Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Viver Conforme o Aprendido

Viver Conforme o Aprendido

Download (Baixar)
MP3 Audio (10.66 MB)

Download (Baixar)

Viver Conforme o Aprendido

MP3 Audio (10.66 MB)
×

A Bíblia mostra que alguns que conseguiram entender certas verdades espirituais básicas reveladas perderão essa compreensão porque não as puseram em prática. Ao rejeitar o conhecimento revelado por Deus, essas pessoas escolhem elevar seu próprio ponto de vista acima do seu Criador. Elas não permitem mais que o espelho da Palavra de Deus lhes mostre que precisam mudar (Tiago 1:22-25 Tiago 1:22-25 [22] E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. [23] Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; [24] porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. [25] Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.
Almeida Atualizada×
).

Por outro lado, aqueles que fielmente persistirem no caminho certo e se dedicarem a aprender sobre as Escrituras continuarão a crescer espiritualmente e serão, por fim, ricamente abençoados.

A Compreensão e a obediência se complementam

Como vimos, devemos nos aproximar de Deus em oração e com uma atitude humilde—desejando aprender e seguir Suas instruções. Esta atitude correta conduz à obediência de Suas leis, que formam grande parte do fundamento da Bíblia.

Em Salmos 119:34 Salmos 119:34Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei, e a observe de todo o meu coração.
Almeida Atualizada×
se expressa esta motivação adequada: “Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei e observá-la-ei de todo o coração”.

Vemos, então, que aplicar o que aprendemos da Palavra de Deus é necessário, juntamente com uma abordagem humilde. Na verdade, devemos começar a viver o que aprendemos para que Deus nos conceda o contínuo entendimento.

Se nos recusarmos a aceitar o entendimento revelado de Deus, então, Ele não nos dará mais. Deus explica este princípio: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei . . .” (Oséias 4:6 Oséias 4:6O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Almeida Atualizada×
).

Para entendermos a Bíblia, devemos primeiro conhecer e respeitar a lei de Deus. Vemos um resumo deste princípio em Salmos 111:10 Salmos 111:10O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos; o seu louvor subsiste para sempre.
Almeida Atualizada×
: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem” Então, se nós realmente queremos vir a entender melhor a Bíblia, precisamos atender e seguir o que já compreendemos—e mudar nosso rumo à medida que aprendamos mais.

Paulo enfatiza este ponto em Romanos 2:13 Romanos 2:13Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei
Almeida Atualizada×
: “Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados”. Se uma pessoa estuda a Bíblia apenas para saber o que ela diz e não para obedecê-la, ela não está agradando a Deus e não pode esperar Sua ajuda. Afinal, por que Deus revelaria mais entendimento a uma pessoa que demonstrou não seguir o que Ele já lhe entregou?

Infelizmente, muitos pensam que Jesus Cristo veio para acabar com a lei, mas Ele mesmo negou isso veementemente. “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas”, advertiu, “não vim ab-rogar [revogar], mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido” (Mateus 5:17-18 Mateus 5:17-18 [17] Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. [18] Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.
Almeida Atualizada×
).

Isso não significa que Jesus obedeceria a lei, de modo que nós não precisamos de obedecer, como alguns pensam. Em vez disso, seu ensinamento e exemplo pessoal encheria de significado as leis de Deus—mostrando sua plena intenção espiritual—além da mera letra. Na mesma mensagem, Cristo mostrou que as leis de Deus são obrigatórias até mesmo nos nossos pensamentos—e não apenas nas nossas ações. Seu “cumprimento” da lei—satisfazendo seu objetivo pleno—era para nos mostrar o que a lei realmente exige de nós.

Para aqueles que O seguiam, mas não obedeciam às leis de Deus, Ele disse: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21 Mateus 7:21Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Almeida Atualizada×
). Cristo espera que Seus seguidores respeitem profundamente os mandamentos de Deus, assim como Ele sempre respeitou e obedeceu. Seu ponto de vista era claro: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor” (João 15:10 João 15:10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
Almeida Atualizada×
). Os ensinamentos de Cristo defendem os mandamentos de Deus. Eles não acabam com eles.

O apóstolo Pedro disse isso às pessoas que desejam receber o Espírito Santo, que é um requisito para a mais completa compreensão das Escrituras: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem” (Atos 5:32 Atos 5:32E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu �queles que lhe obedecem.
Almeida Atualizada×
).

