Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

O Arrependimento e Fé

O Arrependimento e Fé

Transferência

Transferência

O Arrependimento e Fé

×

O arrependimento de obras mortas e fé em Deus são listados em Hebreus 6:1 Hebreus 6:1Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
Almeida Atualizada×
, como parte da fundação que finalmente levará à perfeição e vida eterna. Jesus Cristo estabeleceu um modelo importante na sua pregação, quando Ele regularmente chamou os ouvintes a se “arrependerem e crerem” (Marcos 1:15 Marcos 1:15e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
). O apóstolo Paulo também pregava “o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (Atos 20:21 Atos 20:21testificando, tanto a judeus como a gregos, o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus.
Almeida Atualizada×
, ARA).

Jesus destacou a importância do arrependimento quando ele declarou duas vezes que “se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis” (Lucas 13:3 Lucas 13:3Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.
Almeida Atualizada×
, 5). Deus exige que todos se arrependam (Atos 17:30 Atos 17:30Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo lugar se arrependam;
Almeida Atualizada×
2 Pedro 3:9 2 Pedro 3:9O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se.
Almeida Atualizada×
). No primeiro sermão registado na Igreja do Novo Testamento, Pedro disse ao povo “arrependei-vos” (Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
).

Devemos arrependermos-nos do pecado, que é a transgressão da lei de Deus (1 João 3:4 1 João 3:4Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.
Almeida Atualizada×
ARA). Arrependimento vai além de sentir pena ou mostrar remorso por suas ações passadas (2 Coríntios 7:8-11 2 Coríntios 7:8-11 8 Porquanto, ainda que vos contristei com a minha carta, não me arrependo; embora antes me tivesse arrependido (pois vejo que aquela carta vos contristou, ainda que por pouco tempo), 9 agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque o fostes para o arrependimento; pois segundo Deus fostes contristados, para que por nós não sofrêsseis dano em coisa alguma. 10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte. 11 Pois vêde quanto cuidado não produziu em vós isto mesmo, o serdes contristados segundo Deus! sim, que defesa própria, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo provastes estar inocentes nesse negócio.
Almeida Atualizada×
). O verdadeiro arrependimento envolve o reconhecimento de nossa natureza e sua oposição a Deus (Romanos 8:7 Romanos 8:7Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita � lei de Deus, nem em verdade o pode ser;
Almeida Atualizada×
). Isso requer uma mudança, uma volta completa e total na vida duma pessoa, uma mudança de estar pecando para deixar de pecar—uma mudança da desobediência à lei de Deus para a obediência.

Temos que parar de seguir o caminho do mundo e virar para seguir o caminho de Deus (Isaías 55:7-8 Isaías 55:7-8 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Almeida Atualizada×
, Atos 26:20 Atos 26:20antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco, e depois em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.
Almeida Atualizada×
, Romanos 12:2 Romanos 12:2E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Almeida Atualizada×
). Arrependimento é uma entrega total e obediência voluntária, com base no conhecimento de como Deus quer que vivamos. (Veja o capítulo intitulado “A Lei de Deus e o Pecado”, começando na página 18.)

O arrependimento começa com as nossas súplicas, implorando e pedindo perdão a Deus pelos nossos pecados e aceitando Jesus Cristo como o nosso Salvador pessoal. Não é somente uma decisão baseada na emoção, todavia e certamente a emoção é uma parte importante (Atos 2:37 Atos 2:37E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
Almeida Atualizada×
), mas é uma decisão de obedecer sinceramente a Deus através da fé em Jesus Cristo. A justiça de Cristo torna-se nossa através da fé nEle e dEle (Filipenses 3:8-9 Filipenses 3:8-9 8 sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;
Almeida Atualizada×
; Romanos 8:1-4 Romanos 8:1-4 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossível � lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 4 para que a justa exigência da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Almeida Atualizada×
).

Esta fé é uma crença profunda e uma certeza confiante (Hebreus 11:1 Hebreus 11:1Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
Almeida Atualizada×
). E nós não podemos aproximarmos-nos a Deus sem ela: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam”  (versículo 6 ). Essa fé irá levá-lo a obedecer a Deus. Inicialmente, essa fé não confia apenas no perdão inicial do pecado, mas também reconhece que Deus vai ajudar os fiéis a permanecerem fiéis.

