” (Hebreus 1:3-5).

Os anjos são referidos como "filhos de Deus" em virtude de terem sido criados (Jó 38:7), enquanto que Jesus se tornou o Filho do Pai por ser realmente gerado do Pai em carne e Espírito. “E, quando outra vez introduz no mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de Deus O adorem...Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos..." (Hebreus 1:6, 8).

Jesus “está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências" (1 Pedro 3:22).

É evidente que Jesus Cristo está muito acima de todos os anjos — ainda assim Ele é o Anjo quanto a ser o Mensageiro do Pai.