Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

A Família de Deus

A Família de Deus

Transferência
MP3 Audio (6.62 MB)

Transferência

A Família de Deus

MP3 Audio (6.62 MB)
×

A palavra hebraica traduzida como “Deus” em todo o Antigo Testamento é Elohim, um substantivo plural apontando para mais de um Ser Todo-Poderoso―essencialmente “Deuses”. No entanto, normalmente é singular no uso quando se refere ao verdadeiro Deus de Israel, sendo ligada nesses casos a verbos e adjetivos no singular. Onde tais passagens são citadas no Novo Testamento, a palavra grega usada para traduzir o termo é o singular Theos, que significa Deus.

Para usar um exemplo mencionado anteriormente, temos um substantivo plural em forma, mas singular, no uso―o nome nacional dos Estados Unidos. Embora a forma plural represente uma verdadeira pluralidade de Estados, o uso singular mostra os Estados constituintes formando uma unidade. Onde podemos ler a seguinte frase com o verbo no singular, “O Estados Unidos vai intervir,” e não se lê no plural
“Os Estados Unidos vão intervir”.

Assim, há um Estados Unidos formado por uma pluralidade de Estados que estão unidos como uma única nação. Da mesma forma, há um só Deus composto por mais de um Ser divino. De fato, em dois lugares nos é dito isso no livro de Gênesis, ao invés de usar os pronomes singulares “Eu” [faço] ou “Minha” [imagem e semelhança], Deus usa os pronomes plurais “Nós” [façamos] ou “Nossa” [imagem e semelhança] (1:26; 3:22). O Novo Testamento revela dois Seres como Deus―Deus, o Pai e o Verbo, Aquele que se tornou Jesus Cristo (João 1:1-3 João 1:1-3 [1] No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. [2] Ele estava no princípio com Deus. [3] Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Almeida Atualizada×
, 14).

O título de Cristo, o Verbo, se refere à Sua posição como Aquele que fala e age em nome do Pai (comparar João 8:26-28 João 8:26-28 [26] Muitas coisas tenho que dizer e julgar acerca de vós; mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele ouvi, isso falo ao mundo. [27] Eles não perceberam que lhes falava do Pai. [28] Prosseguiu, pois, Jesus: Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então conhecereis que eu sou, e que nada faço de mim mesmo; mas como o Pai me ensinou, assim falo.
Almeida Atualizada×
; 12:49-50; 14:10). Inúmeras passagens se referem a Jesus Cristo como Deus (Isaías 9:6 Isaías 9:6Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Almeida Atualizada×
, João 20:27-28 João 20:27-28 [27] Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente. [28] Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!
Almeida Atualizada×
, 1 Timóteo 3:16 1 Timóteo 3:16E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória.
Almeida Atualizada×
, Tito 2:13 Tito 2:13aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus,
Almeida Atualizada×
, Hebreus 1:8-9 Hebreus 1:8-9 [8] Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. [9] Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros;
Almeida Atualizada×
).

O aspecto plural de Deus é muitas vezes tomado como evidência para apoiar a doutrina da trindade, quando afirmam que Deus é três pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo) em um único ser. No entanto, essa ideia contraria a razão e a lógica.

O mais importante é entender que essa doutrina não é bíblica. Novamente, Deus―isto é, a família Deus―hoje compreende Deus, o Pai e Deus, o Filho, Jesus Cristo. O Espírito Santo nunca é citado na Escritura como uma terceira pessoa, sendo Deus. Por exemplo, o apóstolo Paulo diz que devemos aspirar a compreender o “mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Colossenses 2:2-3 Colossenses 2:2-3 [2] para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo, [3] no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
Almeida Atualizada×
, ACF). Não há menção aqui do Espírito Santo.

A Escritura mostra que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas sim o poder, a mente, e a essência compartilhada e vida de Deus (comparar Lucas 24:49 Lucas 24:49E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.
Almeida Atualizada×
, Atos 1:8 Atos 1:8Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
Almeida Atualizada×
, Romanos 15:13 Romanos 15:13Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
, Romanos 8:27 Romanos 8:27E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos.
Almeida Atualizada×
, 1 Coríntios 2:16 1 Coríntios 2:16Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
Almeida Atualizada×
; João 4:24 João 4:24Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Almeida Atualizada×
; 5:26; 6:63).

Além disso, ao contrário da visão trinitária de que o Pai e o Filho são co-iguais em autoridade (juntamente com o Espírito Santo), Jesus Cristo não apenas disse: “Meu Pai... é maior do que todos” (João 10:29 João 10:29Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
Almeida Atualizada×
), como também disse: “O Pai é maior do que eu” (João 14:28 João 14:28Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.
Almeida Atualizada×
, ver também 1 Coríntios 11:3 1 Coríntios 11:3Quero porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.
Almeida Atualizada×
; 15:27-28).

A doutrina da trindade tem feito muito para obscurecer a verdade clara das Escrituras de que Deus é uma família. Deus é o nome do Pai, e Deus também é o nome do Filho―bem como de Ambos juntos. Além disso, Deus quer que este nome da família também seja o nome de outros filhos, pelos quais Ele está envolvido no processo para trazê-los à glória, como o restante deste livro explica (Efésios 3:14-15 Efésios 3:14-15 [14] Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, [15] do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,
Almeida Atualizada×
, Hebreus 2:10 Hebreus 2:10Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe, em trazendo muitos filhos � glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor da salvação deles.
Almeida Atualizada×
).

Irineu, um bispo do segundo século, estava certo quando observou: “Não há outro chamado de Deus pelas Escrituras, senão o Pai de todos, e o Filho, e aqueles que possuem a adoção [ou seja, a filiação como filhos de Deus]” (Contra as Heresias, Livro 4, prefácio; comparar Livro 3, cap. 6). Perceba que não há nenhum indício aqui de uma fórmula trinitária neste primeiro período de tempo. Essa doutrina só foi formulada muito tempo depois.

Lamentavelmente, por séculos, desde que foi introduzida, a doutrina da trindade tem enganado milhões de pessoas sobre quem e o que realmente é Deus. Apresentando Deus como três pessoas divinas que são simultaneamente um, e como um grupo fechado de três, esse ensinamento cega as pessoas para a verdade da Bíblia, de que Deus é uma família―uma família em que muitos outros têm a oportunidade de entrar!

Novamente, essa família hoje é constituída por dois seres divinos, o Pai e Cristo, mas aguardando outros que virão, que também terão o nome da família. De fato, a família humana, foi concebida como um pequeno modelo ou tipo dessa grande realidade espiritual. O casamento é outro aspecto disso, pois é intenção de Deus que aqueles que sejam adicionados à Sua família, entrem numa relação divina pelo casamento com Jesus Cristo. A aliança humana do casamento é modelada de acordo com a maior aliança do casamento com Cristo, uma relação ao nível de Deus (comparar Efésios 5:22-23 Efésios 5:22-23 [22] Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; [23] porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.
Almeida Atualizada×
; Apocalipse 19:7-9 Apocalipse 19:7-9 [7] Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, [8] e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos. [9] E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados � ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
Almeida Atualizada×
).

Para saber mais sobre o que a Bíblia tem a dizer sobre estas questões, não se esqueça de baixar ou solicitar os nossos livros gratuitos Jesus Cristo: A Verdadeira História, Quem é Deus? e Casamento e Família: A Dimensão Perdida.