O arrependimento pela fé não é simplesmente submeter-se a um sistema de religião ou a um grupo de regulamentos. A confiança em Deus e nos Seus caminhos guiará uma pessoa a agir de acordo com os Seus desejos e a manifestar obras de justiça (Tiago 2:17-26 Tiago 2:17-26 17 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. 18 Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem. 20 Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem as obras é estéril? 21 Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? 22 Vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada; 23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de Deus. 24 Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé. 25 E de igual modo não foi a meretriz Raabe também justificada pelas obras, quando acolheu os espias, e os fez sair por outro caminho? 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Almeida Atualizada×
). O verdadeiro arrependimento divino não é algo que uma pessoa possa conseguir por si mesma. É um dom de Deus (2 Timóteo 2:25 2 Timóteo 2:25corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade,
Almeida Atualizada×
; Atos 11:18 Atos 11:18Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida.
Almeida Atualizada×
). É uma das muitas coisas boas que nosso Pai celestial nos dá (Tiago 1:17 Tiago 1:17Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
Almeida Atualizada×
). Ele leva-nos ao arrependimento (Romanos 2:4 Romanos 2:4Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?
Almeida Atualizada×
).

O arrependimento é uma das partes mais importantes no processo de conversão. Como Pedro disse naquele primeiro sermão: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (Actos 2:38). Assim, o arrependimento precede o batismo. E o batismo é um sinal exterior de nosso compromisso de deixar nossos antigos caminhos para trás e embarcar numa nova vida, purificada por meio de Cristo.

Depois do arrependimento e do batismo, o Espírito de Deus é dado à pessoa através da imposição das mãos por um servente devidamente ordenado por Deus (Atos 8:14-18 Atos 8:14-18 14 Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; 15 os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. 16 Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. 17 Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo. 18 Quando Simão viu que pela imposição das mãos dos apóstolos se dava o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro,
Almeida Atualizada×
; 2 Timóteo 1:6 2 Timóteo 1:6Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
Almeida Atualizada×
; Hebreus 6:1-2 Hebreus 6:1-2 1 Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, 2 e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno.
Almeida Atualizada×
). (Veja o capítulo intitulado “O Batismo da Água e a Imposição de Mãos”, que começa na página 31.) O Espírito Santo depois nos ajuda a honrar o nosso compromisso de arrependimento, guiando-nos a viver realmente o caminho de Deus (Romanos 8:14 Romanos 8:14Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.
Almeida Atualizada×
). Então temos o amor de Deus motivando-nos a guardar as Suas leis (1 João 5:3 1 João 5:3Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos;
Almeida Atualizada×
). Os Cristãos verdadeiros têm o Espírito Santo (Romanos 8:9 Romanos 8:9Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Almeida Atualizada×
) e esforçam-se por viver como Cristo viveu (1 João 2:6 1 João 2:6aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.
Almeida Atualizada×
).

O arrependimento envolve tanto a alegria quanto a tristeza. O arrependimento conduz-nos a um relacionamento alegre e eterno com o nosso Deus carinhoso, o nosso Criador e doador de vida. O arrependimento concentra a nossa visão no amor e misericórdia de Deus e no perdão do pecado feito possível pelo sacrifício de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. O arrependimento é necessário para despojarmo-nos do “velho homem”, o nosso caráter anterior, e para virmos a ser parte da família de Deus (Efésios 4:20-24 Efésios 4:20-24 20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo. 21 se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, 22 a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; 23 a vos renovar no espírito da vossa mente; 24 e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade.
Almeida Atualizada×
).

E, novamente, isto é uma reação da fé. Em Marcos 1:15 Marcos 1:15e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Almeida Atualizada×
, acima citado parcialmente, Jesus especificamente pediu às pessoas “arrependei-vos e crede no evangelho ”, referindo-se à boa nova do Reino de Deus (versículo 14). A expectativa de virmos a ser parte do Reino de Deus é certamente uma razão para nos alegrarmos, e motiva aqueles que do coração fazem a vontade de Deus.