Portanto, para entender as verdades espirituais reveladas requer-se a chave vital da obediência fiel às leis perfeitas de Deus e Suas instruções conforme mostradas na Sagrada Escritura.

Embora a obediência seja necessária para a contínua compreensão espiritual, isso não significa que a obediência nos confere o direito à salvação. Somente Deus, pela Sua graça e misericórdia, perdoa nossos pecados, nos concede a ajuda para vencer e oferece a salvação como um presente. No entanto, Deus espera que façamos a nossa parte enquanto Ele faz o resto. Tiago enfatizou este princípio: “Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando [como um ato de obediência] ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada” (Tiago 2:21-22 Tiago 2:21-22 [21] Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? [22] Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada;
Almeida Atualizada×
).

Os inúmeros benefícios da obediência se manifestarão rapidamente ao praticante. “Provai e vede que o Senhor é bom”, escreveu o rei Davi (Salmo 34:8). Jesus Cristo disse: “Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo” (João 7:17 João 7:17Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo.
Almeida Atualizada×
, ARA). Caminhar com humildade e disposição para obedecer é o teste decisivo!

Manter o que aprendemos

Finalmente, devemos conservar o que Deus nos revela. Provérbios 23:23 Provérbios 23:23Compra a verdade, e não a vendas; sim, a sabedoria, a disciplina, e o entendimento.
Almeida Atualizada×
nos diz: “Compra a verdade e não a vendas”. A Nova Versão Internacional traduz esse versículo como “compre a verdade e não abra mão dela”. A idéia aqui é gastar nossos recursos e esforços em aprender a verdade―e após aprender não deixar que nada nos seduza ou nos afaste dela.

Jesus ilustrou, em sua explicação da parábola do semeador, porque alguns vão entender e outros não: “A vós vos é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros, por parábolas, para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não entendam”.

“Esta é, pois, a parábola: a semente é a palavra de Deus; e os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois, vem o diabo e tira-lhes do coração a palavra, para que se não salvem, crendo; e os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo e, no tempo da tentação, se desviam”.

“E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram, e, indo por diante, são sufocados com os cuidados, e riquezas, e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; e a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom e dão fruto com perseverança” (Lucas 8:10-15 Lucas 8:10-15 [10] Respondeu ele: A vós é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; mas aos outros se fala por parábolas; para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. [11] É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus. [12] Os que estão � beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos. [13] Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam. [14] A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição. [15] Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança.
Almeida Atualizada×
).

Nas palavras de Cristo, estas são algumas das razões pelas quais as pessoas não conseguem crescer na compreensão espiritual. A maioria não persevera na Palavra de Deus por causa da negligência, a falta de fé ou egocentrismo em vez de ter uma perspectiva piedosa.

Temos que desenvolver um amor duradouro pela verdade revelada de Deus nas Escrituras―um amor que vai nos impulsionar a estudar e sempre segui-la.

Avisando sobre a apostasia―uma abjuração da verdade―que virá no futuro, na qual muitos vão seguir uma figura religiosa falsa, o apóstolo Paulo falou do “engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade . . . E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade” (2 Tessalonicenses 2:9-12 2 Tessalonicenses 2:9-12 [9] a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, [10] e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. [11] E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; [12] para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.
Almeida Atualizada×
)

Em seguida, ele exortou a Igreja: “Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa” (versículo 15).

Este é exatamente o que devemos fazer―persistir fielmente nos ensinamentos da Palavra de Deus. Que significa amar a verdade o suficiente para estudá-la e internalizá-la intimamente―e, claro, segui-la. Com a ajuda de Deus, podemos perseverar e enraizá-la profundamente em nossas vidas.

E você? Você está preparado para se humilhar diante de Deus e buscar Sua vontade revelada na Bíblia? Você está disposto a se comprometer a aprender através de suas páginas por toda a vida? E você adotará o que aprender e continuará a pedir a ajuda de Deus para se agarrar ao que é correto e verdadeiro?

Nós, da Igreja de Deus Unida, estamos aqui para ajudá-lo em tudo que for possível. É nosso desejo sincero que você venha realmente conhecer “as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15 2 Timóteo 3:15e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.
Almeida Atualizada×
).

Como Paulo disse em Colossenses 1:9-10 Colossenses 1:9-10 [9] Por esta razão, nós também, desde o dia em que ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; [10] para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus,
Almeida Atualizada×
, nós “não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade [de Deus], em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus “

Use estas chaves de entendimento bíblico para frutificar e aumentar o inestimável conhecimento de Deus!