Deus é uma Trindade?

Você está aqui

Índice

“Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor...” (Jeremias 9:24).

“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24).

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32).

Muitos historiadores e estudiosos de religião, alguns citados nesta publicação, atestam a influência da filosofia grega ou platônica na elaboração e aceitação da doutrina da trindade, no século IV. Mas o que implica essa filosofia, e como chegou a afetar a doutrina da trindade?

Muitos que acreditam na trindade ficam surpresos, talvez chocados, ao saber que a ideia de seres divinos existentes como trindades ou tríades vem de antes do Cristianismo. No entanto, como veremos, a evidência é abundantemente documentada.

Alguns tradutores da Bíblia dos séculos passados eram tão zelosos para encontrar um apoio para sua crença na trindade nas Escrituras que, literalmente, a acrescentaram. Um exemplo disso é 1 João 5:7-8.

“Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome” (Efésios 3:14-15).

O Verbo preexistente, que mais tarde tornou-se Jesus Cristo, foi enviado a terra pelo Pai celestial.

O apóstolo Paulo afirma que o Deus do Antigo Testamento, conhecido pelos israelitas—Aquele que era a sua “Rocha” forte (ver Deuteronômio 32:4, Salmo 18:2)—foi o Único que conhecemos como Jesus Cristo.

O livro de Hebreus fala do Filho de Deus como o Ser através do qual Deus criou o mundo (Hebreus 1:2) e que “põe em ordem o universo com a poderosa força da sua autoridade” (versículo 3, NVI). Somente Deus é grande o suficiente para fazer tais coisas.

Além de reivindicar diretamente, em João 8:58, ser o “EU SOU” e atrair uma multidão de judeus que tentaram apedrejá-Lo como resultado de tal afirmação (versículo 59), como explicado neste capítulo, Jesus igualou-se a YHWH do Antigo Testamento de outras maneiras também. Vamos ver algumas delas.

O apóstolo João inicia seu relato sobre a vida de Jesus Cristo com esta declaração: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

As afirmações daqueles que O conheciam pessoalmente e foram ensinados por Jesus, e que depois escreveram a maior parte do Novo Testamento, são totalmente consistentes com as declarações de Jesus sobre Si mesmo.

Uma série de passagens bíblicas identificam Jesus Cristo como Deus, junto com Deus Pai. No entanto, alguns afirmam que o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 8 negava a divindade de Cristo ao empregar a distinção de Deus exclusivamente ao Pai. Vamos analisar o que Paulo estava realmente dizendo aqui―e o que não estava.

O Pai e Jesus têm, desde o início, planejado aumentar o Seu gênero de seres, [ou pela falta de melhor palavra em Português, seres da Sua “espécie”].

O apóstolo Paulo, em Filipenses 2, diz que Jesus estava disposto a entregar voluntariamente Seu incrível poder divino e posição por nós, ao nos dizer:

“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Deuteronômio 6:4).

“Ouve, Israel, o senhor, nosso Deus, é o único senhor”.

As seguintes sete escrituras mostram a falácia na afirmação de que o Pai e o Filho são um só ser como afirma a doutrina da trindade. Como conciliar a crença na trindade com estas simples perguntas?

Em toda a Escritura voltamos à realidade de que Deus escolheu expressar sua natureza pessoal em termos de uma relação familiar.

“Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4:6).

Mateus 28:19 é uma passagem bíblica, às vezes mal entendida com respeito à doutrina da trindade. Jesus é citado dizendo aos seus discípulos: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em [‘para dentro do’ (do grego eis)] nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Muitas pessoas presumem que o Espírito Santo seja uma pessoa divina, como o Pai e Jesus Cristo, baseado em referências ao Espírito como “ele”, “a ele” e “o próprio” no Novo Testamento. Essa confusão resulta do fato que o uso dos pronomes do gênero flexionado [neste caso no masculino] em grego e português não significa que se esteja falando duma pessoa.

Algumas pessoas, buscando reforçar a sua crença na trindade, apontam para uma série de passagens bíblicas que supostamente mostram o Pai, o Filho e o Espírito Santo agindo conjuntamente como uma trindade.

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2 Timóteo 1:7).

O apóstolo Paulo admoestou os membros de uma das igrejas que ele começou: “Não extingais o Espírito” (1 Tessalonicenses 5:19).

Em qualquer discussão sobre quem e o que é Deus, não devemos perder de vista a verdade mais importante a respeito de Deus ―que Deus, o Pai e Jesus Cristo, o Filho, são Seres de amor infinito. João resumiu perfeitamente Seu caráter divino e natureza, quando escreveu que “Deus é amor” (1 João 4:8, 16).

“Eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso” (2 Coríntios 6:18).

Em Gênesis 1:26, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”―o plural “nós” [em façamos] e “Nossa” denota tanto Deus, o Pai quanto o Verbo, que viria a nascer na carne como Jesus Cristo (João 1:1-3, 14).

Como este livro explica, a Bíblia revela que o único Deus é uma família, hoje composta de Deus, o Pai e de Deus, o Filho, Jesus Cristo. E Deus está no processo de acrescentar à essa família divina multidões de outros―no devido tempo, todos os seres humanos que estão dispostos e que fielmente optem por seguir o caminho de Deus.

A Escritura afirma claramente que há apenas um Deus (Isaías 46:9; Malaquias 2:10, Romanos 3:30, Tiago 2:19). No entanto, é evidente que o único Deus é composto por mais de um Ser existindo juntos como uma família divina (comparar Efésios 3:14-15), dos quais a família humana é um tipo físico ou modelo.