Logo após arrependimento divino, uma pessoa deve ser batizada, como vimos, para que todos os pecados do passado sejam apagados (Romanos 3:25 Romanos 3:25ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;
Almeida Atualizada×
) e então receber a dádiva do Espírito Santo (Actos 2:37-38). Depois disso vem a vida guiada pelo Espírito Santo, crescendo em graça e conhecimento, produzindo frutos e sendo aperfeiçoada em santidade e justiça  (2 Pedro 3:18 2 Pedro 3:18antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade.
Almeida Atualizada×
; Mateus 13:23 Mateus 13:23Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Almeida Atualizada×
; 2 Coríntios 7:1 2 Coríntios 7:1Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Um resultado importante de termos o Espírito Santo dentro de nós é o desenvolvimento da fé (Gálatas 5:22-23 Gálatas 5:22-23 22 Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.
Almeida Atualizada×
; 1 Coríntios 12:4 1 Coríntios 12:4Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Almeida Atualizada×
, 9). A vida que agora vivemos na carne, vivemos pela “fé do Filho de Deus” (Gálatas 2:20 Gálatas 2:20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Almeida Atualizada×
). De fato, o justo (aqueles que são justificados ou que são justos diante de Deus) vivem pela fé (Habacuque 2:4 Habacuque 2:4Eis o soberbo! A sua alma não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.
Almeida Atualizada×
, Romanos 1:17 Romanos 1:17Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Almeida Atualizada×
, Gálatas 3:11 Gálatas 3:11É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;
Almeida Atualizada×
, Hebreus 10:38 Hebreus 10:38Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Almeida Atualizada×
).

Precisamos entender que o arrependimento, precisa ser um processo contínuo. Não é uma ação de um momento na vida do crente. Uma pessoa convertida tem que continuar a batalhar contra o pecado em sua vida  (1 João 1:8-10 1 João 1:8-10 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Almeida Atualizada×
, 2:1). Vestígios da natureza humana permanecerão pelo resto de nossas vidas, lutando contra as nossas mentes e conduzindo-nos ao pecado (Romanos 7:17 Romanos 7:17Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Almeida Atualizada×
, 20-21).

Uma pessoa espiritualmente convertida, fundamentalmente deseja agradar e obedecer a Deus. O amor de Deus derramado no coração dessa pessoa pelo Espírito Santo (Romanos 5:5 Romanos 5:5e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Almeida Atualizada×
) procura seguir o caminho perfeito de Deus, mas a fraqueza da carne, muitas vezes impede esse desejo interior (Romanos 7:12-25 Romanos 7:12-25 12 De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. 13 Logo o bom tornou-se morte para mim? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte por meio do bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se manifestasse excessivamente maligno. 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero, isso não pratico; mas o que aborreço, isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Agora, porém, não sou mais eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está. 19 Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está comigo. 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo � lei do pecado, que está nos meus membros. 24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo � lei de Deus, mas com a carne � lei do pecado.
Almeida Atualizada×
).

Deus não condena o crente (Romanos 8:1 Romanos 8:1Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Almeida Atualizada×
) enquanto ele ou ela permaneça nesta atitude de arrependimento e de conquista do pecado (Apocalipse 2:7 Apocalipse 2:7Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz �s igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
Almeida Atualizada×
, 11, 17, 26; 3:5, 12, 21). Só no caso dessa pessoa cessar permanentemente de se arrepender é que não há mais perdão. (Novamente, veja o capítulo intitulado “A Lei de Deus e o Pecado”, começando na página 18.)

Neste longo processo de conquista que dura a vida inteira, a pessoa convertida continua através do arrependimento e fé, a confiar no sacrifício de Jesus Cristo para cobrir seus pecados. E com a ajuda milagrosa de Cristo que vive nele ou nela através do Espírito Santo, o cristão é capaz de crescer no caminho de Deus da vida, cada vez mais andando pela fé em obediência à lei do amor de Deus (Gálatas 2:20 Gálatas 2:20Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Almeida Atualizada×
, Filipenses 4:13 Filipenses 4:13Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Almeida Atualizada×
; Colossenses 1:29 Colossenses 1:29para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.
Almeida Atualizada×
).