As Fases da Paternidade

Você está aqui

As Fases da Paternidade

• “Primeira Fase: A idade de 0 a 2 anos. Durante esta fase, o filho é o centro do universo em torno do qual os pais orbitam e a mãe é a serva do filho. O pai geralmente fica à margem.

• “Segunda Fase: A idade de 3 a 13 anos. O filho será menos o centro do universo. Os pais estão no papel de autoridade e liderança. É um período de discipulado, onde você guia para onde o filho deve seguir.

• “Terceira Fase: A idade de 14 anos em diante. Esta é a fase da tutoria na qual se prepara o filho para se tornar um adulto. É um rito de passagem. O objetivo é que o filho guie-se a si mesmo, mas tendo os pais como mentores.

• “Quarta Fase: A idade adulta. Vocês não são mais apenas pais, mas são amigos de seus filhos” (Palestra no Conselho de Pais de Washington, 25 de outubro, 2004).

Ao explicar estas fases, Rosemond aconselha os pais a se concentrarem na fase apropriada. Lamentavelmente, muitos pais ficam presos na primeira fase (sendo um servo), quando deveriam estar ensinando os filhos a assumirem suas responsabilidades. Outro erro é tentar ser amigo de seus filhos antes da fase adequada.