Ajuda para hoje e esperança para o amanhã! 

Será que Mateus 28:19 Prova a Trindade?

Você está aqui

Será que Mateus 28:19 Prova a Trindade?

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.91 MB)

Download (Baixar)

Será que Mateus 28:19 Prova a Trindade?

MP3 Audio (3.91 MB)
×

Lembre-se o importante princípio de que a Bíblia interpreta a Bíblia. O que esta passagem em particular nos mostra é que o processo de batizar e entrar na família de Deus envolve o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não é uma descrição da natureza de Deus.

Vejamos Atos 2:38 Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. Depois do arrependimento verdadeiro e ser batizado, o exemplo das Escrituras é que um ministro ponha suas mãos sobre a pessoa arrependida e ela receba o Espírito Santo diretamente de Deus (Atos 8:14-17 Atos 8:14-17 [14] Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que os da Samária haviam recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João; [15] os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. [16] Porque sobre nenhum deles havia ele descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. [17] Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.
Almeida Atualizada×
).

Mesmo sendo importante, o batismo por si só não é suficiente. Nós temos que receber o Espírito Santo de Deus―a semente da vida eterna―o qual é transmitido pela imposição, biblicamente ordenada, das mãos de um dos ministros de Deus (Atos 19:1-6 Atos 19:1-6 [1] E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo atravessado as regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, [2] perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes? Responderam-lhe eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo. [3] Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. [4] Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. [5] Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. [6] Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.
Almeida Atualizada×
). Não podemos participar da natureza de Deus, como mencionado em 2 Pedro 1:4 2 Pedro 1:4pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Almeida Atualizada×
, sem primeiro sermos gerados do Pai pelo Espírito Santo, que transmite a natureza divina.

Por que o Pai, o Filho e Espírito Santo mencionados em Mateus 28:19 Mateus 28:19Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
? Vamos entender. No batismo, nós entramos em uma relação de aliança com Deus Pai. O sacrifício de Jesus Cristo, o Filho de Deus, faz com que essa relação de aliança seja possível. (Claro, através do nosso arrependimento e batismo também entramos em um relacionamento com Jesus Cristo, como nosso Irmão mais velho e cabeça da Igreja). O Espírito Santo é o meio pelo qual o Pai e o Filho tornam tudo isso possível.

Em outro nível, Deus, o Pai, é Aquele que nos chama ao batismo e a um novo modo de vida (João 6:44 João 6:44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
Almeida Atualizada×
, 65), e é a Sua bondade que nos leva ao arrependimento e ao batismo (Romanos 2:4 Romanos 2:4Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?
Almeida Atualizada×
). Sabemos também que Jesus Cristo morreu como um sacrifício pelos nossos pecados, reconciliando-nos com Deus (Romanos 5:6-11 Romanos 5:6-11 [6] Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios. [7] Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. [8] Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. [9] Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. [10] Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. [11] E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação.
Almeida Atualizada×
)―assim, o batismo retrata o nosso sepultamento com Jesus Cristo e a nossa ascensão dessa sepultura para andarmos uma nova vida com Ele, agora, e na futura ressurreição (Romanos 6:1-5 Romanos 6:1-5 [1] Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? [2] De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? [3] Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? [4] Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. [5] Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição;
Almeida Atualizada×
).

E o Espírito Santo de Deus, como veremos em um capítulo posterior, é o que nos torna filhos gerados de Deus (Romanos 8:16 Romanos 8:16O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;
Almeida Atualizada×
).

A instrução em Mateus 28:19 Mateus 28:19Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
presume que, antes de serem batizados, os fiéis terão aprendido sobre Deus, o Pai, Seu Filho, Jesus Cristo, e o Espírito Santo. No batismo, esses crentes entram em uma relação familiar e pessoal com Deus Pai e o Filho pelo Espírito Santo, recebendo assim o nome de Deus (comparar Efésios 3:14-15 Efésios 3:14-15 [14] Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, [15] do qual toda família nos céus e na terra toma o nome,
Almeida Atualizada×
).

Observe novamente que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são todos reconhecidos como envolvidos neste processo. Mas isso não significa que todos os três são pessoas divinas de uma trindade. A alegação de que Mateus 28:19 Mateus 28:19Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Almeida Atualizada×
estabelece um só Deus em três pessoas vai muito além das verdadeiras palavras do versículo. E outros versículos mostram que essa ideia é totalmente falsa.