A Família de Deus

A Família de Deus

Download (Baixar)
MP3 Audio (6.62 MB)

Download (Baixar)

A Família de Deus

MP3 Audio (6.62 MB)
×

A palavra hebraica traduzida como “Deus” em todo o Antigo Testamento é Elohim, um substantivo plural apontando para mais de um Ser Todo-Poderoso―essencialmente “Deuses”. No entanto, normalmente é singular no uso quando se refere ao verdadeiro Deus de Israel, sendo ligada nesses casos a verbos e adjetivos no singular. Onde tais passagens são citadas no Novo Testamento, a palavra grega usada para traduzir o termo é o singular Theos, que significa Deus.

Para usar um exemplo mencionado anteriormente, temos um substantivo plural em forma, mas singular, no uso―o nome nacional dos Estados Unidos. Embora a forma plural represente uma verdadeira pluralidade de Estados, o uso singular mostra os Estados constituintes formando uma unidade. Onde podemos ler a seguinte frase com o verbo no singular, “O Estados Unidos vai intervir,” e não se lê no plural
“Os Estados Unidos vão intervir”.

Assim, há um Estados Unidos formado por uma pluralidade de Estados que estão unidos como uma única nação. Da mesma forma, há um só Deus composto por mais de um Ser divino. De fato, em dois lugares nos é dito isso no livro de Gênesis, ao invés de usar os pronomes singulares “Eu” [faço] ou “Minha” [imagem e semelhança], Deus usa os pronomes plurais “Nós” [façamos] ou “Nossa” [imagem e semelhança] (1:26; 3:22). O Novo Testamento revela dois Seres como Deus―Deus, o Pai e o Verbo, Aquele que se tornou Jesus Cristo (João 1:1-3, 14).

O título de Cristo, o Verbo, se refere à Sua posição como Aquele que fala e age em nome do Pai (comparar João 8:26-28; 12:49-50; 14:10). Inúmeras passagens se referem a Jesus Cristo como Deus (Isaías 9:6, João 20:27-28, 1 Timóteo 3:16, Tito 2:13, Hebreus 1:8-9).

O aspecto plural de Deus é muitas vezes tomado como evidência para apoiar a doutrina da trindade, quando afirmam que Deus é três pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo) em um único ser. No entanto, essa ideia contraria a razão e a lógica.

O mais importante é entender que essa doutrina não é bíblica. Novamente, Deus―isto é, a família Deus―hoje compreende Deus, o Pai e Deus, o Filho, Jesus Cristo. O Espírito Santo nunca é citado na Escritura como uma terceira pessoa, sendo Deus. Por exemplo, o apóstolo Paulo diz que devemos aspirar a compreender o “mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Colossenses 2:2-3, ACF). Não há menção aqui do Espírito Santo.

A Escritura mostra que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas sim o poder, a mente, e a essência compartilhada e vida de Deus (comparar Lucas 24:49, Atos 1:8, Romanos 15:13, Romanos 8:27, 1 Coríntios 2:16; João 4:24; 5:26; 6:63).

Além disso, ao contrário da visão trinitária de que o Pai e o Filho são co-iguais em autoridade (juntamente com o Espírito Santo), Jesus Cristo não apenas disse: “Meu Pai... é maior do que todos” (João 10:29), como também disse: “O Pai é maior do que eu” (João 14:28, ver também 1 Coríntios 11:3; 15:27-28).

A doutrina da trindade tem feito muito para obscurecer a verdade clara das Escrituras de que Deus é uma família. Deus é o nome do Pai, e Deus também é o nome do Filho―bem como de Ambos juntos. Além disso, Deus quer que este nome da família também seja o nome de outros filhos, pelos quais Ele está envolvido no processo para trazê-los à glória, como o restante deste livro explica (Efésios 3:14-15, Hebreus 2:10).

Irineu, um bispo do segundo século, estava certo quando observou: “Não há outro chamado de Deus pelas Escrituras, senão o Pai de todos, e o Filho, e aqueles que possuem a adoção [ou seja, a filiação como filhos de Deus]” (Contra as Heresias, Livro 4, prefácio; comparar Livro 3, cap. 6). Perceba que não há nenhum indício aqui de uma fórmula trinitária neste primeiro período de tempo. Essa doutrina só foi formulada muito tempo depois.

Lamentavelmente, por séculos, desde que foi introduzida, a doutrina da trindade tem enganado milhões de pessoas sobre quem e o que realmente é Deus. Apresentando Deus como três pessoas divinas que são simultaneamente um, e como um grupo fechado de três, esse ensinamento cega as pessoas para a verdade da Bíblia, de que Deus é uma família―uma família em que muitos outros têm a oportunidade de entrar!

Novamente, essa família hoje é constituída por dois seres divinos, o Pai e Cristo, mas aguardando outros que virão, que também terão o nome da família. De fato, a família humana, foi concebida como um pequeno modelo ou tipo dessa grande realidade espiritual. O casamento é outro aspecto disso, pois é intenção de Deus que aqueles que sejam adicionados à Sua família, entrem numa relação divina pelo casamento com Jesus Cristo. A aliança humana do casamento é modelada de acordo com a maior aliança do casamento com Cristo, uma relação ao nível de Deus (comparar Efésios 5:22-23; Apocalipse 19:7-9).

Para saber mais sobre o que a Bíblia tem a dizer sobre estas questões, não se esqueça de baixar ou solicitar os nossos livros gratuitos Jesus Cristo: A Verdadeira História, Quem é Deus? e Casamento e Família: A Dimensão Perdida.