Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Jesus: Não é um Anjo, mas o Anjo

Jesus: Não é um Anjo, mas o Anjo

Há muitas referências do Antigo Testamento aos anjos de Deus, e algumas delas referem-se ao chamado "Anjo do Senhor", que também é identificado como "o SENHOR" (Gênesis 16:10-13 Gênesis 16:10-13 [10] Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, de modo que não será contada, por numerosa que será. [11] Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. [12] Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. [13] E ela chamou, o nome do Senhor, que com ela falava, El-Rói; pois disse: Não tenho eu também olhado neste lugar para aquele que me vê?
Almeida Atualizada×
; 22:11-12; Êxodo 3:2-6 Êxodo 3:2-6 [2] E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia; [3] pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima. [4] E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui. [5] Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. [6] Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.
Almeida Atualizada×
; Juízes 13:3-22 Juízes 13:3-22 [3] Mas o anjo do Senhor apareceu � mulher e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca deste � luz; porém conceberás, e terás um filho. [4] Agora pois, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa alguma impura; [5] porque tu conceberás e terás um filho, sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começara a livrar a Israel da mão dos filisteus. [6] Então a mulher entrou, e falou a seu marido, dizendo: Veio a mim um homem de Deus, cujo semblante era como o de um anjo de Deus, em extremo terrível; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome; [7] porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho. Agora pois, não bebas vinho nem bebida forte, e não comas coisa impura; porque o menino sera nazireu de Deus, desde o ventre de sua mãe até o dia da sua morte. [8] Então Manoá suplicou ao Senhor, dizendo: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus, que enviaste, venha ter conosco outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer. [9] Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez ter com a mulher, estando ela sentada no campo, porém não estava com ela seu marido, Manoá. [10] Apressou-se, pois, a mulher e correu para dar a notícia a seu marido, e disse-lhe: Eis que me apareceu aquele homem que veio ter comigo o outro dia. [11] Então Manoá se levantou, seguiu a sua mulher e, chegando � presença do homem, perguntou-lhe: És tu o homem que falou a esta mulher? Ele respondeu: Sou eu. [12] Então disse Manoá: Quando se cumprirem as tuas palavras, como se há de criar o menino e que fará ele? [13] Respondeu o anjo do Senhor a Manoá: De tudo quanto eu disse � mulher se guardará ela; [14] de nenhum produto da vinha comerá; não beberá vinho nem bebida forte, nem comerá coisa impura; tudo quanto lhe ordenei cumprirá. [15] Então Manoá disse ao anjo do Senhor: Deixa que te detenhamos, para que te preparemos um cabrito. [16] Disse, porém, o anjo do Senhor a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto, é ao Senhor que o oferecerás. (Pois Manoá não sabia que era o anjo do Senhor). [17] Ainda perguntou Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome? - para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos. [18] Ao que o anjo do Senhor lhe respondeu: Por que perguntas pelo meu nome, visto que é maravilhoso? [19] Então Manoá tomou um cabrito com a oferta de cereais, e o ofereceu sobre a pedra ao Senhor; e fez o anjo maravilhas, enquanto Manoá e sua mulher o observavam. [20] Ao subir a chama do altar para o céu, subiu com ela o anjo do Senhor; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra. [21] E não mais apareceu o anjo do Senhor a Manoá, nem � sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do Senhor. [22] Disse Manoá a sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus.
Almeida Atualizada×
). Mas como pode um anjo de Deus ser o próprio Deus? Evidentemente, esse é o mesmo personagem referido como "o Anjo da Sua Presença" em Isaías 63:9 Isaías 63:9Em toda a angústia deles foi ele angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; no seu amor, e na sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os carregou todos os dias da antigüidade.
Almeida Atualizada×
, bem como o "Anjo” que Deus enviou para guiar os Israelitas através do deserto até a Terra Prometida (Êxodo 14:19 Êxodo 14:19Então o anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e se pos atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles e se pôs atrás,
Almeida Atualizada×
; 23:20).

Nessas passagens, a palavra "Anjo" pode causar confusão, pois, geralmente, ela é usada para se referir a seres espirituais criados e que são inferiores a Deus. No entanto, a palavra hebraica do Antigo Testamento da qual a palavra "anjo" foi traduzida, malak, significa simplesmente "mensageiro", como o equivalente angelos grego do Novo Testamento (da qual obtemos a palavra anjo).

