Será que Mateus 28:19 Prova a Trindade?

Você está aqui

Será que Mateus 28:19 Prova a Trindade?

Download (Baixar)
MP3 Audio (3.91 MB)

Download (Baixar)

Será que Mateus 28:19 Prova a Trindade?

MP3 Audio (3.91 MB)
×

Lembre-se o importante princípio de que a Bíblia interpreta a Bíblia. O que esta passagem em particular nos mostra é que o processo de batizar e entrar na família de Deus envolve o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Não é uma descrição da natureza de Deus.

Vejamos Atos 2:38: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. Depois do arrependimento verdadeiro e ser batizado, o exemplo das Escrituras é que um ministro ponha suas mãos sobre a pessoa arrependida e ela receba o Espírito Santo diretamente de Deus (Atos 8:14-17).

Mesmo sendo importante, o batismo por si só não é suficiente. Nós temos que receber o Espírito Santo de Deus―a semente da vida eterna―o qual é transmitido pela imposição, biblicamente ordenada, das mãos de um dos ministros de Deus (Atos 19:1-6). Não podemos participar da natureza de Deus, como mencionado em 2 Pedro 1:4, sem primeiro sermos gerados do Pai pelo Espírito Santo, que transmite a natureza divina.

Por que o Pai, o Filho e Espírito Santo mencionados em Mateus 28:19? Vamos entender. No batismo, nós entramos em uma relação de aliança com Deus Pai. O sacrifício de Jesus Cristo, o Filho de Deus, faz com que essa relação de aliança seja possível. (Claro, através do nosso arrependimento e batismo também entramos em um relacionamento com Jesus Cristo, como nosso Irmão mais velho e cabeça da Igreja). O Espírito Santo é o meio pelo qual o Pai e o Filho tornam tudo isso possível.

Em outro nível, Deus, o Pai, é Aquele que nos chama ao batismo e a um novo modo de vida (João 6:44, 65), e é a Sua bondade que nos leva ao arrependimento e ao batismo (Romanos 2:4). Sabemos também que Jesus Cristo morreu como um sacrifício pelos nossos pecados, reconciliando-nos com Deus (Romanos 5:6-11)―assim, o batismo retrata o nosso sepultamento com Jesus Cristo e a nossa ascensão dessa sepultura para andarmos uma nova vida com Ele, agora, e na futura ressurreição (Romanos 6:1-5).

E o Espírito Santo de Deus, como veremos em um capítulo posterior, é o que nos torna filhos gerados de Deus (Romanos 8:16).

A instrução em Mateus 28:19 presume que, antes de serem batizados, os fiéis terão aprendido sobre Deus, o Pai, Seu Filho, Jesus Cristo, e o Espírito Santo. No batismo, esses crentes entram em uma relação familiar e pessoal com Deus Pai e o Filho pelo Espírito Santo, recebendo assim o nome de Deus (comparar Efésios 3:14-15).

Observe novamente que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são todos reconhecidos como envolvidos neste processo. Mas isso não significa que todos os três são pessoas divinas de uma trindade. A alegação de que Mateus 28:19 estabelece um só Deus em três pessoas vai muito além das verdadeiras palavras do versículo. E outros versículos mostram que essa ideia é totalmente falsa.