Devemos olhar para o contexto para determinar se a referência é a um mensageiro humano ou espiritual. Neste caso, temos o Mensageiro de Deus, que também é Deus. Obviamente, existe apenas uma entidade que se encaixa nessa descrição. Esse termo é um paralelo exato do Verbo de Deus, que é também Deus — aquele que se tornou Jesus Cristo (João 1:1-3 João 1:1-3 [1] No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [2] Ele estava no princípio com Deus. [3] Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Almeida Atualizada×
, 14).

Vejamos uma profecia do Antigo Testamento, declarada no Novo Testamento, que se refere a João Batista e a Jesus Cristo. Deus disse: "Eis que eu envio o Meu anjo [malak, aqui se referindo a João Batista], que preparará o caminho diante de Mim; e, de repente, virá ao seu templo o SENHOR, a quem vós buscais, o anjo [malak] do concerto [isto é, Jesus Cristo, Mediador da Nova Aliança], a quem vós desejais; eis que vem, diz o SENHOR dos Exércitos" (Malaquias 3:1 Malaquias 3:1Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos.
Almeida Atualizada×
; comparar Mateus 11:9-11 Mateus 11:9-11 [9] Mas por que saístes? para ver um profeta? Sim, vos digo, e muito mais do que profeta. [10] Este é aquele de quem está escrito: Eis aí envio eu ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar adiante de ti o teu caminho. [11] Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu outro maior do que João, o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
Almeida Atualizada×
; Marcos 1:1-2 Marcos 1:1-2 [1] Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. [2] Conforme está escrito no profeta Isaías: Eis que envio ante a tua face o meu mensageiro, que há de preparar o teu caminho;
Almeida Atualizada×
; Hebreus 12:24 Hebreus 12:24e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Almeida Atualizada×
).

O "SENHOR" aqui é Deus, pois Ele vem a "Seu templo". Entretanto, Ele também é um Mensageiro — um malak, o termo traduzido como "anjo". Jesus é, portanto, o Senhor Deus. Contudo, Ele também é o Mensageiro de Deus Pai.

Mas Ele não é como os outros mensageiros espirituais de Deus. Jesus não teve princípio, mas existe "desde os dias da eternidade" (Miquéias 5:2 Miquéias 5:2Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Almeida Atualizada×
). Os outros mensageiros espirituais foram criados (Hebreus 1:7 Hebreus 1:7Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo.
Almeida Atualizada×
). E foram criados por Ele! (Colossenses 1:15-17 Colossenses 1:15-17 [15] o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; [16] porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. [17] Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas;
Almeida Atualizada×
). Ele é o Criador deles — seu Senhor e Deus juntamente com o Pai.

Alguns tentam igualar o arcanjo Miguel a Jesus. Mas Miguel é chamado de "um dos primeiros príncipes” (Daniel 10:13 Daniel 10:13Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.
Almeida Atualizada×
), dificilmente essa seria a maneira de caracterizar o Criador de todos os outros anjos. E Miguel "não ousou" acusar Satanás em uma disputa sobre o corpo de Moisés, mas disse: "O Senhor te repreenda" (Judas 9). Isto simplesmente não se encaixa com Aquele que criou o anjo que se tornou Satanás e o que é o próprio Senhor junto com o Pai. Além disso, em Apocalipse 12, não há nenhuma associação com Jesus, como a Criança que governará todas as nações (versículos 4-5), e Miguel, mencionado logo a seguir (versículo 7).

Jesus, no fim de Sua vida humana, orou: "E, agora, glorifica-Me Tu, ó Pai, junto de Ti mesmo, com aquela glória que tinha Contigo antes que o mundo existisse" (João 17:5 João 17:5Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.
Almeida Atualizada×
). Então, Ele retornou para a "destra da Majestade, nas alturas; feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és Meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e Ele Me será por Filho?” (Hebreus 1:3-5 Hebreus 1:3-5 [3] sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se � direita da Majestade nas alturas, [4] feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. [5] Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?
Almeida Atualizada×
).

Os anjos são referidos como "filhos de Deus" em virtude de terem sido criados (Jó 38:7 Jó 38:7quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo?
Almeida Atualizada×
), enquanto que Jesus se tornou o Filho do Pai por ser realmente gerado do Pai em carne e Espírito. “E, quando outra vez introduz no mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de Deus O adorem...Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos..." (Hebreus 1:6 Hebreus 1:6E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.
Almeida Atualizada×
, 8).

Jesus “está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências" (1 Pedro 3:22 1 Pedro 3:22que está � destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades.
Almeida Atualizada×
).

É evidente que Jesus Cristo está muito acima de todos os anjos — ainda assim Ele é o Anjo quanto a ser o Mensageiro do Pai.